Conhece o Mundo das Crianças, em Jundiaí? Essa é uma dica para anotar e compartilhar: passeio gratuito, divertido e educativo, perfeito para fazer nas férias ou no final de semana
O Mundo das Crianças fica localizado na cidade de Jundiaí, a apenas 50 km da capital paulista. Também fica muito próximo a Campinas e outras cidades da região, sendo uma ótima opção de bate-volta.
O parque é bem grande e completo: escorregas, circuitos com cordas e obstáculos, playgrounds e áreas molhadas com chafariz, que as crianças simplesmente amaram! Ah, não se esqueça da roupa extra e toalha para as crianças poderem brincar na parte que molha.
Mundo das Crianças: atrações
O parque Mundo das Crianças é um excelente passeio para famílias, pois tem muitas atividades – e o melhor: tudo gratuito. Você pode ir somente para caminhar ou pode fazer um piquenique, andar de bike ou de skate. Também tem quadras de diversos esportes para reservar, também gratuitamente.
Na parte infantil, são três playgrounds bem legais, além das áreas molhadas, que são duas fontes que jorram água do chão, refrescando a garotada.
Confira as principais atrações do Mundo das Crianças em Jundiaí:
- Playgrounds
- Fontes de água interativas
- Casa na árvore
- Pistas de caminhada
- Quadras esportivas (necessita reserva no site)
- Pista de skate
- Mirante
O que você vai encontrar no Mundo das Crianças
Playground do Foguete
Símbolo do Mundo das Crianças, o foguete de 10 metros de altura é mais um espaço de brincar, onde as crianças sobem e escalam para descer nos escorregas.
A área é cercada de diversos pula-pulas coloridos, além de um letreiro lindo para tirar fotos.
Playground de circuitos
Eu achei bem legal esse playground, um imenso espaço com diversos circuitos e percursos para as crianças se divertirem. Tem labirinto de cordas, circuito de equilíbrio, ponte de madeira, trepa-trepa, túnel e muito mais.
Essa área é bem aberta, por isso recomendo fortemente que você passe protetor solar, leve boné e também uma garrafinha de água, que aliás você pode reabastecer nos bebedouros espalhados pelo parque.
Do lado dessa área também tem uma parte com três escorregas bem grandes, que as crianças adoraram descer.
Áreas molhadas
São dois espaços diferentes com duas fontes interativas de onde jorram água do chão. Uma maravilha para a criançada se refrescar. Foi a parte favorita do parque na opinião dos meus filhos.
Em um certo momento, as fontes pararam de jogar água sem prévio aviso. Imagino que haja horário específico de funcionamento desta atração, mas não vi essa informação em nenhum local. Quando você for, pergunte na entrada do parque.
Casa da Árvore Pica-Pau
Infelizmente, no dia que eu fui estava fechada.
Mas fiquei bem curiosa para ver como é por dentro, porque por fora ela é linda demais.
Parede de escalada
Uma parede pequena para que as crianças possam escalar e até pular o muro para o outro lado.
Quadras
São várias quadras, de diferentes esportes, espalhadas pelo parque.
Tem campo de grama sintética também, quadra de tênis, de beach tênis, de vôlei de praia e de basquete. Para utilizar no fim de semana e feriados é necessário reservar pelo site com antecedência.
Parkour
Achei linda essa parte do Mundo das Crianças, mas não estava funcionando no dia que eu fui.
É um circuito com barreiras onde a pessoa precisa pular, escalar, subir e descer até chegar ao final. O uso de tênis é obrigatório.
Mirante
Apenas para apreciar a paisagem da Serra do Japi e da represa de acumulação que abastece a cidade de Jundiaí.
Como funciona o parque Mundo das Crianças
O acesso ao Mundo das Crianças é totalmente gratuito, sendo administrado pela DAE Jundiaí. O parque fica em área de preservação ambiental, onde tem também a represa que abastece a cidade.
Para organizar melhor o acesso dos visitantes, é necessário agendar a visita para o parque aos finais de semana e feriados. Durante a semana o acesso é livre.
O agendamento é feito pelo site do Mundo das Crianças, que abre as vagas toda segunda-feira, a partir do meio-dia. Cada CPF dá direito a até cinco visitantes (o titular do documento e quatro acompanhantes).
Mundo das Crianças: como visitar
A visita aos finais de semana requer agendamento prévio pelo site. CLIQUE AQUI.
Nos dias de semana não é necessário reservar.
Dicas antes de visitar
O parque tem boa estrutura de sanitários e bebedouros, mas apenas uma lanchonete. Então, seguem algumas dicas importantes antes de visitar o Mundo das Crianças:
- Leve um lanchinho ou coisas para fazer um piquenique, pois o parque tem apenas uma lanchonete (ao lado do Mirante) que vende salgadinho, sorvete, água e refrigerante.
- Leve garrafinha de água e abasteça nos bebedouros espalhados pelo parque.
- Passe protetor solar. O parque tem muitas áreas abertas sem sombra, e o sol do interior não é pouca coisa.
- Leve roupa extra, chinelo e toalha, caso as crianças queiram ir nas áreas que molham. O parque possui vestiários e banheiros com boa estrutura.
- Se quiser emendar um almoço junto com o passeio no parque, indico o Villa Brunholi.
- Se quiser um espaço gostoso para tomar um café da manhã ou da tarde, indico o Empório Coisas de Minas Jundiaí. Prove o pão de queijo recheado com queijo da serra da Canastra e o waffle com cobertura de doce de leite! É divino!
✦ Mundo das Crianças – Preço
- Entrada gratuita
- Estacionamento gratuito
✦ Mundo das Crianças – Horário de funcionamento
O Parque Mundo da Criança funciona de terça a domingo, das 7h às 17h (entrada até às 16h)
Visitas aos finais de semana e feriados precisam de agendamento pelo site do Mundo das Crianças.
Fonte: Alessandra Oggioni