Reforma de Apê prioriza as necessidades dos moradores e de seus PETs

15/08/2023
915
Views
O escritório Trigo Arquitetura, das arquitetas Mariane Vanzei e Silvia Silot,  foi responsável por transformar o apartamento compacto, de 75 m2,  em um lar aconchegante e integrado para a família e seus cachorros de estimação.
 
Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: Vilhora
 
Quando visito um projeto de arquitetura, seja uma casa ou apê, busco soluções que atendam ao perfil da maioria das pessoas, afinal, queremos inspirações que podem ser colocadas em prática. E dessa vez, quem é PET lover ou PET friendly vai se identificar muito com esse projeto.
Localizado na Vila Bastos, em Santo André, o apartamento pertence a um casal maduro que sempre recebe a visita do filho adulto. “Muito espiritualizados e com um estilo de vida mais leve, os moradores são apaixonados por artes plásticas e animais de estimação. Por isso, tudo foi projetado para destacar essas duas paixões. Inclusive, todos os quadros do apartamento foram pintados pela moradora, que é artista e tem peças catalogadas no MASP“, conta a arquiteta Mariane Vanzei.
Com uma paleta de cores bastante ampla, porém com tons complementares e que combinam, as arquitetas usaram as cores da Pantone, o violeta de 2022 no quarto do casal e o Magenta, tendência 2023, no home da sala. “O apartamento ficou segmentado com uma mescla de cores que se harmonizam e são muito alegres. Até na área do box do banheiro, a pedido do morador, instalamos um sistema de cromoterapia com luz e acesso por controle remoto”, diz.
Para ganhar mais espaço, as arquitetas eliminaram o lavabo e ampliaram a cozinha e a sala, que ganhou um cantinho para o café na varanda gourmet e uma bandeja bar na marcenaria. “Como eles gostam muito de relaxar no dia a dia, pensamos nessa solução que otimiza o espaço e deixa a sala de jantar mais aconchegante, facilitando muito na hora de servir. Colocamos o espelho para dar mais amplitude e uma mesa de quatro lugares, com prateleira extraível que possibilita a abertura de um quinto lugar”, orienta a arquiteta Silvia Silot, sócia da Trigo Arquitetura.
“O amor por PETs despertou neles a vontade de ter um espaço de cuidados reservado para os cachorros na lavanderia. Então, criamos um verdadeiro SPA com direito à ducha de ozônio para o banho e um espaço amplo de bancada para tosa. A lavanderia tem essa área bem delimitada, juntamente com o tanque e a máquina de lavar”, explica Silvia, que também destaca as áreas projetadas na marcenaria para encaixar as camas das cachorrinhas tanto na sala quanto no quarto do casal.
Outro destaque fica para o quarto multispace. O segundo dormitório, que é riquíssimo em armários, tem múltipla função: home office do morador, quarto de TV e  recebe o filho em suas visitas, com uma cama muito confortável, assim como outros hóspedes. Para esse ambiente as paredes receberam um tom suave que contrasta com a madeira do painel que tem um efeito expansivo e tranquilo.
A cozinha no tom de verde também conta com armários de sobra (Florense ABC) para armazenar tudo e uma bancada funcional e ampla. As arquitetas aproveitaram o espaço para desenhar um balcão que se conecta à mesa de jantar tornando o ambiente o centro da área social do apartamento.

Não é possível comentar.