Um home office para chamar de seu

15/10/2020
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Já passamos pela fase de adaptação, o home office é uma realidade para os próximos anos sim. E, sinceramente muitas empresas vão adotar esse novo sistema por muito e muito tempo ainda.

A arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Liv’n Arquitetura, reuniu dicas bem bacanas para você decorar esse ambiente e aproveitar muito bem os espaços.

1) Definindo o ambiente: 

“É muito comum termos o home office integrado à sala, varanda, quarto. Com esse desenho, considero importante manter uma separação das atividades. A decoração nos auxilia a separar os momentos: hora de trabalhar e hora de relaxar”, explica a arquiteta. Nesse sentido, o espaço eleito deve proporcionar concentração para as horas de trabalho. Portanto, distrações como televisão, sons externos, circulação de pessoas, precisam ser evitados, na medida do possível.

Nesse quarto, o home office foi colocado atrás da divisória com chapa de aço recortada para fazer uma separação sutil, sem perder a iluminação e ventilação natural. Essa disposição impede que os moradores tenham visão do ambiente de trabalho quando estão na cama, o que torna tudo mais aconchegante e, acima de tudo, funcional |Projeto: Liv’n Arquitetura| Fotos: Guilherme Pucci

Fuja daquela vontade de trabalhar na cama ou no sofá da sala. Isso, além de prejudicar a coluna, dificulta a separação dos lugares reservados para o emprego e o relaxamento.

2) Móveis para o home office: 

O mobiliário destinado para este ambiente precisa ser adequado para evitar dores nas costas e problemas futuros na coluna. “Para as horas de trabalho ficarem mais agradáveis, é importante que a bancada, a cadeira e a tela do computador permitam uma posição correta”, alerta Júlia Guadix. Quanto à bancada, a profissional recomenda que ela tenha, no mínimo, 60 cm de profundidade e 80 cm de largura. Além disso, uma altura aproximada de 75 cm é o ideal.

Outro item fundamental é uma cadeira com boa ergonomia. Peças com rodinhas e regulagem da altura são adicionais que facilitam o dia a dia. A fim de contribuir para uma melhor circulação no ambiente, o ideal é que haja uma distância de 70 cm entre a escrivaninha e outro móvel atrás dela, permitindo que você entre e saia da cadeira sem esbarrar em nada. “Se for preciso, utilize um suporte para elevar a tela do laptop e use teclado e mouse apoiados na mesa”, indica a arquiteta.

3) Iluminação adequada: 

A iluminação é um elemento essencial para garantir um home office mais funcional. Se usada de forma correta, terá um papel fundamental na qualidade do trabalho e no seu bem-estar. Assim, Júlia Guadix aconselha um ambiente com luz geral ampla, além de uma fonte de luz homogênea sobre a bancada e que não ofusque a visão. Ela pode vir de um pendente, um abajur, arandela ou fita de LED embutida no forro ou na marcenaria, dependendo do projeto e do espaço. “Escolha sempre as lâmpadas mais amareladas entre 3000K e 2700K, que se assemelham à luz do sol e criam uma atmosfera mais aconchegante”, afirma.

Estar em um local com uma janela dará profundidade de visão, sendo possível descansar o olhar de tempos em tempos. Esse movimento também trará mais disposição e alegria durante o expediente.

Nesse home office, a janela permite a entrada de luz natural, aumentando a sensação de aconchego. Nos dias muito ensolarados, a persiana romana oferece conforto visual | Projeto: Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci

4) Organização é fundamental: 

Para um home office perfeito é essencial manter a organização. Portanto, o melhor é restringir os itens de trabalho ao escritório, evitando de espalhá-los pela casa: assim, a área fica bem demarcada em relação aos demais cômodos. Já dentro do ambiente, invista em nichos, prateleiras e gaveteiros para deixar tudo no seu devido lugar. “Colocar na mesa apenas o que, de fato, será utilizado e, ao final do expediente, organizar tudo, arquivar papeis e jogar lixo no lixo para tudo ficar visualmente agradável”, reitera a arquiteta.

Nesse ambiente, o nicho aéreo guarda os itens que não estão sendo usados no momento. Uma gaveta organiza os documentos que ficam na altura da mão. A presença da luz natural garante o bem-estar dos moradores

Usar bandejas em cima da bancada também contribui para organizar os objetos em conjunto. Nos gaveteiros, distribuir os compartimentos em categorias com etiquetas impede o acúmulo de documentos desencontrados. Pastas de cores diferentes e cestos auxiliam a manter a ordem nos armários e nichos.

Liv’n Arquitetura

Av. Dr. Cardoso de Melo, 291, São Paulo – SP

(11) 94537 – 0101

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