CCBB SP comemora mais uma exposição de sucesso: Studio Drift – Vida em Coisas

22/07/2023
909
Views

Mais de 55 mil pessoas já visitaram Studio Drift – Vida em Coisas, no CCBB São Paulo 

Em cartaz até 07 de agosto, a mostra apresenta obras que recuperam em esculturas e instalações a relação da humanidade com a natureza; a visitação é gratuita com retirada de ingressos no bb.com.br/cultura

DRIFT Lonneke Gordijn and Ralph Nauta Foto/Photo: Teska Overbeeke

Sucesso entre públicos de diferentes idades, mais de 55 mil pessoas já conferiram a exposição Studio Drift – Vida em Coisas, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Usando a luz como um dos elementos básicos para a construção das obras, a mostra explora as relações entre humanos, natureza e tecnologia de forma simples e profunda. Em cartaz até 07 de agosto, os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria física do CCBB ou no site www.bb.com.br/cultura.

2006-2014 alumínio, aço inoxidável polido, seda, luzes de LED e robótica aluminium, polished stainless steel, silk, LEDs and robotics Foto/Photo: Henning Rogge

Ao entrar no centro cultural, o visitante é impactado por Shylight, uma escultura hipnótica que se abre e se fecha, numa fascinante coreografia que mimetiza o comportamento de flores que, durante a noite, se fecham, numa medida de proteção e de economia de recursos. A instalação recupera a ideia de que, na natureza, tudo está em constante metamorfose e adaptação.

Fragile Future no CCBB São Paulo, 2023 Foto/Photo: Agência Galo

Já a escultura Ego, exposta no novo anexo do CCBB SP, representa a rigidez da produção da humanidade e o quanto é importante que essa produção se torne fluida, para que não colapse. A obra questiona o quanto nossas esperanças, verdades e emoções são resultado direto da rigidez ou da fluidez de nossa mente. Um bloco de fibra de náilon oscila, graças à ação de oito motores e um algoritmo pensado especialmente para a obra.

Fragile Future 2005 sementes verdadeiras de dente-de-leão, bronze fosforoso, eletrônicos e luzes de LED real dandelion seeds, phosphorus bronze., electronics and LEDs Foto/Photo: Ronald Smits

A instalação Fragile Future procura fundir natureza e tecnologia em uma escultura multidisciplinar de luz. Temos, aqui, uma visão utópica e crítica do futuro do nosso planeta, em que duas formas de evolução aparentemente opostas realizam um pacto de sobrevivência. Circuitos elétricos tridimensionais, de bronze, ficam conectados a sementes da planta dente-de-leão, que emitem luzes. 

Amplitude 2015 latão, vidro borossilicato, robótica e aço inoxidável brass, borosilicate glass, robotics and stainless steel Foto/Photo: Ronald Smits

Também fazem parte da exposição as peças AmplitudeFranchise FreedomCoded NatureDriftersDandelight e Making of DRIFT, uma instalação com peças que mostra uma espécie de “making of” do trabalho da dupla. Para a construção dessas obras monumentais, os artistas comandam uma equipe multidisciplinar de 64 pessoas, com um estúdio em Amsterdã e outro em Nova York.

EGO no CCBB São Paulo, 2023 Foto/Photo: Agência Galo

Studio Drift – Vida em Coisas tem curadoria de Alfons Hug e Marcello Dantas e após a passagem por São Paulo percorrerá os CCBBs Belo Horizonte e Brasília. O patrocínio da mostra é do Banco do Brasil e da BB Asset Management, com produção executiva da MADAI ART. Ingressos disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.

Exposição: Studio Drift – Vida em Coisas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: até 07 de agosto
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

ccbbsp@bb.com.br

Não é possível comentar.