Comece a organizar a casa para o final do ano

30/08/2017
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Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

O segundo semestre começou e parece que a nossa casa nos dá aquela olhadinha de canto de olho, como se fosse alguém nos pedindo um carinho especial. Todo ano é a mesma coisa: precisamos fazer aquela arrumação geral. O objetivo é separar as peças que não usamos mais, limpar os armários por dentro e organizar tudo. Para falar sobre esse assunto, nada melhor do que uma especialista! Veja as dicas que a personal organizer Karine Andrade, separou para tornar o nosso dia a dia mais fácil e chegarmos ao final do ano com a meta concluída. 

“Comece pelo ambiente que está incomodando mais. Mas, antes o meu conselho é o de fazer uma espécie de auto-análise, sabe? É preciso entender o porque da bagunça, o porque chegamos a ter ambientes tão desorganizados. E sempre que atendo um cliente, pergunto “o que você quer com este ambiente?” E não “o que você quer ter neste ambiente?” Quero ajudar as pessoas a entenderem que precisamos de QUALIDADE e não de quantidade! É um momento para as pessoas compreenderem que as vezes estão querendo colocar um elefante dentro do fusca e aí as coisas não vão se organizar nunca. E depois dessa conversa conseguimos praticar o ‘desapego’ e nos livrar das coisas acumuladas”, explica ela.

Decidido o primeiro ambiente, coloque a mão na massa! 

    • Nunca tire tudo que está dentro do armário de uma única vez, vá por partes. Se tirar tudo de uma vez, vai sentir um certo desespero, sem saber como colocar para dentro novamente, em tempo hábil. 
    • Comece por uma gaveta. Tire tudo de dentro dela. Selecione as mesmas peças. Blusa manga longa, blusa manga curta, regata, shorts, calças, saias etc. Coloque sempre os mesmo itens juntos. Para não acabar achando que não tem e comprando outro igual.
    • Algumas peças de roupas, assim como toalhas e cobertores podem ser guardadas em rolinhos. Esse formato ajuda você a ter mais espaço.
    • Nas gavetas, você pode colocar colmeias (divisórias internas) ou não. Porém, alguns produtos organizadores básicos ajudam a limitar espaço e preservam ainda mais a organização, como é o caso das divisões próprias para roupas íntimas. 
    • Quando dobramos as peças, categorizamos a gaveta ou a pilha de roupa, separando por cor, tipo de tecido e estação do ano. O espaço do armário é certo.

Essas são as primeiras dicas da Karine Andrade, que tem uma história de vida muito bacana.  Dá uma olhadinha como ela virou empreendedora nesse setor. 

Veja como tudo começou

Karine trabalhou por 14 anos como bancária, primeiro no HSBC e depois no Bradesco. Em virtude de cortes e fusões, ela teve que partir para um plano B. Como sempre gostou de organização e decoração – sim, estivemos na casa dela e é super arrumada e de muito bom gosto, – mesmo com a opção de continuar no setor financeiro, ela resolveu mudar totalmente de área. 

Fez um curso de personal organizer, começou a atender as amigas mais próximas, ganhou experiência e passou a atender clientes por indicação ou que acompanhavam o resultado dos seus trabalhos nas redes sociais. Hoje, Karine que mora, em São Bernardo, com o marido e o filho de oito anos, presta esse serviço para o ABC e São Paulo tanto para consumidores finais como para lojas. Ela dá treinamentos especializados, ensinando lojistas e vendedores a especificar produtos de organização da casa. 

“É gratificante ver como a organização traz felicidade à vida das pessoas. E o mais bacana é fazer com que elas percebam isso: o quão é recompensador, depois de um dia exaustivo, ter o prazer de chegar em casa e saber que ela está em ordem. Que você sabe exatamente onde está cada coisa. Costumo brincar que eu dou um endereço fixo para cada objeto. Isso faz com que qualquer morador saiba onde encontrar o que procura. A organização não se resume em deixar uma casa bonita e os armários impecáveis e degradês, é trazer a importância dela no dia a dia, na fluidez da vida de todos os moradores”, conta Karine.

Segundo ela, o trabalho da personal vai muito além de ser uma organizadora de armários. “A organização otimiza o tempo, os espaços e os gastos. Quando você começa a arrumar e levar os objetos para os seus lugares reservados, fica nítida a repetição de itens muitas vezes iguais, a compra desnecessária e o acúmulo. Todo mundo tem uma vida corrida e isso acaba sendo bastante comum”, orienta.

O trabalho da Karine funciona com uma visita até a casa do cliente, sem custo, para uma primeira entrevista, que dura cerca de duas horas e uma análise prévia dos espaços que precisam ser organizados. Ela faz um levantamento também das necessidades e indica alguns produtos organizadores. Após esse estudo, ela consegue fazer o orçamento pautado nas horas que serão gastas para a arrumação de cada ambiente. Ela cobra R$ 70 por hora para esse serviço, que ela denomina como ‘mão na massa’. A consultoria de duas horas para ensinar os moradores e os empregados da casa na arrumação, incluindo dobraduras de roupas, é feita em duas horas pelo valor de R$ 200.   

Comece aos poucos, por uma gaveta ou um nicho do armário ou closet.

Na cozinha, selecione os produtos e os deixe em ordem para evitar desperdícios.

Guarde panos de pratos em rolinhos.

 

Categorize o armário, por peças iguais, cores e tipos de tecido.

As colmeias internas ajudam a dividir melhor o espaço interno das gavetas.

Quando a dobra é a mesma, as peças amarrotam menos e ganhamos mais espaço nos armários.

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