Roca Brasil Cerámica restaura a esperança: parceria reconstrói escolas após tragédia no RS

29/10/2024
44
Views

Solidariedade e design se unem para reconstruir escolas no Rio Grande do Sul, a Roca Brasil Cerámica demonstra mais uma vez seu compromisso com a comunidade, apoiando o projeto Arquitetos Voluntários na reconstrução de escolas atingidas pelas devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024. Através de suas marcas Roca Cerámica e Incepa, a empresa doou porcelanatos para a revitalização de seis instituições de ensino, beneficiando mais de 1.200 crianças.

Um novo começo para a educação

A iniciativa, batizada de Missão Reconstrução RS, mobilizou mais de 130 profissionais que se dedicaram a transformar espaços destruídos pela natureza em ambientes seguros e acolhedores para o aprendizado. Um dos destaques foi a reabertura da Escola Marista Menino Jesus, em Porto Alegre, que recebeu uma reforma completa com o apoio da Roca Brasil Cerámica.

Mais do que um projeto de reforma, um ato de esperança

“Acreditamos que a arquitetura tem o poder de transformar vidas”, afirma Christie Silva Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. “Ao doar nossos produtos para a reconstrução dessas escolas, estamos contribuindo para um futuro mais promissor para essas crianças e suas famílias.”

A revitalização das escolas incluiu melhorias estruturais, pintura, instalação de novos móveis e até mesmo a criação de hortas comunitárias, proporcionando um ambiente mais completo e inspirador para os alunos.

Uma parceria que transforma

A parceria entre a Roca Brasil Cerámica e os Arquitetos Voluntários é um exemplo de como o setor da construção pode contribuir para a reconstrução de comunidades afetadas por desastres naturais. Em 2020, as empresas já haviam unido forças para reformar espaços de descompressão para profissionais de saúde durante a pandemia.

Sobre os Arquitetos Voluntários

A Associação Arquitetos Voluntários foi criada por sete arquitetos, em 2020, com o objetivo de construir espaços de acolhimento e descompressão destinados aos profissionais da linha de frente do combate à Covid-19. Durante a pandemia, o projeto arrecadou R$ 4,5 milhões em doações de insumos que beneficiaram mais de 22 mil profissionais da saúde em Porto Alegre, na Região Metropolitana, na Serra e em São Paulo. Mais de 300 empresas apoiaram a iniciativa, contribuindo com recursos financeiros, produtos, materiais e mão de obra.

Diante da catástrofe climática que devastou o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o grupo retomou as ações por meio da Missão Reconstrução RS. Nesta nova etapa de atuação, o foco dos Arquitetos Voluntários está na reforma de creches, escolas infantis e abrigos permanentes não governamentais atingidos pelas enchentes. Atualmente, a Associação conta com mais de 130 voluntários multidisciplinares e desenvolve suas atividades com recursos provenientes de doações de pessoas físicas e empresas.

Sobre a Roca Brasil Cerámica

A Roca Brasil Cerámica, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo LAMOSA, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+. Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora – com o início da operação no segundo semestre de 2023 –, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro.

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos: em 2019, tornou-se a primeira indústria nacional de revestimentos cerâmicos a investir na Análise do Ciclo de Vida (ACV), estudo que monitora os impactos de sua produção. Entre as melhorias conquistadas com esse trabalho, entre os anos de 2021 e 2022, estão a redução do consumo de água por m² em 3%; diminuição do consumo de energia em 5%; destinação de 95% dos resíduos gerados nas fábricas para fins nobres (reuso ou reciclagem); extinção do coque de petróleo sendo substituído pela biomassa, um combustível renovável.

www.rocaceramica.com.br

www.incepa.com.br

www.grupolamosa.com

@rocaceramicabr | @incepabrasil

#arquitetura #design #solidariedade #reconstrução #escolas #crianças #RioGrandeDoSul #enchentes #RocaBrasilCerámica #Incepa #ArquitetosVoluntários #MissãoReconstruçãoRS #responsabilidadesocial #sustentabilidade #comunidade #doação #ajude #esperança #futuro #construcaocivil #reforma #interiorismo #arquiteturadeinteriores #decoração #porcelanato #revestimentos #construcaocivil #engenhariacivil #engenhariadesonorização

Categorias:
Exclusivo

Não é possível comentar.