A beleza está na brasilidade dos revestimentos cerâmicos

22/07/2024
118
Views

Desde a minha visita a edição deste ano da ExpoRevestir, fiquei imaginando todos os lançamentos da Lepri aplicados nos mais variados projetos. E com a CASACOR SP deu para ver como os talentosos profissionais usaram os produtos da marca em seus espaços.

Os revestimentos da Lepri foram destaque em seis ambientes e exemplificam bem as tendências do morar traduzidas pela mostra. Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, permitem a personalização dos espaços, ao mesmo tempo em que despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza (são sustentáveis).

“A arte foi a protagonista, acompanhada por muita poesia e objetos artesanais onde se percebe o valor das mãos em cada trançado. Quadros bordados com miçangas, rendas de memórias afetivas protegidas por vidros envoltos, muita cerâmica e materiais naturais para admirar, sentir e se conectar”, destaca Ruth Fingerhut, consultora de tendências e designer especializada no segmento de revestimentos cerâmicos.

Os revestimentos da Lepri foram destaque em seis ambientes e exemplificam bem as tendências do morar traduzidas pela mostra. Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, permitem a personalização dos espaços, ao mesmo tempo em que despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza (são sustentáveis). “Sua composição natural remete ao acolhimento e às memórias afetivas, por isso estão em perfeita sintonia com os projetos apresentados”, complementa Ludmila Lepri, diretora de marketing da Lepri.

A coleção Invecchiatto Nero da Lepri, no formato 23 x 23 cm, torna ainda mais confortável e sensorial o projeto de Renata Patelli

No Terreiro de Ale Salles, o banco redondo foi revestido com o Anticatto Olaria Granulatto Terracota 5 x 10 cm

O Invecchiatto Champagne 11 x 11 cm da Lepri abraça a Cozinha Torno de Bruno Reis e Helena Kallas (Mandril Arquitetura)

Olaria Anticatto Granulatto Terracota no formato 5×10 cm aplicado na jardineira do Conexão Natural de Renata Guastelli

Barbara Dundes revestiu o piso com a coleção Invecchiatto TERRACOTA no formato 14 x 23 cm

Para Ruth Fingerhut outro destaque da CasaCor SP neste ano foi a composição das cores! “Lindas e elegantes, valorizaram nichos e combinações harmoniosas. Principalmente os azuis e verdes em composições elegantes e charmosas. Mas é claro que os tons Terracota foram muito valorizados, e já faz parte dos clássicos. Detalhes tão ricos que o olhar chega a ficar hipnotizado”, finaliza. Em todos os ambientes mostrou que dentro de cada estilo não pode faltar o aconchego que todos queremos para morar. Espaços onde cada visitante pode, sim, usar todas as ideias por serem reais e não um showroom ou uma vitrine. A argila natural foi muito utilizada em vários detalhes entrando também como protagonista.

Projetos em destaque:
O ambiente “Conexão Natural” foi projetado por Renata Guastelli como um jardim contemplativo, um refúgio para conectar os visitantes com a natureza, promovendo uma vivência imersiva no presente, alinhado ao tema da mostra. Valoriza a integração com a natureza por meio da seleção de plantas que criam um ambiente tropical diversificado, acolhedor e vibrante.

  • No Terreiro, criado pelo arquiteto Alexandre Salles (Estúdio Tarimba) com foco na ancestralidade afro-brasileira, o protagonismo ficou por conta da cor terracota, criando a noção do pisar no chão, da terra batida. “Usar lajotas e revestimentos que criem essa ligação com a terra e com o barro faz todo sentido”, completa Salles. Os pisos cerâmicos são da Lepri e referenciam os materiais e tonalidades usados nos quintais e terreiros.
  • Bárbara Dundes se conectou ao taoísmo para criar a CASA TAO, um ambiente que busca evidenciar e compreender o universo, a natureza e a constância dos seus ciclos de transformações. A coleção Invecchiatto Terracota, lançamento da Lepri em 2024, foi a escolha perfeita no processo de reconhecimento da força da ancestralidade e para integrar as tradições dos trabalhos artesanais às tecnologias contemporâneas que transformam, conjunta e profundamente, matérias-primas, integrando-se para alcançar a beleza efêmera do momento presente.
  • A Oficina Francisco Brennand, projetada pela arquiteta Renata Patelli, incorpora conceitos significativos, como o início da vida, a reprodução e a interconexão do homem com a natureza. E nada melhor do que a cerâmica natural e artesanal da Lepri, Invecchiatto Nero no formato 23 x 23 cm, para revestir o piso do espaço. Somente uma cerâmica natural como essa para tornar ainda mais confortável e sensorial o toque da pele (dos pés e mãos) e a troca de energia com a matéria prima (barro). Esta coleção proporciona a mesma sensação de andar descalço na terra.
  • Para a “Cozinha Torno”, o ponto de partida de Bruno Reis e Helena Kallas (Mandril Arquitetura) foi a experiência com modelagem de barro. A cerâmica sensorial da Lepri Terracota, no acabamento Invenchiatto Champagne, abraça a cozinha e proporciona muito aconchego. Reveste parte do piso, parede, forro e sanca, emoldurando a tapeçaria. A tonalidade quente da Terracota está em total sintonia com o desejo de acolhimento deste ambiente.
  • A Steel House, projetada pelo escritório carioca Sabugosa Arquitetura, faz do livro a essência de um verdadeiro refúgio. É um convite à contemplação através de ambientes integrados e minimalistas. Com paredes curvas e ângulos orgânicos, a arquitetura moderna se faz presente em todos os detalhes. A cerâmica sensorial da Lepri, Anticatto Olaria Atacama, utilizada para revestir as paredes da cozinha e do banheiro, proporciona o acolhimento de uma paleta suave e de um pequeno formato (5 x 10 cm), exclusivo da marca, que permite sua aplicação em diferentes espaços, mesmo os curvos, com muito charme e modernidade.

Fotos: Luiz Gomes

#CASACORSP #Lepri #RevestimentosCerâmicos #DecoraçãoBrasileira #Sustentabilidade

Não é possível comentar.