Localizado na Vila Prudente, Zona Leste da capital paulista, o apartamento foi remodelado para atender às necessidades de um jovem executivo que não tem o hábito de receber hóspedes, mas que aprecia vinhos e bebidas diversas com os amigos e familiares.
Com 91 m², o apartamento ganhou um espaço para degustação de vinho, um hobby do morador, que até fez o desenho de como queria seu espaço para a degustação. Para criar este cantinho, a Fantato Nitoli Arquitetura aproveitou uma parede cega do lavabo na entrada do apartamento e encaixou o carrinho bar e adega, que ficaram perfeitamente lá. O grande diferencial deste espaço foi a aplicação de hastes metálicas nesta parede (mix de serralheria e marcenaria), para apoiar os vinhos, proporcionando um ambiente descolado e prático, que ainda ganhou duas confortáveis poltronas e uma mesa de madeira de reaproveitamento no centro.
Para criar um apartamento com um layout plural que incluísse diversos ambientes em um só, os arquitetos integraram o terraço gourmet, com uma espaçosa mesa de jantar com seis cadeiras ao living e criaram uma bancada na cozinha que unificou os ambientes. Projetaram o painel da TV em uma parede estratégica, para que se pudesse assistir confortavelmente à TV de todos os ambientes integrados (sala, varanda gourmet, cozinha e espaço wine).
Monocromático, mas nem tanto
A cor preta prevaleceu em todos os ambientes; na marcenaria (MDF Nero), no mobiliário, nos objetos de decoração, nas bancadas, nos revestimentos hexagonais, colorblock do lavabo, nas portas, metais e eletros. Para quebrar a monotonia desta cor e suas nuances para os cinzas, a Fantato Nitoli Arquitetura compôs uma atmosfera harmônica com diferentes materiais, texturas e acabamentos, para que se evitasse ficar um ambiente muito escuro e pesado.
Sendo assim, a mescla da marcenaria – desenhada pelo próprio escritório de arquitetura -, em MDF Carvalho Hannover, mesa de jantar e centro em madeira, banquetas, almofadas e roupa de cama na cor branca proporcionaram a leveza na medida certa neste projeto. E a escolha de um piso mais neutro e com cor mais clara também foi muito importante para gerar um contraste com o preto juntamente com o tapete na cor cru.
A Fantato Nitoli Arquitetura também criou algumas soluções e truques para os ambientes. Na parede de frente à porta de entrada foi colocado um espelho em serralheria com cantos arredondados, que além de ser muito bonito, ajuda na ampliação do ambiente. O recurso do espelho também foi usado nas portas dos armários superiores na varanda gourmet. Já na cozinha, o micro-ondas foi colocado dentro do armário superior da área molhada para manter uma harmonização e padronização na estética.
Área íntima
Um dos quartos foi transformado em home office, já que o jovem executivo realiza trabalhos híbridos (casa e empresa). Neste ambiente, os armários com cava em MDF Carvalho Hannouver harmonizando com o mesmo acabamento da estação de trabalho, ganharam revestimento em MDF na cor verde para manter luz e vivacidade no espaço onde se requer concentração. Já que a cor preta induz ao descanso.
Na suíte, a cabeceira ripada desenhada pelo escritório de arquitetura traz a leveza do MDF em madeira clara em contraste com as portas dos armários e painel da TV em MDF Nero, seguindo a mesma linguagem de cor do restante do apartamento.
No banheiro da suíte o diferencial fica por conta do box com a abertura central, essencial para garantir uma boa passagem, já que está entre a bancada e o vaso sanitário. A cor está impressa no revestimento tijolinho Colores na cor azul e no banheiro do home office na cor mais rosada.