4 destaques da Casa Wenge na Casacor São Paulo 2023

25/06/2023
1190
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

Fotos: MCA Estúdio

Layout fluido, linhas puras e simples, além de equilíbrio em texturas e cores. Essas são as principais características do trabalho do designer de interiores Juarez Cruz, que traz esse lifestyle para a Casa Wenge, projeto elaborado para a 36ª edição da CASACOR São Paulo, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, que acontece até 06 de agosto no Conjunto Nacional. O tema deste ano é “Corpo & Morada”, que entende que o afeto e o cuidado devem permear as relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, a cidade e o planeta.

Destacamos quatro soluções do projeto:

A madeira wenge

Durante uma década, a madeira wenge fez muito sucesso entre as cores de marcenaria. Resistente e de cor escura, é considerada uma das mais nobres da África, porém, ameaçada de extinção. E nos  119 m² do ambiente assinado pelo designer ( hall, cozinha, estar, dormitório, banheiro e terraço), a inspiração é a madeira wenge. Sua tonalidade está presente no tom dos painéis de marcenaria que revestem o hall de entrada, cozinha, pilar central e bar, além dos mobiliários soltos, com peças de design de nomes como Samuel Lamas, Jayme Bernardo, entre outros.

Armário que oculta (ou melhor, torna privativos) os ambientes: cozinha, lavanderia e bar

A planta original do espaço conduziu o layout da Casa, já que possui um pilar central original do Conjunto Nacional, e que permitiu a divisão da área social e íntima. O profissional projetou um armário executado pela Romanzza com mais de 12 metros de comprimento que percorre todo o espaço de forma linear, valorizando assim o sentido longitudinal do ambiente. Nesse armário estão abrigados a cozinha, a lavanderia e o bar, todos ocultos por portas e closet aberto.

Valorização do design e das peças assinadas

Além de obras de Túlio Pinto, Mira Schendel, Amilcar de Castro e Felipe Cohen, todos sob a curadoria de Cezar Prestes, outro destaque é a cama, o primeiro mobiliário assinado por Juarez Cruz, com execução da Salva Design. A peça desenvolvida com lona, transmite em formas sua paixão por peças monocromáticas que revelam uma estética sofisticada e contemporânea.

 Jardim incorporado ao ambiente 

Em total sinergia com o restante da Casa Wenge, o terraço conta com espécies de plantas nativas brasileiras, com assinatura do paisagista João Fausto. Atrás do sofá uma paisagem natural traz o verde para dentro, imprimindo uma necessária conexão com a natureza.

Esta é a segunda participação do designer de interiores Juarez Cruz na CASACOR São Paulo, a estreia foi no ano passado. O profissional, que é gaúcho, já esteve em outras edições da Mostra no Rio Grande do Sul de 2015 a 2022.

 

Não é possível comentar.