ABERTO/02 inaugura em residência projetada por Vilanova Artigas em São Paulo

17/08/2023
1730
Views

Da Redação
Fotos: Ruy Teixeira

Eleita como uma das melhores exposições de 2022, ABERTO chega à sua segunda edição.

ABERTO não é feira de arte, é uma exposição com curadoria, realizada em um espaço inédito,
criando um diálogo entre a arte nacional e internacional, a arquitetura e o design.

ABERTO/02 acontecerá em uma residência nunca antes aberta ao público projetada por Vilanova Artigas, expoente da chamada Escola Paulista de arquitetura. Entre as obras exibidas, um icônico Edgar Degas, de 1884, que pertenceu à lendária coleção Ann e Gordon Getty, além de obras especialmente produzidas para a exposição por grandes artistas brasileiros e nomes de peso da história da arte.

ABERTO/02, em parceria com a Etel, fará o lançamento de móveis assinados por Artigas, nunca comercializados. E Claudia Moreira Salles e Humberto Campana apresentarão peças inéditas comissionadas especialmente para a exposição.

ABERTO é uma plataforma de exposições itinerantes, realizadas em espaços inusitados – fora do circuito tradicional de museus e galerias – que ficam abertos à visitação do público durante todo o período do evento.

A iniciativa funciona como um canal para a apreciação do elo entre arte, arquitetura e design, gerando um diálogo entre a arte brasileira e internacional em espaços cuidadosamente selecionados.

ABERTO/02 acontecerá em uma residência nunca antes aberta ao público projetada por Vilanova Artigas, expoente da chamada escola Paulista de Arquitetura. Entre as obras exibidas, um icônico Edgar Degas, de 1884, que perteceu à lendária coleção Ann e Gordon Getty, além de obras especialmente produzidas para a exposição por grandes artistas brasileiros e nomes de peso da história da Arte.

ABERTO/02, em parceria com a Etel, fará o laçanmento de móveis assinadas por artigas, nunca comercealizados. E Claudia Moreiras Sallles e Humberto Campana apresentarão peças inéditas comissionadas especialmente para a exposição.

A Casa:

Alfred era engenheiro, tinha sido aluno de Artigas na Poli e também passou a lecionar lá.

Nos anos 50, quando foram vizinhos, no bairro do Campo Belo, o casal tinha a intenção de construir no terreno próximo à casa de Artigas e sua família. Mas acabaram adquirindo um terreno no Alto da Boa Vista onde, finalmente, em 1973, realizaram o sonho de construir a partir do projeto de Artigas. Segundo o projeto, a casa teria a fachada perpendicular à rua, e os pavimentos interligados por rampas. A sala de jantar, funcionando como elemento agregador da família, seria a grande estrela do projeto. Ao longo da construção, Gunther e Artigas ficaram muito amigos.

A Casa Domschke foi mantida em perfeito estado de conservação pela família até hoje.

Curadoria: Claudia Moreira Salles, Filipe Assis e Kiki Mazzucchelli.

Visitação: De 13/8 à 17/9
Quarta a Domingo, dás 9h30 às 17h. Última entrada: 16h30
Ingressos: R$ 40,00 (meia) e R$ 80,00 (inteira).
Compre seu ingresso em:
https://aberto02.byinti.com/#/ticket/

Rua Comendador Elias Zarzur, 2036
Alto da Boa Vista
São Paulo- SP

Não é possível comentar.