Indomáveis Presenças: Uma Celebração da Arte Negra, Indígena e LGBTQIAPN+ no CCBB São Paulo

03/02/2025
77
Views

Exposição inédita reúne 114 obras de 16 artistas que desafiam normas e celebram a diversidade na arte brasileira.

Após uma temporada de sucesso no CCBB Brasília, a aguardada exposição Indomáveis Presenças chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) no dia 5 de fevereiro, onde ficará em cartaz até o dia 7 de abril de 2025. Com entrada gratuita, a mostra promete uma imersão profunda e transformadora no universo da arte contemporânea brasileira.

Idealizada pela AfrontArt, plataforma baiana de impacto social e inovação, a exposição tem curadoria de Luana Kayodê, CEO Fundadora e diretora criativa da Afrontart, e Cinthia Guedes, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como curadora convidada. A mostra reúne 114 obras de 16 artistas de diversas regiões do país, que se destacam por suas perspectivas únicas e inovadoras.

Uma Celebração da Diversidade e da Inclusão

Com foco na valorização das artes negras, indígenas e LGBTQIAPN+, Indomáveis Presenças oferece um espaço de visibilidade e reconhecimento para artistas que historicamente enfrentam resistência no circuito tradicional. A exposição é uma oportunidade para o público conhecer e se conectar com narrativas plurais e pluriculturais, que desafiam normas e celebram a diversidade da produção artística brasileira.

Linguagens Artísticas Plurais

A mostra reúne obras de diferentes linguagens artísticas, como gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, performances e obras criadas com recursos de inteligência artificial. Através de uma abordagem singular sobre história, identidade e percepção, os processos artísticos se entrelaçam para questionar e transformar a forma como vemos e representamos o Brasil.

Artistas que Inspiram e Transformam

Entre os artistas participantes, destacam-se nomes como Adu Santos, que investiga as ausências e presenças no discurso museológico; Bixa Tropical, que celebra a liberdade corporal e o tropicalismo brasileiro; Cosmos Benedito, artista transmasculino e autista que aborda ancestralidade indígena e descolonização; e Uyra Sodoma, artista indígena e travesti que conecta floresta e cidade em performances marcantes.

A exposição conta ainda com outros artistas que exploram diferentes conexões entre corpo, identidade e ancestralidade, como Bernardo Conceição, Edgar Azevedo, Panamby, Emerson Rocha, Gê Viana, Helen Salomão, Juh Almeida, Lucas Cordeiro, Mayara Ferrão, Rafa Bqueer, Rafaela Kennedy e Rainha F.

Um Convite à Reflexão e à Transformação

Indomáveis Presenças é um convite à reflexão sobre a importância de dar voz a narrativas muitas vezes invisibilizadas e uma oportunidade de oferecer experiências enriquecedoras e transformadoras para todos os públicos. A exposição é um marco importante na valorização da diversidade e da pluralidade artística do país, e representa o compromisso do Banco do Brasil com a promoção da inclusão, da igualdade e da construção de um futuro mais justo e equitativo.

Informações: De 05 de fevereiro a 07 de abril de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP
Anexo – Rua da Quitanda, 80
Entrada gratuita
Ingressos: Retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Classificação Livre
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Contato: (11) 4297-0600 | ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$
14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é
gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também
uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas
de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até
o CCBB (200 m).

bb.com.br/cultura

instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura

#IndomaveisPresencas #CCBBsp #ArteNegra #ArteIndigena #ArteLGBTQIAPN+ #Diversidade #Inclusao #Cultura #SaoPaulo

Categorias:
Dicas culturais

Não é possível comentar.