Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
As mídias sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos e consumimos informação, e o mercado de Arquitetura e Decoração não ficou de fora. Hoje, arquitetos e designers se consolidam como influenciadores digitais, alavancando seus negócios e escritórios através da criação de conteúdo relevante e engajador.
A popularização da arquitetura nas redes sociais representa uma mudança significativa na forma como a profissão é vista e valorizada pela sociedade. As plataformas digitais abrem um mundo de possibilidades para arquitetos e designers, que podem utilizá-las para fortalecer sua marca pessoal, ampliar seu alcance, conectar-se com clientes potenciais e, acima de tudo, contribuir para a construção de um mundo mais belo, funcional e inspirador.
E quando os profissionais passam a criar conteúdo começam a despertar o interesse de grandes players de mercado. Para saber um pouco mais sobre esse olhar das marcas para os arquitetos e designers com perfis de influencers, conversamos com Camila D’Andrea Bourroul, coordenadora de Branding na Westwing, responsável pelo relacionamento com arquitetos e com
Igor Amancio, coordenador de Social e Marketing de Influência na Westwing.
Casa Vida Prática: Quais foram as ações de Marketing da Westwing com Arquitetos-influencers?
Westwing: Arquitetos e especificadores são comunidades primárias para a Westwing. Tendo em vista que uma das nossas principais fortalezas, enquanto marca, é a produção de conteúdo, prospectamos ativamente profissionais que também são criadores para reverberar nossas ações especiais, eventos em loja, lançamentos e o nosso portfólio por meio de publicações orgânicas e parcerias pagas nas redes sociais, destacando também estes profissionais nas nossas séries originais. Entendemos que essa conexão e manutenção de relacionamento agrega muito valor para o negócio, uma vez que permite a comunicação direta com bases qualificadas de clientes e traz o aval de profissionais da área, o que é vital para uma operação nativo digital como a nossa. Para nós essa
troca e comunicação constante é importante para termos um feedback desses profissionais, seja pelo serviço ou produtos oferecidos.
Casa Vida Prática: Quem foram os profissionais selecionados e qual a análise pré-contratação que estabelecia o
possível match com a marca?
Westwing: Nossa principal régua é a qualidade da entrega — dos projetos assinados pelo parceiro ao conteúdo produzido. A partir deste parâmetro, exploramos diferentes perfis. Neste ano, já fizemos ações com criadores como Clara Nahas, que é arquiteta e dialoga com um público mais jovem, ao mesmo tempo em que gravamos conteúdos com Zaira Gon (NOSSO ATELIÊ), que traz uma estética mais sóbria. No fim do dia, a mensagem que queremos transmitir é essa: cabe Westwing em todo o tipo de projeto, sob o olhar de todo bom arquiteto.
Casa Vida Prática: Como foram mensurados os resultados?
Westwing: Como em toda comunidade, entendemos que estamos conversando com um nicho. Isso posto, acompanhamos a evolução do quantitativo, mas também com um olhar qualitativo. Para além das métricas dos arquitetos-influenciadores, olhamos para os dados de conversão. Neste recorte, o número de pedidos por especificação certamente é menor quando comparado ao volume de
pedidos totais, mas nossos dados apontam que o ticket médio cresce consideravelmente quando estes parceiros entram com produtos da Westwing nos projetos e, principalmente, acompanham o cliente até a loja para fazer o pedido. Essa métrica de sucesso é especialmente importante para as nossas principais praças em São Paulo, onde temos o suporte das nossas lojas físicas. Hoje, estes espaços são nosso principal ponto focal do programa de benefícios, que ainda está em desenvolvimento. Estamos amadurecendo modelos para estreitar ainda mais a penetração e, em breve, expandir esse modelo e experiência de especificação no digital, a fim de escalar ainda mais o programa.
Casa Vida Prática: A empresa também fez collabs criativas com designers e arquitetos influencers? De quais linhas e coleções?
Sim. Nossa área de desenvolvimento de produto tem um olhar ativo para o mercado e para nomes que partilham do nosso ethos. Essa sinergia entre as equipes de Marketing e Private Label, área que assina as criações Westwing Collection, possibilitou lançamentos de collabs com designers como Julia Danesi, que assina uma coleção de mesa posta junto à sua mãe, a chef de cozinha Carla Pernambuco;
Filipe Jardim, ilustrador com trabalho extenso no segmento de moda e alta costura; e Luiza Perea, designer que agregou uma visão única para o desenvolvimento de têxteis e alguns dos nossos best-sellers de tapetes; Parcerias com instituições de ensino superior, como UNESP e, mais recentemente, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, também são apostas para introduzir a
marca aos talentos em formação e extrair aprendizados para o desenvolvimento de peças. Além disso, possuímos profissionais formados em arquitetura e designer em diversas áreas, além do private label, que apresenta esse olhar agregador em toda a companhia.
Assista ao vídeo MEMÓRIAS SOBRE A MESA: Carla Pernambuco + Júlia Danesi
Para saber mais, acesse: www.westwing.com.br
#Westwing #Decoração #Arquitetura #Dicas #Segredos #Revelados #Exclusivo #Masterclass #TransformeSuaCasa #DignoDeCapaDeRevista #OportunidadeImperdível #CliqueAqui #VagaGarantida