Atriz Leona Cavalli conta segredos para manter a vida mais prática

16/07/2018
492
Views

Por Carolina Bozzi 

Alleyona Canedo da Silva, mais conhecida como Leona Cavalli, é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Tem 48 anos de idade e praticamente 42 de carreira, – já que começou a atuar na escola aos 6 anos de idade.

Ao longo da trajetória, Leona participou de diversos trabalhos no teatro e na TV, nas emissoras Globo e Record. Além de concorrer no Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, em 2016.

Leona deu uma entrevista exclusiva para nós, da Revista Vida Prática. Confira!

Vida Prática – Como começou sua carreira?

Leona A primeira vez que atuei foi aos 6 anos, na escola. Mais tarde cursei a faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, em Porto Alegre, onde fiz minha primeira peça adulta, “A Valsa n.6, de Nelson Rodrigues. Mudei para São Paulo, fiz cursos com as grandes atrizes Miriam Muniz e Lelia Abramo, e atuei com o Grupo Dragão 7 por algum tempo em escolas; até estrear profissionalmente com Hamlet, de Shakespeare, direção de Zé Celso Martines Correa, na reabertura do Teatro Oficina, onde fiz vários espetáculos.

Vida Prática – Você sempre quis ser artista? Como se deu essa percepção?

Leona Quando fiz a minha primeira pecinha infantil me apaixonei pelo teatro; e desde então sempre quis me tornar atriz profissional. Nunca quis ter outra carreira, atuar é minha grande paixão.

Vida Prática – Como é a sua rotina pessoal e profissional?

Leona Muita dedicação sempre; com alegria porque adoro o que faço. Dependendo do trabalho são mais horas de ensaios ou gravações; às vezes, tudo ao mesmo tempo. Procuro dentro de isso ir ao cinema e ao teatro, quando dá tempo; e manter os amigos queridos próximos.

Vida Prática – Em termos de trabalhos, o que tem como sonho e pretende realizar ainda esse ano e nos seguintes?

Leona Esse ano estou recebendo uma homenagem que tem me emocionado muito, um Teatro com meu nome, que esta sendo construído na Escola Nacional de Teatro de Santo André, dado pelo diretor e professor Renato Jacob. Mas ainda quero ter um teatro meu, dirigir mais, escrever outros livros e continuar fazendo muitos personagens bons, de preferência com grandes autores e diretores, como tenho tido a sorte de fazer.  

Vida Prática – Você se sente realizada?

Leona – Não. Ainda tenho muito a fazer e a aprender! Mas agradeço por tudo que tenho feito e por todas as pessoas maravilhosas que tenho encontrado no caminho.

Vida Prática – Como foi a experiência de participar da “Dança dos Famosos”?

Leona Um grande desafio. Muito divertido, mas muito difícil também; dançar uma coreografia complexa, com piruetas e cheia de detalhes, a cada semana, num ritmo diferente, e ao vivo! Aprendi muito, e ficou o melhor: o grande presente da dança, que continuo praticando e amando.    

Vida Prática – Como foi a experiência de escrever um livro infantil? Como surgiu essa ideia?

Leona Adorei, vou escrever mais. Surgiu de uma personagem infantil que eu tenho e atuo com ela a algum tempo, quando posso, fazendo visitas em hospitais infantis ou eventualmente para crianças, uma palhacinha boneca que quer ser gente, a “Belabelinha“, o livrinho é a história dela.  

Vida Prática – Como foi a experiência de participar da novela Apocalipse?

Leona Foi um prazer, gostei muita da personagem Ariela, uma vilã irônica, inteligente e bem humorada.  

Vida Prática – E sobre a peça “Gatão de meia idade”, como está sendo participar?

Leona Estou adorando, estava com vontade de fazer uma comédia! É muito divertido fazer as 8 mulheres do “Gatão”, ao mesmo tempo em que é uma loucura, porque são segundos pra trocar de roupa, peruca, adereços, sotaque e personalidade, pois as personagens são muito diferentes entre si, o que é um presente pra uma atriz. E é maravilhoso sentir o quanto as pessoas se identificam e se divertem com a peça, público de todas as idades, de todos os tipos.  

Vida Prática – Você se considera uma mulher prática? O que faz para tornar a sua vida mais fácil?

Leona Acho que sou prática, porque consigo fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Procuro priorizar o que tem mais urgência e importância. Mas acho que poderia ser mais, porque ainda falta tempo pra fazer tudo o que quero.

Vida Prática – Quais produtos de beleza são seus preferidos? Tem alguma marca ou produto do qual não abre mão?

Leona Tenho uma boa dermatologista e bons cremes pra pele, que são importantes como cuidado. Adoro perfumes e batons, tenho vários, de várias marcas.

Vida Prática – O que te inspira pessoal e profissionalmente?

Leona Gente. Adoro as pessoas, cultivar amigos, acredito no ser humano. E amo viajar, conhecer novos lugares, culturas, hístórias, povos diferentes.  

Vida Prática – Dentre todas as manifestações artísticas, qual mais te agrada?! E teria uma obra para citar como a mais marcante?

Leona É difícil dizer uma, a arte pra mim é a maior beleza da vida, não dá pra escolher uma só parte. Adoro música, pintura, literatura, dança, e, claro as artes cênicas. Sem arte a vida não teria a menor graça.    

Um papo rápido com Leona Cavalli:

Uma peça que não falta no seu armário: Vestido

O que não falta na sua nécessaire: Batom

Quem é sua musa inspiradora? Deméter

Beleza para você é Arte

Você não vive sem Água

Prato preferido: Risoto de funghi

Hobbies: Pintar, tocar tambor e violão

Tem filhos? Não

Onde viveu na infância? Na cidade onde nasci Rosário do Sul, rodeada por muita natureza.

Lembranças marcantes dessa fase: Praia de água doce e areias brancas da cidade, onde ia todos os fins de semana.

O que você gosta de fazer no tempo livre? Ler e ouvir música

Numa escala de 0 a 10, o quanto se considera apegada ao mundo virtual?! E o que realiza com mais frequência nele? “7”. gosto de ler, pesquisar sobre vários assuntos, fazer buscas no Google. E tenho redes sociais e canal no YouTube, mas não sou super apegada, uso só como uma boa ferramenta.

Tem algum app que não abre mão? Waze! É muito prático.

Site: www.leonacavalli.com.br/

www.instagram.com/leonacavalli

www.facebook.com/pg/leonacavallioficial

 

Tags:
· · · ·
Categorias:
Bem-estar

Não é possível comentar.