Corpo & Morada é o tema da CASACOR SP 2023, que acontece no Conjunto Nacional na Avenida Paulista

02/06/2023
1558
Views
36 anos de sucesso. A principal mostra de decoração brasileira fica em cartaz até 06 de agosto de 2023 no Conjunto Nacional e traz ambientes que evidenciam o bem-estar, as diferentes formas artísticas e o design brasileiro. 

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

 
Casa Cor ou Bienal? Os 73 ambientes estão posicionados em um circuito de visitação que promove a sensação de bem-estar, seja da alma, do contato com a natureza, da proximidade com elementos culturais e com as diferentes vertentes artísticas. Você vai sentir estímulos e se inspirar em soluções que nos convidam a um resgate. Os aromas são incríveis e você nota as diferentes fragrâncias assim que entra em cada um dos ambientes. O evento está um experiência inspiradora e traduz o tema do ano “Corpo & Morada” com maestria e conexão. 
 
“Podemos fazer muitas leituras sobre o tema deste ano, que representa um momento de cuidado e atenção em diversas esferas. Na verdade, fizemos um mapeamento de tendências atrelado ao nosso trabalho de curadoria e ao manifesto que assino. O qual eu chamo “a era do cuidado” ou “a cartografia do afeto”. No qual convidamos o elenco a refletir sobre essa relação do corpo, como ser humano vivo diante do planeta. E isso em todas as interfaces: consigo próprio, com a casa, a cidade e o universo. Todos os profissionais fizeram essa leitura e priorizaram o bem-estar em cada ambiente”, afirma Livia Pedreira, curadora da CASACOR.
Tudo isso acontece em um espaço ampliado de 11 mil m² de área construída, e ocupa o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício, ao longo do circuito. São estúdios e lofts, casas, jardins, praças e ilhas de bem-estar, restaurantes, bar, café, banheiros, espaço família, lojas, ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), áreas de exposições e instalações artísticas, além de espaços variados.
Separei alguns destaques que merecem ser vistos de pertinho:
Marcelo Salum (fotos acima:  André Klotz)
Legenda: Assinado por Marcelo Salum, o ambiente Casa Riachuelo é uma verdadeira morada do samba e faz um convite para revisitarmos as nossas raízes por meio da música.  Segundo o arquiteto o corpo é a nossa morada e nos expressamos através dele, da nossa cultura. O samba é um dos movimentos culturais mais característicos do Brasil, que nasceu como uma forma de libertação, por meio da música e da dança, sob forte influência da África. Traz intrínseca a força, o movimento, a alegria, um ritmo envolvente e contagiante, que mexe com nossos sentidos. O ambiente traduz essa força e se mescla a símbolos icónicos da fé.

Barbara Dundes (foto: Marco Antônio)
Legenda: Com inspiração no célebre texto “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, a arquiteta Barbara Dundes propõe ressignificar o conceito de morar, trazendo a verdadeira essência do lar através de sua criação intitulada “Casa Morada”. Este ambiente de 82m² é dividido em varanda, living, cozinha, sala de jantar e suíte com jardim. O projeto combina uma paleta de tons claros e suaves, unindo acolhimento e autoconhecimento em cada canto do ambiente.

 
Ricardo Abreu (fotos: André Mortatti) 
Legenda: O arquiteto Ricardo Abreu assina a Casa Coral, que conta com uma área total de 225m² e está dividida em duas grandes células: uma social, composta por sala e cozinha integradas, e uma privativa, que inclui quarto, camarim e banheiro. O destaque principal fica para as cinco camadas de paredes, que envolvem e abraçam a residência, metaforizando as diversas camadas da vida da moradora fictícia. Em sintonia com o tema da mostra deste ano, “Corpo & Morada”, o projeto celebra a pluralidade de estilos e personalidades de cada indivíduo, representando que somos muitos em um só.
 
 Tufi Mousse (fotos:  MCA Estúdio)
Legenda: 
A essência da arquitetura modernista é traço do escritório de Tufi Mousse na criação da Casa Morena, que veste o corpo de forma leve e fluida e evidencia a subjetividade do ser nas minúcias e fluxos presentes. “O ambiente de natureza orgânica envolve os visitantes e oferece um layout a ser descoberto de forma instintiva. Repleto de texturas aplicadas nas superfícies e na movelaria, a morada envolve e veste nosso corpo com leveza nos sensibilizando sobre delicadeza da vida”, acrescenta Tufi.
 
Paola Ribeiro (fotos: MCA Estúdio)
Paola Ribeiro criou a Casa Essência Duratex com um pé direito generoso (5,50m), que conta com grandes esquadrias voltadas para a suntuosa passarela de acesso ao prédio do Conjunto Nacional, marco modernista da cidade de São Paulo.  Seguindo a linearidade das esquadrias bem-marcadas, o projeto repete o mesmo padrão emvários detalhes da marcenaria, tirando partido dos fortes traços e geometrias modernistas, presentes nas estantes e tetos feitos com o lançamento da Duratex, o padrão Nogueira Flórida. 
 
Erica Salgueiro (fotos: Renato Navarro)

A arquiteta assina o espaço ‘Solitude’, um estúdio de 66m² que segue a premissa de um ambiente para se reconectar consigo mesmo, podendo assim desfrutar da calma e da paz que só podem ser encontradas quando estamos sozinhos. A combinação de materiais nobres como mármore, couro e madeira, garantem conforto e ornam com o uso inteligente de cores e iluminação em tons de preto e cru, criando um ambiente relaxante e original.
 
Très Arquitetura (fotos Denilson Machado)

O Loft Celmar , assinado pelo escritório Très Arquitetura, conta com 120m², entre cozinha, quarto, living, banheiro e varanda, e tem como paleta de cores principais tons terrosos, rosados e brancos, que remetem tanto à coloração deste simpático bichinho que vai mudando de cor durante a sua vida, quanto àqueles comuns em florestas úmidas, ambiente no qual se verifica a maior incidência do caramujo, para trazer a poesia da casa-corpo para um dos principais eventos de arquitetura do país. Ao entrar no ambiente, somos recebidos por painéis de muxarabi, executados com maestria pela Celmar, que conferem continuidade ao local, garantindo um conforto visual ao espaço. No living, o teto inclinado e as texturas na parede enfatizam a marcenaria personalizada e bem estruturada, ressaltando a atmosfera de aconchego em acabamentos amadeirados com um toque refinado e uma iluminação indireta que destaca os detalhes pensados cuidadosamente pelas profissionais.

 

CASACOR São Paulo 2023
30 de maio a 06 de agosto de 2023
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César                         

www.casacor.abril.com.br

Não é possível comentar.