Criação de mobiliário escolar está de olho na interação e alta flexibilidade.

10/08/2023
1108
Views

Com um histórico consolidado e um olhar atento às demandas dos educadores, a Novidário ganha destaque na criação de mobiliário escolar, criando espaços de interação e alta flexibilidade.

Durante a pandemia, observou-se uma série de mudanças nas relações sociais em diferentes esferas, inclusive a educacional. Novas maneiras de ensinar são diariamente discutidas e experimentadas, percorrendo o campo da arquitetura e ciências sociais, propondo modelos de ensino para os novos tempos.

Em parceria com os escritórios de arquitetura como GOAA, Andrade Morettin, Carlos Bracher Arquitetos Associados, Base Urbana e Carolina Penna, a Novidário movimenta projetos escolares, desenvolvendo soluções arquitetônicas e de design que estimulam a criatividade e se adaptam às necessidades pedagógicas de forma dinâmica. Em seu portfólio, observa-se a expertise em escolas como o Espaço EKOA, Camino School, Arena Castanheiras, Lourenço Castanho, Escola Politécnica da USP e entre outros.

“Mudanças estão ocorrendo e é necessário que os espaços se adequem a esse novo conceito. O aprendizado colaborativo requer ambientes mais dinâmicos que oferecem diferentes propostas de disposição dos móveis e possibilitem a alteração do layout com facilidade, auxiliando alunos e professores em suas atividades”, explica José Machado, sócio e head designer da Novidário.

Com soluções de design inovadoras, os projetos trazem respostas a um cenário que demanda autonomia e liberdade, abrindo espaço para o movimento, a iluminação e a criação, e ressignificando o papel social e interativo com a natureza.

O projeto para o Espaço EKOA, assinado pelo escritório Carlos Bracher Arquitetos Associados, é um dos cases de sucesso da Novidário, que levou à conceituação especial da Mesa Trevo, garantindo liberdade, estabilidade estrutural e proteção para o uso intenso no dia a dia.

 

Em uma das trocas com o escritório, os arquitetos explicam que “todos os espaços da escola são pensados como ambientes de aprendizado. A tentativa é que todos os lugares possam ser ocupados de mais de uma maneira. No pátio, as crianças poderão ter aulas de corpo e movimento, aulas de biologia, contação de histórias, culinária e fotografia, entre outras inúmeras possibilidades. O mobiliário das salas de aula também sugere diferentes formas de ocupação, podendo ser usada para disciplinas que exijam mais concentração, e para atividades livres e desprogramadas. Espera-se que um espaço de aprendizado esteja em constante transformação, e o projeto de arquitetura precisa atender a essa necessidade constante de mudança.”

A fim de potencializar a adaptabilidade e abarcar diferentes atividades, os mobiliários ganham papel importante ao proporcionar um espaço multifuncional, acolhedor e seguro às crianças.

Em projeto vencedor do segundo lugar na premiação Obra do Ano 2023, a Arena Castanheiras, projeto assinado pelo Estúdio Trópico, também recebe mobiliário da Novidário, priorizando qualidade, alta customização e conforto aos usuários.

Garantindo diferentes arranjos a serem explorados pedagogicamente pelos educadores, a Novidário é referência em design escolar, na união de estética e funcionalidade, criando um lugar convidativo, aconchegante e versátil para as diferentes possibilidades de uso.

Trazendo o que há de melhor do ambiente corporativo para o universitário, o escritório Superlimão também adere os móveis da linha Jataí, em projeto para a AmbevOn – parceria entre Ambev e a Escola Politécnica da USP que visa aproximar os alunos do mercado de trabalho por meio da inovação e do empreendedorismo.

“Escolhemos a Novidário para compor boa parte do mobiliário por algumas razões bem claras: a qualidade que se reflete na resistência dos produtos, a variedade de opções, e acima de tudo, a flexibilidade. Toda vez que visitamos o lugar, observamos o uso do mobiliário, sem resistência para explorar novas configurações espaciais, mover os móveis e mudar o layout de acordo com as necessidades do dia a dia.”, afirma Lula Gouveia, sócio e arquiteto do Superlimão.

“Ressignificando o clássico, criando novas soluções e propondo diferentes posturas de trabalho, abrimos um diálogo sobre a importância do espaço de aprendizagem. O Superlimão entendeu perfeitamente este conceito e abraçou esta causa no projeto da Ambev On.”, acrescenta José Machado, sócio e head designer da Novidário.

Sensível às demandas dos clientes, e colaborativa no processo de repensar soluções mais funcionais e estratégicas para cada projeto, a Novidário é reconhecida por seu portfólio diverso, resultado do cuidado, empatia e escuta ativa com os envolvidos no processo.

Atendemos o mercado em sua totalidade, incluindo restaurantes, escritórios, museus, praças, áreas comuns, escolas e residências.

“A relação do usuário com o ambiente é nosso norte de pesquisa e atenção a cada lançamento. Como as pessoas interagem nos espaços de convívio e o cuidado com a materialidade são as premissas do nosso modo de criar” (Luciana Sobral).

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.