Além de sermos os maiores produtores de café do mundo – sim, o Brasil tem uma área de 2,24 milhões de hectares de produção do grão, totalizando aproximadamente 50,4 milhões de sacas ao ano, o Sudeste é a região que toma mais café. 45% do consumo nacional é proveniente da região mais pilhada do país.
Com a alta demanda, microcafeterias ganharam força nas principais capitais do Brasil e, atualmente, estão se espalhando por todas as regiões, principalmente no modelo “to go”.
Asiática, a We Coffee promete revolucionar o mercado. A mais nova unidade no Jardim Paulista, em São Paulo, traz ambientes lindamente decorados com móveis e instalações minimalistas que destacam as vitrines da casa. Repletas de doces decorativos em formatos fofinhos e cafés e bebidas coloridas à base de frutas.
A rede curitibana Go Coffee, grande referência e pioneira no segmento, nasceu na capital paranaense em 2017 e já conta com 170 unidades abertas em 65 cidades brasileiras. Em 2022, a rede comercializou aproximadamente 30 toneladas de café e atingiu o faturamento de R$40 milhões. Para 2023, a expectativa é aumentar essa demanda com a inauguração de 100 novas lojas e faturamento anual de R$ 100 milhões.
Na região do ABC, temos a loja Go Coffee Santo André, franqueado @gocoffeebrasil, com um salão bem decorado para incentivar ainda mais o momento tão relaxante do cafezinho nos momentos de rotina e correria do dia a dia e também para aquele encontro com os amigos. A casa funciona de Segunda à Sexta das 7h30 às 19h, Sábado das 9h às 18h.
Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, com destaque para o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly. Já na parte de bebidas quentes, a rede oferece diversas opções diferentes, que vão desde o tradicional Espresso até o Camelotto, preparado com espresso, leite vaporizado e calda de caramelo, e o Chocomallow, à base de chocolate quente cremoso e marshmallow maçaricado.