Assinado pelo arquiteto Renato Mendonça, o apartamento de 146 m² mescla o gosto e o acervo do casal. A reforma também harmoniza o piso Akafloor de madeira maciça cumaru com muito branco, preto e toques de cor.
Alessandra, pedagoga; e Francisco, arquiteto, já eram casados há alguns anos, mas viviam em estados diferentes – ela, na capital paranaense; ele, na capital paulista. Mas agora que decidiram morar sob o mesmo teto, precisavam de espaço e funcionalidade para reunir e acomodar nos finais de semana a grande família. Para isso, o apartamento de 146 m² sofreu algumas modificações na planta, adaptações no design de interiores e, principalmente, no layout proposto pela construtora.
À esq., na cozinha, também foi usado o piso de madeira maciça cumaru, da Akafloor. Acompanhando a mesma tonalidade, MDF no forro e nos armários. À dir., fica evidente a unidade entre os ambientes e a harmonia de seus revestimentos. Fotos: Evelyn Müller
“A primeira alteração que propus foi integrar a varanda com a sala de estar e jantar. Com isso, criei um bar e um segundo ambiente de refeições, pensando justamente em ampliar os assentos para possíveis jantares e outras ocasiões em que estivessem reunidos os filhos e genros do casal”, explica Renato. “Também modifiquei um pouco a planta do apartamento para permitir que a cozinha ficasse integrada ao ambiente social, enquanto a área de serviço permaneceu um pouco mais isolada”, diz.
Bastante confortável, o living acomoda toda a família. Integrada ao ambiente, a varanda ainda possui uma segunda sala de jantar. Sem tapetes, o espaço exibe piso de madeira maciça cumaru, da Akafloor. Na estante da TV e também nas paredes de tijolinhos é o branco que prevalece. Aqui, ele foi empregado também nos móveis e contrasta com o tapete e o piso de madeira maciça de cumaru, da Akafloor. Foto: Evelyn Müller
Na área íntima foram mantidas as três suítes, porém com configurações que se adaptassem ao dia a dia de Alessandra e Francisco. Uma delas manteve as funções de suíte master do casal, a outra virou um confortável quarto de hóspedes e a outra assumiu dupla função de escritório e terceiro dormitório, caso haja necessidade. “Promover o conforto e a flexibilidade no layout dos espaços íntimos foi fundamental para criar um ambiente que se adaptasse à família”, explica o arquiteto.
Mesclar os gostos do casal, também foi primordial para um projeto harmonioso. Afinal, além de móveis e peças novas, o apartamento ganhou objetos já existentes no acervo de cada um deles. Alessandra preferia detalhes e mobiliários na cor preta. Francisco tinha uma pouco de receio dessa escolha. “Misturamos o preto com bastante branco, um toque de cor e piso, forro, mobiliário e muitos detalhes em madeira. O resultado foi uma estética atemporal criada a partir do contraste de texturas e materiais”, diz Renato.
À esq, a suíte do casal acompanha a mesma estética do restante do apartamento. À dir., no escritório que também faz às vezes de terceiro dormitório, o piso Akafloor de madeira maciça cumaru combina com a bancada e outros detalhes da marcenaria. Fotos: Evelyn Müller