Design em dose dupla: Projeto A Alma Brasileira na Abimad e Projeto Célula na Abup

20/07/2023
884
Views

Idealizados por Cris Rosenbaum, curadora de design, arte e artesanato, os projetos “A Alma Brasileira”  e o “Projeto Célula” são as atrações das feiras Abimad e Abup, ambas realizadas em Julho, em São Paulo.

Como protagonista plural na diversidade artística, Cris Rosenbaum lidera os projetos inspirados no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade. Visionária em promover e fomentar negócios entre artistas e artesãos brasileiros, Cris Rosenbaum comanda as edições da Feira na Rosenbaum há 11 anos.

Ao promover o design brasileiro na 36ª FEIRA ABIMAD, direcionada a lojistas e compradores do Brasil e do exterior, o projeto “A Alma Brasileira” oferece uma valiosa plataforma com oportunidades de negócios. A participação permite uma maior visibilidade, reconhecimento e expansão de mercado para os designers e os artistas convidados.

Em sua estreia na Abimad, a curadora selecionou 14 marcas criativas, com identidades distintas e marcantes, originárias de vários estados do Brasil, que apresentarão trabalhos autorais que refletem o melhor do design brasileiro, com produtos de alta qualidade estética, originalidade, inovação e atributos de sustentabilidade. A curadoria reuniu trabalhos com diferentes composições, técnicas e suportes, como madeira, porcelana, vidro, concreto, mármores, papel, resinas e metais.

As  marcas desenvolveram produtos que serão lançados durante a edição, como a ergonômica e leve Poltrona Sueto, assinada pela dupla mineira formada por Marllon Morais e Rodrigo Queiroz, do Estúdio Dentro. O designer Gabriel Freitas lança o Bar Frisson, um móvel desmontável circular com rodízios,  produzido em aço carbono. O Atelier Le Motif apresentará várias coleções inéditas em objetos decorativos feitos em porcelana.

No portfólio da seleção de criativos, o projeto “A Alma Brasileira” apresenta importantes nomes do universo de design e arte, com histórico e atuações consistentes, dentro e fora do país.

Entre os vários talentos, destaques para Suka Braga que atua como designer há vinte anos, participou de diversas exposições e mostras na América do Sul, Europa e América do Norte. Seu trabalho foi contemplado com os prêmios, Prêmio IBGM de design de jóias/2000, Prêmio IBGM de design de jóias/2008, Prêmio Internacional Jewelry Design Excellence Award/2009, coleção vencedora Audittions Brasil 2010.

Com Mestrado em Desenho Industrial pela Central Saint Martins, consagrada universidade londrina de artes,  o designer e artista Paulo Goldstein desenvolveu os projetos “Repair is Beautiful”, e “Scarcity Project”, participando ainda de diversas exposições, incluindo “Collect 2013”  na Saatchi Gallery e “What is Luxury” (2015) no Victoria & Albert Museum, ambas em Londres, no Reino Unido.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o designer mineiro André Ferri acumula uma sequência de importantes prêmios de design em mobiliário e iluminação (Prêmio Salão Design 2013, 2016, 2018), bem como o artista Chico Margarita que foi contemplado pelo Prêmio Design MCB – Museu da Casa Brasileira, Museu A Casa do Objeto Brasileiro e o internacional A’ Design Award.

Com peças únicas feitas a mão, utilizando árvores caídas e madeiras reaproveitadas, a marca criativa Toko Design Utilitário recebeu o Prêmio do Objeto Brasileiro pelo Museu A Casa do Objeto Brasileiro, na categoria de Produção Autoral.

A exposição “A Alma Brasileira” será no estande D20, localizado na RUA 600, entre as RUAS D e E.

 

Não é possível comentar.