Ester Carro apresenta moradia familiar acessível na Casa Cor SP 2023

01/06/2023
1550
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

Fotos : https://andremortatti.com.br/

mais de dez anos à frente de projetos de melhorias e desenvolvimento da comunidade do Jardim Colombo, do Complexo de Paraisópolis, Zona Oeste de São Paulo. A arquiteta e ativista traz para a mostra de decoração: Motirõ – “um espaço de ativismo e sensibilização para o morar periférico”

Com uma cisterna logo na entrada, conectada ao banheiro, a arquiteta já mostra como reutilizar a água da chuva na descarga. A fachada que alimenta mostra o conceito de jardim vertical com horta e suportes feitos a partir de material de reaproveitamento da Uniflex.

 

Resgatando a ancestralidade de Ester Carro com a cultura indígena, o espaço traz um olhar educativo, principalmente para quem mora nas periferias em ambientes pequenos, com soluções que poderão facilitar a vida das famílias. Em tupi-guarani, o termo Motirô faz referência à “reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros”.

O ambiente traduz a luta coletiva pelo todo e conecta mãos para construir. “É esperança, pois cada detalhe e intervenção foram criados pensando no futuro, no cuidado e nas adaptações que o habitar contemporâneo necessita. MOTIRÕ alimenta o corpo, inspira a alma e promove a reutilização de materiais, conectando de forma singela com o natural. Por fim é a cor que dá vida.”, segundo Ester.

Waxamani Mehinako, artista indígena que valoriza e resgata os grafismos quase extintos, também marca presença com painéis exclusivos instalados em um mobiliário desenhado pensando nas casas de comunidades, realizado em parceria com o Estúdio Claudia Moreira Salles, Estúdio Buriti e Tintas Coral. Outros mobiliários foram desenhados pela própria arquiteta, alguns deles executados em parceria com a Oficina 64, sempre pensando nos desafios das casas de comunidades, com pouco espaço e distribuições difíceis.

“O ambiente, com aproximadamente 34m², representa muito bem o que é uma casa em uma favela, mostrando que é possível uma família morar de maneira digna em um espaço desses. É uma inspiração que depois compartilharei com a comunidade. A necessidade de uma assistência técnica nas moradias é muito importante, e o acesso a esse serviço tem que ser o mais democratizado e acessível, seja por universidades, na formação de seus alunos, ou profissionais já formados”, comenta Ester, presidente do Instituto Fazendinhando.

Um dos destaques fica por conta da máquina de lavar dos sonhos estar no banheiro da família, facilitando a lavagem de roupas em casa.

CASACOR São Paulo 2023

Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Até 06 de agosto de 2023

Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h

Horário bilheteria:

Terça a Sábado das 12h às 20h

* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 19h

* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário de cada dia. A visita poderá acontecer até às 21h

Bilheteria Digital

Não é possível comentar.