Japan House São Paulo oferece programação especial voltada para as mostras em cartaz

12/01/2024
218
Views

Neste mês, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita para adultos e crianças inspirada nas duas exposições em cartaz: “Convivendo com robôs” e “NIHONCHA – introdução ao chá japonês”. Os universos destacados nas mostras inéditas serão explorados por meio de oficinas e workshops livres aos visitantes, que poderão conhecer mais sobre a união da contemporaneidade e da tradição no Japão atual.

Para iniciar o mês com uma imersão nas tecnologias dos robôs japoneses, a equipe do educativo da JHSP convida o público a participar das visitas mediadas à exposição “Convivendo com Robôs” nos dias 4, 11 e 18 de janeiro, às 11h30 e às 15h. Durante a atividade, serão discutidas a coexistência humana com os robôs e uma possível implementação deles na sociedade brasileira nos próximos anos, algo que já é uma realidade no Japão. Os robôs amigáveis, como são conhecidos, já estão integrados ao cotidiano dos japoneses, sendo muito utilizados em estabelecimentos comerciais, escolas e na vida doméstica, além de levar conforto e carinho para pacientes em hospitais e casas de repouso, por exemplo.

Já para quem prefere conhecer mais sobre as tradições nipônicas, a instituição oferece visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra “NIHONCHA – introdução ao chá japonês, que aborda desde a tradição da Cerimônia do Chá (ou chadō, em japonês) até a presença da bebida na vida contemporânea dos japoneses. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 11h30 e às 15h, os visitantes poderão ver detalhes sobre o processo de produção dessa bebida e seu consumo ao longo do tempo, além de conhecer uma casa de chá criada por impressora 3D com peças de madeira de descarte, projetada pelos arquitetos Kei Atsumi e Nicholas Préaud, montada dentro da JHSP.

Nos dias 19 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h30, a JHSP oferece o Workshop de Ochauke, no qual os visitantes aprenderão mais sobre o chá japonês e sobre o ochauke, doce que acompanha a bebida. Durante o workshop, cuja participação será realizada mediante retirada de senha, os visitantes poderão preparar o seu próprio doce e degustá-lo com uma xícara de chá verde.

Ainda na temática do chá japonês, a JHSP oferece a Introdução e Degustação de Chás Japoneses. Realizado no dia 23 de janeiro, às 11h, 14h e 16h, o evento apresentará quatro variedades do nihoncha, o banchasenchahojicha genmaicha, abordando seus diferentes modos de preparo, dicas de como apreciar o chá em casa, e ainda oferecerá uma degustação para os participantes. Os interessados devem retirar as senhas distribuídas 30 minutos antes do início da atividade, na recepção da JHSP.

No dia 27 de janeiro, às 14h, 15h e 16h, acontece a sessão de Demonstração e Degustação de Matcha. Realizado em parceria com o Centro de Chadō Urasenke do Brasil, o encontro livre e gratuito apresentará uma verdadeira cerimônia do chá, com direito a degustação da bebida e dos doces que a acompanham, convidando os visitantes a experimentar um momento de pausa na rotina e apreciar o sabor intenso do matcha.

No âmbito literário, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que ocorre no dia 18 de janeiro, às 19h, convida o público para uma roda de conversa sobre a obra “Doce Amanhã”, por Banana Yoshimoto, uma obra delicada e profunda que narra a história de Sayo, que, ao vivenciar uma experiência de quase morte após um acidente de carro, é transportada para um mundo fantástico onde pode reencontrar seu avô, já falecido, com quem tem conversas importantes sobre a vida. Após uma longa recuperação, Sayo consegue voltar à rotina com novas percepções sobre a realidade, o luto, a fragilidade do corpo e a efemeridade da vida. Para discutir a história e seus temas delicados, o Clube contará com a presença da autora brasileira Mariana Salomão Carrara, autora da obra “Não Fossem as Sílabas do Sábado”, que recentemente recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura. Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também ganham um desconto de 30% na compra do livro pelo site da editora Estação Liberdade até 31 de janeiro, aplicando o cupom JHSP451.

Ainda voltado para a literatura japonesa, o Ciclo de Mangá de janeiro traz uma das maiores e mais conhecidas obras japonesas: One Piece, do mangaká Eiichiro Oda. A obra, que está sendo adaptada em animação desde 1998, e que recentemente ganhou uma versão live-action pela Netflix, é um fenômeno da cultura pop mundial que atravessa fronteiras culturais e geracionais. A história gira em torno do pirata Luffy, que precisa reunir uma tripulação e encontrar o maior de todos os tesouros para se tornar rei dos piratas. Ao longo da jornada, ele enfrentará as forças armadas da Marinha, monstros marinhos e outros piratas com a ajuda de seus companheiros. Durante a roda de conversa, os aspectos dos primeiros capítulos do mangá serão abordados, junto com os vínculos que criamos com os personagens e seu crescimento ao longo do tempo junto com o leitor. A atividade presencial e gratuita acontece no dia 27 de janeiro, às 15h, na sede da JHSP.

No final do mês, ocorre mais um debate da série Conexões JHSP, que nessa edição apresenta os Robôs na Medicina e Tecnologias na Jornada de Cuidados aos Pacientes. A conversa abordará as novas tecnologias presentes na medicina e as formas que elas mudam cada vez mais o trabalho de profissionais da saúde e pesquisadores. O debate, ainda, contará com convidados que trarão casos práticos onde as tecnologias foram poderosas auxiliares no tratamento de pacientes: Yudai Katami, porta-voz da Cyberdyne; Felipe Kitamura, diretor de inovação médica da DASA; Dr. Giovanni Cerri, diretor do InovaHC do Hospital das Clínicas; Fernando Silveira Filho, presidente da Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde). O bate-papo acontece no dia 31 de janeiro, às 9h30, de forma livre e gratuita mediante inscrição pelo site.

Já para as crianças, a programação oferece oficinas que se relacionam com as exposições de forma lúdica e interativa, aguçando a curiosidade e a criatividade dos pequenos. No dia 14 de janeiro, às 11h e às 15h, será realizada a Oficina de Kamikarakuri, que busca ampliar a compreensão sobre a robótica a partir dos autômatos, considerados seus antepassados, e representados na exposição “Convivendo com Robôs” com a réplica de um Karakuri Ningyo do século XVII. Na oficina, livre e gratuita mediante retirada de senha, as crianças criarão seu próprio autômato a partir de peças de papel e madeira, de forma a compreender melhor o funcionamento mecânico dos robôs.

Nos dias 20 e 28, as crianças poderão participar da Oficina de Massinha Play-Doh, realizada em parceria com a Hasbro e o Ateliê Maria Flor. Convidando a todos a deixarem a imaginação fluir e usarem a massa de modelar para a criação de artes. Com sessões acontecendo a cada hora, entre 11h e 16h, a atividade tem participação livre e gratuita mediante retirada de senha.

Ainda para o público infantil, a Oficina de Customização de Latas de Chá aborda a cultura do nihoncha e um de seus utensílios tradicionais, incentivando a criatividade das crianças com a customização da sua própria latinha para a conservação e armazenamento das folhas de chá. A atividade do dia 21 de janeiro acontecerá às 11h e às 14h, com participação mediante retirada de senha meia hora antes da atividade.

Serviço:

Japan House São Paulo – Programação de janeirode 2024
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Exposição Convivendo com Robôs (Presencial)
Período: até 31 de março de 2024
Local: andar térreo da Japan House São Paulo
Visitas mediadas: 4, 11 e 18 de janeiro, às 11h30 e às 15h

Exposição Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês (Presencial)
Período: até 7 de abril de 2024
Local: 2° andar da Japan House São Paulo
Visitas mediadas: 9, 16, 23 e 30 de janeiro, às 11h30 e às 15h

Oficina Infantil – Kamikarakuri – Autômato de Papel
Oficina relacionada à exposição Convivendo com Robôs
Quando: 14 de janeiro, às 11h e às 15h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 6 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Oficina de Play Doh
Quando: 20 e 28 de janeiro, às 11h, 12h, 14h, 15h e 16h
Oficina para crianças entre 3 e 12 anos acompanhadas de adultos
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Oficina infantil – Customização de latas de chá
Oficina relacionada à exposição Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês.
Quando: 21 de janeiro, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Workshop de Ochauke 
Quando: 19 e 25 de janeiro, às 10h30 e às 14h30
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre – objetos pontiagudos e delicados serão manipulados, sendo exigida a presença de adultos responsáveis acompanhando crianças.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Introdução e Degustação de chás japoneses 
Quando: 23 de janeiro, às 11h, 14h e 16h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre – os chás apresentados nessa atividade possuem cafeína, não sendo recomendados para pessoas com sensibilidade à substância. A participação de crianças ficará a critério e responsabilidade de seus responsáveis.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Demonstração e Degustação de Match
Quando: 27 de janeiro, às 14h, 15h e 16h
Duração: 40 minutos
Classificação etária livre – os chás apresentados nessa atividade possuem cafeína, não sendo recomendados para pessoas com sensibilidade à substância. A participação de crianças ficará a critério e responsabilidade de seus responsáveis.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
Doce Amanhã, de Banana Yoshimoto
Quando: 18 de janeiro, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um também tem 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Estação Liberdade até 31 de janeiro usando o cupom JHSP451.

Ciclo de Mangá
One Piece, de Eiichiro Oda
Quando: 27 de janeiro, às 15h
Duração: 60 minutos
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Conexões JHSP – Robôs na Medicina e tecnologias na jornada de cuidados aos pacientes
Quando: 31 de janeiro, às 9h30
Duração: 60 minutos
Classificação etária livre
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição no site.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp 
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp 
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp

Informações para a Imprensa: 
Suporte Comunicação | Tel: (11) 3360-7832
Laura Nogueira: lnogueira@suportecomunicacao.com.br | (11) 99246-3042
Raisa Scandovieri: rscandovieri@suportecomunicacao.com.br | (11) 97154-3681
Bruna Janz: bjanz@suportecomunicacao.com.br

JAPAN HOUSE São Paulo 
Fernanda Araujo: fernanda.araujo@jhsp.com.br | (11) 94543-2079
Mayumi Orimoto: mayumi.orimoto@jhsp.com.br | (11) 94543-3624
Dezembro/2024

Categorias:
Dicas culturais

Não é possível comentar.