Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
1 – A Guararapes, referência na produção de MDF, comemora 40 anos de história com grandes novidades na Expo Revestir 2024. A empresa, que sempre se antecipa às tendências do mercado, apresenta a coleção Chroma, composta por seis padrões off-white que ampliam as possibilidades de aplicações em projetos de arquitetura e design.
Coleção Chroma: infinitas combinações para seus projetos
A coleção Chroma oferece uma gama de tons off-white que se diferenciam nos mínimos detalhes, permitindo infinitas combinações e personalização. São seis opções para atender às necessidades de cada projeto:
- Lume: um amarelo sutil que traz aconchego e luminosidade aos ambientes.
- Brisa: um cinza claro que transmite paz e elegância.
- Nuvem: um acinzentado neutro que serve como base para destacar outros elementos da decoração.
- Sonora: inspirado na nogueira italiana e nas cores terracotas, traz sofisticação e um toque rústico.
- Peroba: inspirado na perobinha, madeira brasileira com veios marcantes, ideal para um estilo clássico.
- Crômio: uma composição minimalista que combina tons de areia e pedra basáltica, perfeita para ambientes modernos.
Novidade exclusiva: MDF Faces
A Guararapes também apresenta na Expo Revestir o MDF Faces, um produto exclusivo em homenagem aos seus colaboradores. O MDF é feito com madeira 100% reflorestada e conta com um design único que representa a união e o compromisso da equipe Guararapes.
Portfólio completo em um só lugar
Pela primeira vez, a empresa estará expondo todo o seu portfólio em uma feira, com 82 padrões de MDF. O estande de mais de 270 metros quadrados conta com um mezanino para reuniões e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto todas as soluções da Guararapes para diferentes projetos.
2-VIVIX e Santa Luzia: vidros e espelhos como protagonistas
A Santa Luzia e a Vivix Vidros Planos, empresas com forte compromisso com a qualidade e a sustentabilidade, se unem na Expo Revestir 2024 para apresentar soluções inovadoras e versáteis para revestimentos e acabamentos. A parceria, que já dura 17 anos, se consolida com o desenvolvimento de rodapés e soluções para proteção e maior durabilidade dos espelhos e vidros pintados.
No estande de 140 metros quadrados, os visitantes podem conhecer de perto a expertise das duas marcas e se inspirar em um showroom que utiliza mais de 50 m² de vidros e espelhos da VIVIX em diferentes aplicações. Os destaques incluem o espelho Spelia no tom cinza, que reveste as paredes e cria uma sensação de amplitude, e o vidro pintado VIVIX Decora Preto, utilizado na bancada. A linha completa de rodapés da Santa Luzia também estará presente, incluindo as novidades de 2024: Coleção Nero e Coleção Sense.
A participação na Expo Revestir 2024 reforça o compromisso da Santa Luzia e da Vivix Vidros Planos com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade. As empresas oferecem soluções completas para revestimentos e acabamentos, com produtos duráveis, elegantes e que contribuem para a preservação do meio ambiente.
3- Ceusa
A inspiração da Ceusa para as novas coleções de 2024 reside na fusão ousada de cores, estampas, tons neutros e acessórios, visando expressar individualidade e estilo.
Para a Expo Revestir, a empresa apresenta novas coleções sob o conceito ‘Expresse Seu Styling’. Estas coleções não apenas revelam, mas também destacam a personalidade única de cada indivíduo no contexto da vida doméstica, explorando ao máximo as diversas opções que transformam uma residência em um espaço verdadeiramente singular. Reafirmando o foco da Ceusa em atingir um
público que transborda personalidade ainda que inconscientemente.
Ouse com Match Colors Ceusa! O Match Colors é um mix de cores, acessórios, tons neutros e estampas que gera composições inesperadas. Inspirado no círculo cromático e dividido entre cores quentes e frias, o Match Colors é um guia prático para ousar na composição dos revestimentos sem medo, um convite para experimentar inúmeras combinações, levando mais estilo e personalidade. Acesse matchcolors.ceusa.com.br e crie o lookbook do seu ambiente.
4- Nina Martinelli
Nina Martinelli destaca este ano na Expo Revestir, entre seus lançamentos, o Abraccio 11,5×11,5cm, produto que foi a estrela do projeto do arquiteto Marcos Lula, no Lounge Origem, que esteve entre os principais ambientes criados para um evento em
Goiás. Em cerâmica natural, e remetendo ao Peach Fuzz, cor do ano Pantone 2024, o Abraccio é feito artesanalmente, peça a peça, com práticas sustentáveis. Com sua naturalidade e pegada orgânica, Abraccio é infalível em projetos que exploram a belo,
a proximidade calorosa e o estilo atemporal.
Cores, texturas, estilos, combinações de materiais e técnicas, além das mais de duas décadas de história da marca se fundem produzir peças artesanais que contam histórias.
Histórias de conexão, ousadia e diferenciação, atributos que dez entre 10 especificadores buscam nos acabamentos para encantar seus clientes e tornar os ambientes únicos e atemporais.
A preocupação com a sustentabilidade, que está no DNA da Nina Martinelli também se consolida na apresentação de produtos que são feitos por mãos humanas, com toda a sua carga de sentimentos, personalidade e história, trabalhando dentro de práticas que respeitam e se harmonizam com o meio ambiente.
5- Portinari: Para seus lançamentos em 2024, os sentimentos estão impressos em cada coleção que a Portinari traz para a 22a Expo Revestir. Para trazer ainda mais opções, tendência no segmento de revestimentos cerâmicos, as Lastras apresentam a grandeza dos porcelanatos para criação de obras de arte. Com um portfólio que traz opções de 2,40 a 3,20 metros de altura, as peças são versáteis e podem ser utilizadas para revestir mobiliários e decorar espaços.
A marca apresenta um portfólio ainda mais completo, revestimentos para áreas internas e externas complementam as coleções e todos os ambientes. As apresentações ocorrerão na Cidade Dexco, espaço exclusivo de exposição, que destaca os lançamentos das marcas Dexco – Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
6- Portobello: A Portobello apresenta lançamentos 2024 com destaque para os grandes formatos. A Portobello, marca líder no varejo de revestimentos cerâmicos, apresenta as primeiras novidades de seu portfólio de 2024.
São os lançamentos Nomad e Opus, superfícies inspiradas em mármore que chegam às lojas Portobello Shop de todo Brasil a partir de fevereiro. Com produtos para a casa toda, a nova coleção completa será apresentada ao mercado durante a Expo Revestir.
A linha Nomad recria um novo mármore, atemporal e com personalidade intensa, utilizando diferentes tipos de breccia, característica típica de rochas em diversas cavas ao redor mundo. Disponível nos formatos 90×90, 60×120 e 120×120 para superfícies de grande formato, Nomad possui uma estética marcante, submersa em tons neutros. Sua força visual é suavizada pelo equilíbrio cromático, tornando-se o mármore ideal para uma casa essencial, proporcionando sofisticação despretensiosa em tons quentes e neutros.
Opus é inspirado na essência eternizada dos mármores Calacatta mais raros, explorando suas nuances entre branco e preto. A linha busca capturar a memória das formas orgânicas que se entrelaçam e se fundem em grandes blocos. Opus é o resultado da audácia humana de selecionar o que é esteticamente belo aos olhos, transformando a beleza eternizada pela natureza em uma referência para o porcelanato. A linha está disponível nos formatos 90×90, 60×120 e 120×270 para Lastras, além de 120×120 e 160×160 para superfícies de grandes e superformatos.
7- Roca : A Roca Cerâmica lança 5 séries com Mineral LAB, elevando a estética a um patamar ainda mais sofisticado por conta dos relevos e efeitos formidáveis. A tecnologia Mineral LAB vai além do visual para valorizar a experiência do toque através de estruturas muito realistas. Composta por diferentes minerais nobres de origem italiana, a granilha empregada também entrega maior resistência ao escorregamento, mas sem a aspereza dos produtos tradicionais.
8- Tramontina
Em um estande de 300 m², com conceito e projeto assinados pela arquiteta Juliana Medeiros – especialista em arquitetura emocional, a Tramontina apresenta suas novidades na Expo Revestir 2024. O ambiente foi cuidadosamente planejado para refletir a expertise da marca em cubas, acessórios e eletrodomésticos premium, em sinergia com um mobiliário composto por revestimentos naturais. Com o tema “Cozinha é sempre lugar de amor”, o espaço enfatiza a cozinha para além de um mero local de preparo de alimentos.
Neste cenário, parceiros de destaque estão presentes, como é caso da Michelangelo Mármores do Brasil, que possui jazidas próprias localizadas no estado do Paraná e está presente em renomadas obras nacionais – como Rosewood, hotel que integra a Cidade Matarazzo – e internacionais – para marcas renomadas, como a Gucci. A execução das bancadas do estande fica por conta da granitos.com, reconhecida por transformar em arte diferentes tipos de pedra com tecnologia e inovação. Já a parte da marcenaria é desenvolvida em parceria com a ID Móveis, conhecida por sua tradição desde 1989 no mercado moveleiro de alto padrão, executando com maestria ambientes exclusivos, com atenção e cuidado aos detalhes construindo histórias e conectando a inovação ao conceito.
Uma das apostas da Tramontina nesta edição é a conectividade de produtos premium, que pretende redefinir a interação com eletrodomésticos oferecendo funcionalidades avançadas. Com demonstrações práticas do já conhecido GURU – cooktop inteligente por indução, que ensina o passo a passo de mais de 280 receitas -, a marca centenária também apresenta no estande lançamentos deste ano que reforçam a união entre design moderno, tecnologia e praticidade.
Prova disso é a Coifa Cube Isla, primeira coifa conectada fabricada no Brasil. Com estética de lustre, o item pode ser acionado por comando de voz. A novidade fica por conta do lançamento do modelo Color2U, que oferece 24 opções de cores personalizadas, para se integrar a diferentes tipos de decoração.
A Tramontina ainda apresenta em primeira mão na feira o pré-lançamento da versão Stone2U – com o conceito do revestimento em pedra, em parceria com a Michelangelo, a coifa é uma verdadeira obra-prima para compor o ambiente da cozinha e combinar com a bancada. “Com este modelo, nossa intenção é oferecer aos arquitetos uma possibilidade de solução pronta com ótimo acabamento, além da conectividade e funcionalidade que a Cube Isla já traz”, explica Felipe Lazzari, diretor da Tramontina.
Já em termos de refrigeração, a marca leva ao evento dois pré-lançamentos para entusiastas de vinhos e cervejas. A Adega Senses Dual Zone TSmart e o Beer Center Senses TSmart da Tramontina foram projetados para oferecer um ambiente de armazenamento com controle preciso de temperatura, proporcionando condições ideais para preservar o sabor e o aroma das bebidas. Ambos possuem versões com diferentes tamanhos, para se adequar à necessidade.
9-Docol
A Docol, referência no mercado de metais, louças e inox, lançou a campanha “Água Inspira”, que representa a visão da companhia sobre a água, recurso essencial a ser preservado e fonte de inspiração para pilares da Docol: inovação, design, sustentabilidade e bem-estar.
Uma das linhas em destaque é a Doc Vox, monocomando acionado por comando de voz, que proporciona praticidade e eficiência. Com design inovador e tecnologia exclusiva da Docol no país, permite uma interação intuitiva com a água. Doc Vox reúne os benefícios já conhecidos da linha Doc com a tecnologia de ativação por comando de voz em conjunto com um assistente virtual e aplicativo. O sistema é conectado à rede WI-FI local para se comunicar com o aplicativo da Docol, permitindo o acionamento remoto por meio de um smartphone e um assistente virtual, como Alexa ou Google Assistant. O aplicativo Docol Connect permite a personalização de novas medidas e rotinas. A água é fornecida na quantidade exata solicitada, graças a um medidor de fluxo integrado ao sistema. Um único ajuste na alavanca monocomando define as preferências de vazão e temperatura da água e dispensa a necessidade de manipulação a cada uso, tornando as tarefas da cozinha mais práticas, cômodas e higiênicas.
Possui ainda diversos produtos com reconhecimento internacional, como a Naiade, premiada com o iF 2023.
10-Eucatex
A nova coleção Origens Nativas concentra os lançamentos da marca em painéis MDF BP e MDF Lacca para este ano, que traz ainda como destaque o acabamento BP Poro Supermatt, exclusivo nas Américas.
Origens Nativas, como o próprio nome indica, remete à história de nossos ancestrais, por meio de padrões e detalhes que refletem a essência e as belezas naturais do Brasil. “É uma viagem em busca de conforto e bem-estar, que se inspira nas florestas e tradições dos povos brasileiros, para valorizar nossas madeiras mais nobres e as cores presentes na natureza”, explica Alexandre Katsukake, gerente de Produto do segmento Indústria Moveleira e Revenda Madeireira da Eucatex.
Os seus padrões, combinados ou usados individualmente, traduzem a atmosfera perfeita para criar ambientes modernos em sintonia com a era do propósito, ou seja, a busca pela conexão entre materiais sustentáveis, recursos renováveis e preservação do meio ambiente.
A nova coleção está distribuída em três linhas que trazem diferentes padrões e cores, todos lançamentos para 2024. Na linha destaque BP Poro SuperMatt temos Madero Cinza, Madero Cacau, Nevada, Carvalho Tropical, Cumaru Nativo, Itaparica, Louro Freijó, Amêndoa Natural e Nogueira Terracota. Na BP Matt Soft, o padrão Petála Rosa. E na linha Lacca AD, as cores Verde Mar, Cinza Supremo, Cinza Urbano e Cacau Natural.
O que é o Poro Supermatt
É uma tecnologia que, neste momento, somente a Eucatex possui dentre os fabricantes em atividade nas Américas do Norte, Central e Sul. Esta inovação está presente hoje apenas na Europa.
Poro Supermatt é o único acabamento disponível no mercado que incorpora a variação visual e tátil com extrema naturalidade, valorizando as características mais realistas dos veios e das particularidades das madeiras. Tem a tecnologia Wood Touch, que minimiza as marcas de digitais e manchas na superfície do painel, assegurando que a beleza do acabamento seja sempre a protagonista.
#SantaLuzia #VivixVidrosPlanos #ExpoRevestir #Sustentabilidade #Qualidade #Inovação #Revestimentos #Acabamentos #Espelhos #Vidros #Rodapés #ColeçãoNero #ColeçãoSense
#Guararapes #40Anos #ExpoRevestir #MDF #Chroma #Faces #PortfólioCompleto #Inovação #Design #Arquitetura #Sustentabilidade #MadeiraReflorestada #Qualidade #SoluçõesParaSeuProjeto #ceusa #matchcolorsceusa #lookbook #Tendências #expresseseustyling #portinari #portobello #evol #roca #tramontina