Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Para a segunda moradia de um jovem casal, o escritório Trigo Arquitetura, comandado por Silvia Silot e Mariane Vanzei, realizou um projeto bastante clean e funcional. “De um lado, a moradora tem um estilo clássico e do outro, o marido gosta de tudo o que é minimalista. O nosso desafio foi fazer a junção desses dois estilos e agradá-los com cada escolha. Fomos dosando um pouco em cada um dos ambientes e o resultado agradou a ambos”, explica Mariane.
O casal trouxe o sofá do apartamento antigo. Aproveitar móveis na composição do projeto da casa nova é sempre uma das melhores formas de economizar. A parede de destaque da sala fica por conta do mosaico da Castelatto. E toda a marcenaria é da Celmar. “Como é o segundo apartamento, eles já sabiam a real necessidade de armários e ficou mais fácil projetar os móveis, afinal, o apartamento é compacto. Usamos e abusamos de soluções de marcenaria para armazenar todos os itens”, conta Silvia.
Como a varanda foi integrada à sala, a pedido dos moradores, as arquitetas optaram por uma mesa de jantar redonda e um bar, que também abriga o cantinho do café. E a cozinha recebeu um balcão de apoio com banquetas.
A cozinha tem um revestimento 3D em um estilo clássico e os pendentes da bancada são completamente minimalistas.
O quarto da pequena moradora foi pensado para acompanhar seu crescimento, então, as arquitetas fizeram um armário com porta de espelho que vai servir para quando ela ficar mocinha. “Também trabalhamos com o tom de Fendi que é uma cor que vai acompanhar todo o desenvolvimento da Malu. Além disso, desenhamos alguns nichos decorativos que comportam os livrinhos de história e bichinhos de pelúcia”, explica Mariane.
Segundo ela, os nichos e prateleiras são soluções para quartos de todas as idades. E no espaço da cama, elas optaram por um modelo Montessoriano de casinha. Futuramente poderá ser instalada uma bancada de estudos e uma cama de solteiro tradicional. E o papel de parede de estrelinha que brilha poderá ser substituído facilmente.
Já o outro quarto, foi concebido com parede de drywall para receber hóspedes e abrigar o home office, muito utilizado pelo morador.
E o quarto do casal comporta um armário em toda a parede para suprir às necessidades de organização de roupas, calçados e acessórios. A televisão foi instalada com suporte de teto, uma solução prática e com um custo muito interessante. A cabeceira estofada deixa o ambiente mais aconchegante, juntamente com os pendentes nas laterais, espelhos e o papel de parede clássico.
Trigo Arquitetura
11 98711-1122 11 4423-1242
Av. João XXIII 20 sala 21 – Vl. Gilda – Santo André