Da Redação
O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, listou 5 importantes pontos a serem lembrados para deixarmos a nossa saúde íntima em dia. Confira!
- Dor na hora do sexo é tratável
Mais comum do que muita gente imagina, o sexo para as mulheres pode ser uma tortura. E isso não tem a ver com a libido fraca. A mulher pode sentir desejo pelo parceiro, mas algo físico pode estar atrapalhando. O problema tem cura e muitas vezes pode sem bem simples.
- O exame clínico médico tem que acontecer
Cerca de 80% das doenças da mulher são detectadas pelo exame clínico, o médico precisa tocar na paciente. Apenas 30% das patologias são diagnosticadas com exames laboratoriais.
- Visite o ginecologista uma vez ao ano
É essencial colher o exame Papanicolau logo após o início da vida sexual, esse cuidado tem que ser anual, sem desculpas.
- Atente-se a sua menstruação
Sentir fortes dores e cólicas menstruais incontroláveis pode ser sinal de endometriose.
- Faça autoexame nas mamas
Durante o banho não deixe de tocar as mamas e atentar-se para qualquer nódulo
Dr. Domingos Mantelli é médico ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e tem residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. É pós-graduado em ultrassonografia ginecológica e obstétrica e em medicina legal e perícias médicas. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.