O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que assolam o estado desde o final de abril. Milhares de pessoas foram afetadas, com casas destruídas, desabrigados e desalojados, além de um número crescente de vítimas fatais.
Ajude agora!
É hora de nos unirmos em solidariedade ao povo gaúcho! Diversas ações de ajuda estão em curso e você pode fazer a diferença:
Doe:
O governo do estado optou por reativar o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Restabelecendo a chave
PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado e vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.
Os recursos provenientes das doações serão integralmente direcionados para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas. A reabertura deste canal oficial de doações tem como objetivo centralizar a ajuda financeira, oferecer segurança aos doadores e aumentar a transparência na utilização dos recursos, uma vez que todas as movimentações financeiras serão submetidas à auditoria e fiscalização do poder público.
Atenção: Ao realizar a operação, é fundamental confirmar que o nome da conta indicada seja “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco seja o Banrisul.
A Central Única das Favelas (CUFA – RS) está mobilizada em função de auxiliar os afetados, contribuindo diretamente na logística de entrega de doações, as quais podem ser destinadas para os contatos sinalizados abaixo. Também está recebendo doações através da chave PIX doacoescufars@gmail.com
- CUFA Esteio: Eduardo Cardoso – 51 99938 3662
- CUFA Montenegro: Rogério Santos – 51 98184 4018
- CUFA Sapucaia do Sul: Fábio Evangelista 51 99943 6779
- CUFA São Leopoldo: Pablo Dalavera – 51 99238 8068
- CUFA Alvorada: Rodrigo Borba – 51 98444 5278
- CUFA Santa Maria: Abraão da Silva – 55 99215 9096
- Porto Alegre, Vale do Taquari ou outras regiões: Junior Torres – 55 99659 2525
Doações nas agências dos Correios
As agências dos Correios em São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul estão recebendo doações a partir desta segunda-feira, 6 de maio, para ajudar as vítimas das intensas chuvas que assolaram o estado gaúcho, causando mortes, desabrigados e danos significativos nas infraestruturas locais. Os Correios transportarão gratuitamente os donativos, incluindo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e vestuário, em parceria com a Defesa Civil estadual. Em Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e funcionários para auxiliar as operações de socorro.
O que doar para as vítimas das enchentes?
- Kits de higiene e de limpeza
- Itens de vestuário (lembre de amarrar os pares dos sapatos para facilitar na separação)
- Roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores
- Móveis e eletrodomésticos
#VamosAjudarORioGrandeDoSul #ForçaGaúcha #CheiasRS