Salão do Móvel de Milão 2024: Nove marcas brasileiras brilham com design inovador e sustentável!

15/04/2024
474
Views

Da Redação

O Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), um dos eventos mais importantes do mundo do design, está em ebulição com a presença marcante de marcas brasileiras. Nove empresas ostentam seus estandes próprios, demonstrando a criatividade, a qualidade e a sustentabilidade do design nacional.

Com o mote “where design evolves”, “onde o design evolui”, o Salone del Mobile.Milano 2024 se realiza entre 16 e 21 de abril nos pavilhões de Fiera Milano Rho. Evolução e inovação são as palavras-chaves que melhor descrevem o momento, além de oferecer um quadro de referência para a indústria internacional do design.

De uma feira de negócios, segundo propôs a organização no preview do evento para imprensa, na última semana no prestigiado Piccolo Teatro Strehler, o Salone está se tornando “cada vez mais um contexto inclusivo, responsável e baseado em valores, voltado a gerar relacionamentos, histórias e projetos significativos durante todo o ano. Enfim, uma grande plataforma para o presente, o futuro e também a memória do design.

Marcas brasileiras de design autoral e assinado, atuantes geralmente no mercado de alto padrão, se destacam no cenário global. Entre elas, Modalle Móveis, Sier, Uultis, Sollos e A Lot Of Brasil estarão expondo nos disputados pavilhões de design do Salone del Mobile.Milano.

Peças desenvolvidas pela by Kamy em parceria com grandes nomes do design nacional estão entre os destaques das exposições organizadas pelo Brazilian Furniture, projeto setorial promovido pela ABIMÓVEL e ApexBrasil, na Semana de Design de Milão 2024.

Os lançamentos se dividem entre os dois principais eventos do festival: o Salone del Mobile, entre 16 e 21 de abril, e o Fuorisalone, que como um todo ocorre entre 15 e 21 de abril, mas cuja exposição brasileira segue até 28 de abril.

Nesta edição, a by Kamy está representada no programa D+I e nas exposições em Milão por meio das peças exclusivas assinadas pelos designers Sérgio J. Matos e André Marcolino.

Tapetes Tambaki Verde e Vermelho 1,50 x 2,00 m Sobrepostas, as camadas de peças ovaladas dão corpo ao Tapete Tambaki. Na junção harmoniosa guardam as referências que tecem a criação. No nome da espécie de peixe comum às águas dos rios do Amazonas, na reverência à origem assentada na língua indígena Tupi, no mosaico que reflete a inspiração tomada das escamas brilhantes. A matéria-prima é a corda de polipropileno às voltas em contornos que vertem da unidade para o todo, invadindo a linearidade das bordas com porções arredondadas intermitentes. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento. São costuradas as peças individuais e depois “entrelaçadas” e costuradas para montar a peça toda.

A Tapeçaria “Cidade Maravilhosa” foi o fio condutor que deu continuidade e coesão visual a todos os tapetes e tapeçarias desta coleção criada por André Marcolino. Ela reflete o trabalho primoroso da by Kamy Verde, onde cada peça colorida do desenho é um fragmento de tapete garimpado no galpão Verde da marca. A peça reúne fragmentos de tapetes de viscose, lã, poliéster, juta e sisal, que contribuem para transmitir, com leveza e harmonia, o comprometimento do designer em retratar uma cena tipicamente carioca com a singularidade e a diversidade desta cidade tão intensa.

Entre as marcas brasileiras presentes, um destaque é a ArboReal, que apresenta móveis feitos com madeira certificada FSC, proveniente de florestas manejadas de forma responsável. Já a Century impressiona com seus sofás modulares e poltronas confortáveis, utilizando materiais reciclados e couro de origem sustentável.

A São Marcos se destaca com seus móveis clássicos reinventados com um toque contemporâneo, enquanto a GH Group apresenta soluções inovadoras para o mobiliário corporativo, priorizando a ergonomia e a funcionalidade.

A Modalle encanta com seus designs atemporais e peças versáteis. A primeira colaboração DIEEDRO por Jayme Bernardo + Modalle será lançada em Milão e integrará “Alma”, a Coleção 2024.

O sofá outdoor possui um sistema modular, com estrutura de alumínio e encosto trançado de corda náutica chata de 6 mm. Já a mesa de centro Stella, com formato quase estrelado, possui base de madeira teca e tampo de vidro 15 mm.

A Coleção Dolce Far Niente DIEEDRO por Jayme Bernardo para Modalle é composta por um sistema modular de sofás outdoor, que se encaixam perfeitamente também em projetos indoor. Com estilo minimalista, a Coleção tem estrutura em alumínio e encosto trançado em corda náutica chata de 6mm, assento tapeçado fixo e tapeçaria de encosto removível.

Num mundo onde a conformidade é a norma, Minpin se destaca como um farol de criatividade e ousadia. É um lembrete de que a beleza pode ser encontrada no inesperado e que o verdadeiro luxo não reside no preço, mas na arte e na imaginação necessárias para criar algo verdadeiramente único.

A St. James apresenta a coleção MINPIN, assinada pelo designer italiano Matteo Cibic. Inspirado pelo mundo fantástico do conto de Roald Dahl, “Billy e os Minpins”, Cibic embarcou em uma jornada de pura imaginação para desenvolver a nova linha. Imerso na história do livro, ele descobriu um mundo onde minúsculas criaturas chamadas Minpins viviam na floresta, convivendo em harmonia com a natureza e espalhando alegria por onde passavam. Foi esse espírito de fantasia e aventura que deu origem à coleção Minpin.

A Sollos + Jader Almeida, por sua vez, apresenta uma coleção exclusiva de luminárias e móveis, combinando design arrojado com materiais de alta qualidade.

Desde 2014, a parceria entre a indústria SOLLOS e o designer Jader Almeida forma uma exposição independente como parte da programação da Fuorisalone – festival de design que ocorre paralelamente à feira, conhecido pela efervescência criativa. Desde então, suas apresentações durante a Semana de Design de Milão geram grande expectativa e sucesso de público.

Com o intuito de explorar o mundo icônico e a identidade da marca brasileira, será apresentado um espaço concebido com precisão pelo diretor criativo e designer Jader Almeida, baseado em materiais sutis, seus ícones e suas singularidades.

A Zen traz para o Salão a sua linha de móveis de design autoral, produzidos com materiais naturais e processos sustentáveis.

Desde 2014, a parceria entre a indústria SOLLOS. e o designer Jader Almeida forma uma exposição independente como parte da programação da Fuorisalone – festival de design que ocorre paralelamente à feira, conhecido pela efervescência criativa. Desde então, suas apresentações durante a Semana de Design de Milão geram grande expectativa e sucesso de público.

Além dos estandes individuais, a exposição “Design + Indústria” apresenta 21 colaborações entre marcas e designers nacionais, como o sofá Friends, desenvolvido por Roberta Rampazzo para a Modalle.

Friends Sofá premiado no A Design Award & Competition

“O design brasileiro está em alta! A presença de tantas marcas talentosas no Salão do Móvel demonstra a força e a maturidade do nosso setor”, afirma Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Brazilian Furniture.

Também fora da feira, o Brasil dá passos importantes nas exposições externas ao Salone. Entre estas marcas, está a Ornare, que realizará o lançamento oficial durante a Milan Design Week de seu showroom, aberto na Via Manzoni, um dos endereços mais prestigiados de Milão. Ocupando o histórico Palazzo Gallarati, datado do século XVIII, a Ornare, com showrooms em mercados internacionais como Estados Unidos e Dubai, demarca a abertura de sua primeira flagship store no continente europeu.

O Salão do Móvel de Milão 2024 vai até 21 de abril. Não perca a oportunidade de conhecer o que de melhor o design brasileiro tem a oferecer!

Salão do Móvel de Milão, design brasileiro, sustentabilidade, inovação, criatividade, móveis, decoração.

Categorias:
Dicas de viagem

Não é possível comentar.