PASSO 1- Inspiração e criação da peça
Neste caso, vou começar falando sobre criação de produtos.
Isso pode ser, para muitas pessoas, o mais difícil… Digo isso porque, para costurar, é preciso aprender as técnicas e se especializar, mas para criar, é preciso inspiração!
Minha inspiração para a criação da peça perfeita desde quando iniciei neste mercado e mesmo depois para criar as peças de minhas coleções, vinha de diversos lugares. Sim, de lugares até imprevisíveis!
Sempre tive um olhar para o belo, desde criança queria que o mundo fosse mais bonito e tudo o que via, imagina o que eu poderia fazer para que ele ficasse mais bonito. Sim, isso é verdade!
Flui aflorando este meu olhar conforme ia crescendo, e reparando cada vez mais em tudo à minha volta, em tudo aquilo que para muitos não enxergavam nada, eu via inspiração. Uma árvore, uma flor, um restaurante, uma loja, um aviamento, um filme….tudo! E a parti dali, unindo com mais e mais referências que buscava, criava minhas peças.
Minha sugestão para você que também cria e executa é que ative esse olhar para o belo, não só veja as coisas, ENXERGUE elas!
Muitas pessoas me falam que sentem dificuldade em inovar e ser criativa, e digo que para criar, primeiro você deve estar antenada às tendências, e no que está se passando no mundo, e segundo, que é preciso ativar e treinar este olhar para o mundo, e para o belo.
Sempre digo também para buscar referências, e não cópias. Vejo muito mais do mesmo por aí, produtos copiados e relançados por várias pessoas…
Claro, é legal ter alguém como referência para seguir, mas a partir do momento que você copia, você não cria a sua própria identidade. Você não coloca a sua personalidade naquilo que faz.
Na minha opinião, você deve pôr a sua “pitada”, do seu gosto, do seu jeito, e criar o seu bom gosto, a sua identidade, aquilo que você acredita, que é verdadeiro pra você. Porque o cliente vai ver a sua peça e produto e vai se encantar…. com você! E pelo seu talento.
Porque todas nós que estamos neste mercado podemos lançar tendências, então, acredite em você!
2° PASSO- Beleza
Acredito que a beleza de uma peça pode estar relacionada a vários fatores, como por exemplo, ao bom gosto, a qualidade do tecido e aviamentos escolhidos, aos detalhes dos acabamentos, a precisão da modelagem, e a delicadeza de como foi finalizado os arremates.
Apenas 1 desses fatores executados de forma ruim pode estragar todo o resultado, deixando a peça com aparência desleixada, mal feita e feia. E nós não queremos isso, não é mesmo?
Nós devemos ter sempre uma finalização perfeita, pois irá passar elegância, limpeza e
A costura não é um processo rápido e muito menos simples, pois passa por várias etapas. Exige muita paciência, técnica e capricho. Qualquer pessoa pode aprender a modelar e costurar, mas finalizar uma peça com um acabamento perfeito vai depender do capricho de cada um.
Como disse, é algo que se consegue com paciência e dedicação. E a beleza neste caso é fundamental.
No meu ateliê, todos os pedidos que chegavam passavam por uma conferência, e antes de ir pra confecção, tudo que estava no pedido era avaliado e separado.
Todos os materiais necessários para a produção das peças como, os tecidos, os aviamentos, botões, zíperes, eram separados e colocados numa pasta com o nome da cliente, e só quanto estivesse totalmente completo e sem faltar nada ia para a confecção junto do controle com o prazo de entrega. Sim, o trabalho era enorme, mas essencial para quem trabalha com confecção. Desta forma organizada eu ajudava minha equipe na hora da produção das peças e evitava erros.
Outra coisa que sempre dei muito valor era com a limpeza das peças.
Independentemente do tamanho que for sua confecção, digo isso caso você trabalhe sozinha também…. A limpeza da peça é um fator imprescindível.
É preciso limpar as peças, e ser muito cuidadosa. Era muito triste quando uma peça chegava pra mim com fios puxados, soltos, embutidos… com total falta de capricho. Não podemos entregar para o nosso cliente absolutamente nada sem esse cuidado. É preciso olhar e avaliar a peça inteira e limpar tudo.
Também acho importante entregar para sua cliente a sua peça, se possível, muito bem passada e em perfeito estado.
Nada saia do meu ateliê sem antes ir para a passadeira.
3 PASSO- Embalagem
Uma embalagem adequada também é de extrema importância. Ela precisa ser a última conferência de qualidade da peça.
Uma aposta certa para valorizar o artesanato é o uso de uma embalagem linda e diferenciada. Fique atenta, porque a identidade visual do seu negócio vai muito além dos produtos.
Aposte em uma embalagem que remeta à sua identidade visual e que, ao mesmo tempo, combine com o produto. Uma embalagem poderosa e um laço bem lindo e bem feito faz toda a diferença!
Ah, e se puder, envie ou entregue para o seu cliente algum mimo, algo que ele nem estava esperando…. e coloque também um cartão lindo de agradecimento. Ele, sem dúvida, ficará encantado!
Excelência no trabalho. Essa deve ser a sua meta.