Da Redação
Seja pela falta de tempo, o excesso de roupas, ou até mesmo a preguiça, nem sempre é
uma tarefa fácil manter o guarda-roupa ou o closet organizado. Porém, o caos dentro
dos armários contribui para nos deixar mais desgastados e estressados, além de
dificultar a procura das roupas na hora de montar um look desejado.
Para te ajudar na empreitada de arrumar tempo e disposição para organizar o armário, convocamos a personal organizer Lucianne Korn para ensinar 5 dicas valiosas e muito práticas, claro!
- Separe o que não usa mais
Parece clichê, mas separar as roupas que não usa mais é essencial para iniciar uma boa organização no guarda-roupa. “Neste momento é preciso ser racional e pensar quais peças que você usa e realmente gosta. O que sair de lá será levado para doação, um gesto que também traz uma sensação boa”, conta Lucianne, que ainda indica que o descarte seja feito a cada três meses.
Vale ressaltar também que, com a saída das roupas que não se usa mais do armário, sobra espaço para peças novas. - Peças-chaves em fácil acesso
Se você pratica alguma atividade que demanda um vestuário específico ou tem peças em que veste com mais frequência no dia a dia, Lucianne indica deixá-las em um lugar mais acessível. Além de facilitar na hora de se arrumar, isso evita bagunça na procura das peças. “Se você vai para a academia três vezes por semana, por exemplo, é legal ter um espaço facilitado dentro do armário para essas roupas. Se atividades físicas forem esporádicas, os trajes de ginástica podem estar em prateleiras mais altas”, sugere Lucianne.
- Padronização
Parece um mero detalhe, mas a padronização de cabides é uma ótima dica para deixar o armário com um visual mais bonito e estético. Isso se justifica, pois cabides diferentes desviam a atenção do olhar e dificultam a localização das roupas penduradas. No mercado, existem diversos modelos de cabides como de acrílico, madeira, veludo e Lucianne Korn indica apostar nos mais finos já que permitem mais economia de espaço. - Dobras e cores
Lucianne explica que o ideal é sempre pendurar a maioria das peças. No entanto, com a demanda de guarda-roupas cada vez mais compactos, faz-se necessário adaptar e fazer algumas substituições com as dobras. Para manter a organização e uma estética agradável, a profissional indica sempre fazer as dobras iguais para manter uma simetria: “Para facilitar nessa padronização, é possível adquirir gabaritos de dobras prontos e de diferentes formatos para vários tipos de roupas”, recomenda.Além disso, na hora de guardar, fique atento à quantidade empilhada e nas cores. “Busco trabalhar com pilhas pequenas e com peças de tonalidades parecidas”, sugere.
- Organizadores
Os organizadores são ótimas soluções para ajudar a manter a ordem e suprir a falta de espaço. Além da possibilidade de fazer em marcenaria, modelos em caixas e colmeias, feitos de diferentes materiais, colaboram para essa tarefa: “São opções muito bacanas para manter a ordem de peças íntimas, como também para guardar bolsas, gravatas e sapatos”, revela Lucianne.
A personal organizer recomenda atenção na hora da compra, haja vista com a variedade de modelos encontrados em lojas, na prática muitos não oferecem a funcionalidade esperada.
www.luhk.com.br
@luciannekornarquiteta
Categorias:
Guia de Lojas