Por Dani Stoppa
Eu já escutava da minha avó: Um dos maiores pecados que cometemos contra a nossa pele é dormir maquiada.
Bonitinha né!? Durante mais de duas décadas ela foi revendedora de cosméticos por catálogo, muito sabia aliás, porque mesmo sem as informações e as facilidades dos tempos modernos, sempre teve um ritual diário de cuidados com a sua pele e passava isso para as suas clientes como se fosse uma mantra da fórmula da juventude.
Nele era imprescindível a limpeza, tonificação e hidratação diária da pele.
Mas quem nunca nesta vida não cometeu o sacrilégio de chegar em casa depois de uma festa, uma balada ou apenas um dia exaustivo de trabalho e simplesmente caiu na cama como se não houvesse amanhã, sem se preocupar com a pele e tudo mais que passamos nela?
Independentemente do seu tipo de pele, do produto usado ser baratinho ou top de linha, precisamos limpar a pele antes de dormir sim, pois uma das consequências mortais pela falta de limpeza é a obstrução dos poros, o que contribui para o aumento da oleosidade. E, o surgimento de cravos e espinhas, além dos sinais visíveis de envelhecimento precoce, uma vez que é durante o sono que se dá a renovação da nossa pele. Isso sem contar que com a falta de higienização e hidratação diária a pele perde aquele viço e a luminosidade naturais que tanto adoramos.
Há um tempo atrás li sobre a experiência pessoal que a repórter inglesa Anna Pursglove (foto acima) fez, após ficar um mês apenas lavando a pele durante o banho sem o uso de qualquer demaquilante, tônico ou hidratante e no dia seguinte começava a rotina novamente de reaplicar a maquiagem (base, rímel, lápis, blush, gloss).
Enfim, ela acreditava que essa pressão que existe para que se faça a limpeza correta do rosto fosse puro comércio, apenas uma tática para se vender mais produtos. Ela passou por especialistas que fizeram uma análise completa da sua pele antes do início do teste e 30 dias depois, quando refizeram a mesma análise para checar os resultados.
Logo no primeiro dia ela teve um susto ao olhar seu travesseiro. Ao longo dos 30 dias ela teve coceira nos olhos (chegou ao ponto de passar no décimo dia com um oftalmologista por acordar com os olhos inchados – decorrência do excesso de rímel nos cílios); caspas nos cílios; manchas brancas, vermelhidão e ressecamento da pele.
No final da experiência, o resultado foi assustador: a sua pele estava toda avermelhada, 20% mais ressecada, 5% com os poros mais abertos e as rugas existentes estavam mais acentuadas, isto porque ocorreu a diminuição da elasticidade.
Conclusão. Após 30 dias de maus cuidados com a pele: um envelhecimento precoce de 10 anos, provavelmente devido ao grande acúmulo de detritos, ocasionando assim um aceleramento do processo de envelhecimento.
(Você pode verificar a matéria na íntegra http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2380419/What-sleeping-make-does-skin-Our-shocking-experiment-exposes-happens.html).
Quando li a matéria realmente fiquei assustada. “Como assim?! São apenas 30 dias!
Confesso que depois disso, fiquei muito mais chata com a minha pele e pego muito mais no pé das minhas clientes com isso.
Aprenda a cuidar da sua pele:
Então vamos lá aprender o passo a passo de como cuidar da sua pele antes de dormir. A melhor maneira de começar a limpeza é primeiro aplicar o demaquilante ou a água micelar com a ajuda de um algodão, em seguida lavar bem o rosto com um sabonete ou espuma facial, enxaguar com água fria em abundância (vai ajudar a fechar os poros e ativar a circulação dos vasos sanguíneos desta região) e finalizar com um tônico (sem álcool) e um hidratante próprio para a sua pele.
Vale ressaltar que se algum item da make que você passou for a prova d’água, será necessário um demaquilante bifásico, pois contém óleo na sua composição, o que ajuda na retirada mais facilmente do produto da pele.
Agora vamos as #dicasdadani que vocês tanto amam:
Um produto com baixo custo que serve como um demaquilante bifásico é o óleo de bebê, geralmente uso da marca Johnson’s.
Seu sabonete ou espuma facial acabou? Você pode substituir por um shampoo de bebê, por ter o PH neutro não vai arder os olhos ou irritar a pele.
Podemos fazer uso da água micelar, como um um produto único que você consegue pular várias etapas, indo direto para a hidratação da pele? Sim, podemos, mas apenas “eventualmente”, pois não conseguimos remover completamente a make apenas com este produto. Eu particularmente sinto a necessidade de lavar o rosto depois de aplicá-lo.
Dani Stoppa é designer de sobrancelhas & maquiadora profissional formada pela Academia Internacional da Beleza. Suas inspirações surgem de desfiles, editoriais femininos e claro, da beleza natural da mulher brasileira. Sempre em busca de atualizações especializou-se em noivas, debutantes, madrinhas e festas. Preza sempre por qualidade, por isso utiliza somente marcas como M.A.C, Dior, Givenchy, Guerlian e Make Up Forever. Sua missão é realçar a beleza da mulher com leveza e sofisticação!