CaféBiju: quando moda e acessórios andam lado a lado

09/04/2019
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Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: Samara Alcantara do @estudiodule

Todo mundo sabe que eu adoro café!!! E, essa história tem muito mais do que apenas essa minha paixão por coffee. Ela é uma daquelas histórias apaixonantes de uma mulher que resolve empreender, descobrindo muitas habilidades, entre as quais a do velho e bom comércio. Ah, o COMÉRCIO!

E o Café está aqui também, no nome da marca e no sobrenome da dona da loja! CaféBiju, criada por Aliane Café. Formada em Administração de Empresas, ela atuou na área comercial por mais de dez anos no setor corporativo, mais precisamente em empresas de Tecnologia. Mas, a vontade de empreender começou junto com ‘aquilo que lhe dava muito prazer’: combinar diferentes acessórios com os looks do dia a dia. Algo que, rapidamente, passou a despertar comentários e à curiosidade de outras mulheres. Que amavam suas combinações.

Entrevista com Aliane Café, criadora da marca CaféBiju

Foi ai que surgiu a ideia de montar um negócio relacionado com moda e acessórios, sua grande paixão. A marca que une o sobrenome do pai Café + Biju foi criada, em dezembro de 2013, com a mesma naturalidade e espontaneidade, com que ela sempre brincou na composição do próprio visual.

Uma oportunidade de mercado se revelou a partir da habilidade da empresária em montar diferentes combinações com bijuterias finas!


O atendimento personalizado é o grande diferencial. Desde o início me dediquei à atender bem a nossa cliente, e hoje, isso se torna cada vez mais o ponto-chave da marca. Logo no início de 2014, pessoas interessadas em revender passaram a me procurar. Aos poucos, organizei uma equipe de revendedoras muito especial, que se dedica a um contato mais próximo com cada cliente”, Aliane é interrompida pela irmã, Airane, que complementa: “Quem representa a CaféBiju são verdadeiras amigas, pessoas de muita confiança e realmente parceiras, é um relacionamento duradouro e consolidado”, explica ela .

Em paralelo, Aliane decidiu que estava na hora de mudar a identidade visual da marca. E, atenta às mudanças da internet – com o fortalecimento do papel das blogueiras fashionistas – ela começou a apresentar os seus produtos para este universo, o que alavancou as vendas online. Na mesma época, ela saiu do home office  , principalmente pela falta de espaço para a organização de estoque e da estrutura administrativa. Em 2016, ela investiu no primeiro escritório da CaféBiju e comemorou a chegada da irmã, que assumiu toda a gestão comercial e revendedoras.

“Escrito à mão, o nosso novo logo tornou-se uma assinatura delicada, graciosa e forte. É possível visualizar as iniciais da marca CB, onde o “B” lembra o formato do coração, ícone do amor, refletido em tudo o que constitui a CaféBiju”, conta Aliane.

Com a expansão, o escritório também precisava crescer e atender uma solicitação inerente à boa parte das clientes: um showroom. “Elas queriam ver a coleção toda, experimentar, testar e brincar com as combinações de looks assim como nós!”, brinca Airane, que é a mais desenvolta das irmãs, no quesito comunicação, pois é formada em Relações Públicas.

A migração das blogueiras para o instagram foi acompanhada atenciosamente pelas ‘irmãs Café’ e elas tiveram a ousadia de aprender as novas linguagens e transformaram-se em garotas-propagandas da própria marca. Não delegam sua comunicação. São empreendedoras que vão atrás de conhecimento, experimentam, estudam e se aventuram a gravar stories, postar fotos muito bem produzidas e transmitir o que realmente o seu público quer. Sim, elas já sabem quais são as preferências do seu público.

“Por mais que uma tendência esteja em evidência, nós sabemos o ponto exato em que ela será aceita e útil para nossas clientes. Apostamos em peças de design moderno, procuramos materiais e acessórios de qualidade para garantir beleza e custo acessível”, afirma Aliane, que venceu à timidez e aparece linda, leve e solta nas postagens da marca.  “Dessa forma, as clientes sabem quem está por trás da CaféBiju, garantindo para quem chega à marca, que o propósito é espalhar beleza, cuidado e carinho em forma de acessórios. Mais que comercializar SemiJóias e Bijoux Finas, quero que a marca seja o fiel retrato do amor e dedicação que carrego em mim”, afirma.

O Showroom é uma verdadeira experiência de compra

Sabe, o que sempre frisamos nas nossas pautas: o empreendedorismo antenado com as mudanças no comportamento da consumidora. O showroom da CaféBiju alavancou em 100% no faturamento comparado entre 2017 e 2018. Ou seja, as consumidoras online queriam muito vivenciar essa experiência. A abertura foi um sucesso. Não só pela decoração e ambientação aconchegante, que faz sim com que você fique pelo menos uma hora experimentando as peças, como o carinho prestado por elas e pela equipe, mimos e delícias, como bolachinhas, damascos e espumante, além do cremosíssimo café.


Mas, os frequentes lançamentos de coleções, em eventos abertos às clientes e novas clientes no showroom e divulgados nas redes sociais, sempre fazem muito sucesso. “Todos os esforços da empresa seguem concentrados para a inovação, a excelência na experiência, no conforto e na comodidade para as clientes efetuarem as compras pelo meio que desejarem: no Showroom, nas Redes Sociais, no Site, no WhatsApp e com as nossas Revendedoras”, reitera Airane.

“Tenho estudado muito, e as peças estão cada vez mais diferenciadas, com itens exclusivos, banhos, pedras e composições únicas. Sem contar que a nossa divulgação com fotos profissionais feitas por uma fotógrafa profissinal , stories diários e parceria com diversas influencers é uma via de mão dupla. Ou seja, recebemos muitas sugestões e dicas para nos aperfeiçoarmos sempre!”, conclui Aliane.

Dicas práticas dessas empreendedoras de sucesso:

– Empreenda em uma área que você goste muito!
– Estude se é melhor começar por um negócio online ou ter uma loja física.
– Procure cursos para se aprimorar: gestão de negócios, tendências de mercado, mídias sociais, marketing, fundamentos de e-commerce, design de produto, atendimento e vendas diferenciadas etc.
– Invista na identidade visual da sua marca, na embalagem, nas tags e outros materiais impressos.
– Procure parcerias com empresárias, blogueiras e influencers digitais. Porém, não terceirize o seu marketing de influência. Saiba que você é o maior influenciador do seu negócio!!!

Quer conhecer mais sobre essa história de sucesso?
www.cafebiju.com.br
Instagram: @cafebiju

Fotos dessa matéria: www.estudiodule.com

Categorias:
Moda

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