Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Abordagem de temas realmente relevantes para as épocas atuais. Mesmo tendo feito algumas visitas minuciosas na edição 2023 da Casacor São Paulo, foi no tour para a imprensa promovido pelas Tintas Coral que eu realmente entendi algumas das histórias por trás das paletas de cores tão expressivas criados esse ano. Tudo bem que já tínhamos um pré-lançamento “incutido” da collab com o filme Barbie Movie , mas o roteiro na mostra paulistana foi um presente para a minha alma de jornalista de decor.
Foi uma manhã que ficará para sempre na minha memória. Muito mais do que uma apresentação das campanhas do ano, paletas e produtos, foi um mergulho nos conceitos atuais do morar de mulheres e homens brasileiros. E me senti representada em diferentes momentos. Foi emocionante e intimista.
Entre as ações da marca, vale destacar também um ensaio fotográfico que personificou cada uma das personas criadas pelos arquitetos para representar o morador de cada um dos espaços criados para a mostra. A humanização ficou incrível e cada modelo foi escolhido a dedo.
“Pela primeira vez , os ambientes da CASACOR, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, ganharam vida em ensaios fotográficos que mesclam o sonho inspirador de viver em um ambiente de CASACOR com a realidade de pessoas tangíveis, vivendo em vários de seus espaços que refletem as suas personalidades e individualidades, concretizando o conceito Coral Cores do seu Viver”, conta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marketing e Cor para Tintas Decorativas da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral. “A campanha direciona a audiência para a página da Coral na plataforma Pinterest, a maior comunidade de inspiração da internet, na qual a imaginação do nosso público encontra uma marca premium que transcende os espaços para as pessoas viverem suas inspirações e suas cores”, explica Zaponi.
Seguindo critérios de destaque e variedade das cores utilizadas, que tornam esses espaços únicos, sete ambientes foram escolhidos para mostrar pessoas em situações do dia a dia. “As peças traduzem a naturalidade de quem vive o seu momento individual no seu ambiente, salientando seu pertencimento, seu viver naquele lugar, o seu lar”, comenta André Barreiros, Diretor Criativo a VMLY&R e um dos criadores da campanha.
As três pessoas que posaram de modelos nos espaços foram pensadas e selecionadas de acordo com perfis determinados. Uma mulher na faixa de 60 anos cheia de histórias e experiência é quem habita, por exemplo, a Casa Coral, projetada pelo arquiteto Ricardo Abreu. A personagem Cora é quem dá mais vida a esse espaço que é uma ode ao movimento Barbiecore, seja em seu momento de yoga, tomando um vinho ou penteando os cabelos brancos dessa mulher que resolveu assumir sua identidade e não teme o envelhecimento ou etarismo. Também passeiam pelos ambientes da mostra uma mulher de 30 anos, arquiteta em ascensão; e um homem de 40 anos, empresário e aventureiro.
Para sanar a curiosidade natural de quem vê as peças, os nomes das cores são evidenciados em boxes, com os mesmos tons das paredes e alguns objetos coloridos que formam as paletas de cor dos espaços. É assim, por exemplo, que é possível descobrir o Rosa Pêssego nas paredes da Casa Coral, o pink Passo da Dançarina, no Loft O Reverso do Metaverso de Brunete Fraccaroli; o tom terroso Verão Siciliano da Casa Magenta do BC Arquitetos; ou o Azul Fantasma, tonalidade criada especialmente para a Praça do Polinizador de Luciano Zanardo.
As peças e vídeos também poderão ser vistas no Instagram, Facebook, YouTube e Pinterest. Encontre essas e outras inspirações no Pinterest da @tintascoral.
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