Tudo junto e misturado

09/01/2018
253
Views

Da Redação

Não se trata apenas da quebra de paredes, mas sim de um estilo de vida que muitas pessoas estão aderindo em seus lares. A integração dos ambientes em imoveis com metragens menores também é recomendada para dar amplitude. Falar desse recurso, então, é buscar um melhor layout para privilegiar o convívio social.

A integração normalmente acontece entre as salas de jantar e estar e também entre a cozinha, mas isso não significa que não pode ocorrer em outros ambientes. Os arquitetos Priscila Tressino e Bernardo Tressino da PB Arquitetura explicam que existem várias maneiras funcionais de integrar, um exemplo disso é criar o home office na sala de estar, mas separá-lo por alguma porta de correr. 

“A integração facilita também a circulação dos moradores, ainda mais se o ambiente for de pouca metragem”, ressalta o arquiteto Bernardo. Mas alguns detalhes precisam ser avaliados antes de querer quebrar qualquer parede e ir colocando os móveis em qualquer lugar. Os arquitetos ressaltam que, além dos móveis, a iluminação ajuda a criar a delimitação do espaço, fazendo com que o aspecto visual dos ambientes seja diferenciado, mesmo com a integração. Veja as dicas da dupla de arquitetos:

Iluminação: “Com a iluminação, as pessoas enxergam que ali existem dois ou três ambientes diferentes, assim cada “cantinho” não perde sua personalidade e funcionalidade”, conta Priscila.

Soluções que integram: A sala e a cozinha formam um par perfeito. O uso de ilhas e balcões é uma ótima opção para quem gosta de cozinhar e receber os amigos, e gostaria de fazer isso sem deixar nenhum dos dois de lado.

Inclua a área externa: Se a integração for em uma casa, a dica é incluir também a área externa. Com portas de vidro, o jardim ou a varanda passam a ser uma vista agradável e por mais que haja integração, podem ser separados pela porta quando houver vontade.

Varanda: Caso a varanda seja em apartamento, a união com a sala deve ser cuidadosa. Se a varanda for com uma metragem pequena e os moradores quiserem essa integração, poderá ser utilizada a porta de vidro também. A quebra da parede, neste caso, pode criar um efeito contrário: uma sala com apenas mais um quadrado e não um local amplo.

Redução de custos: Hoje, existem apartamentos com plantas reduzidas e a integração vem se tornando a melhor solução, pois possui custos menores e ainda traz um ótimo resultado.  

PB Arquitetura 
http://pbarquitetura.com.br/
@pbarquiteturanoinsta

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.