Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: Henrique Ribeiro
O projeto corporativo da arquiteta Natália Guesso para a nova sede da Construtora e Incorporadora B.Canton prioriza os conceitos atuais para os ambientes de trabalho: móveis com leveza e ergonomia, iluminação adequada, espaços de descompressão, soluções de integração e privacidade quando necessário.
Tudo foi pensado e baseado no branding da B.Canton, com espaços modernos, bonitos e funcionais. Porém, a flexibilidade merece o nosso destaque, principalmente por promover espaços inspiradores para fomentação de novas ideias e negócios.
Pensando em oferecer um excelente trabalho também para o setor corporativo, Natália Guesso se especializou em um dos cursos da área, sendo certificada pelo Mensch&Büro Akademie – Gepr. ArbeitsplatzExpertin (MBA). “Logo após terminarmos o primeiro decorado para a construtora, iniciamos os estudos para a nova sede e demais escritórios. Embora minha paixão seja pelo projeto, acompanhamos todas as etapas, a gestão da obra e a entrega final. E no projeto corporativo, além de adequar tudo às necessidades da empresa e ao bem-estar da equipe, nos preocupamos em aproveitar ao máximo o acervo do cliente e respeitar o investimento desejado, buscando soluções viáveis. Mais do que seguir a identidade da marca, seguindo as cores e conceito, o projeto de ambientes corporativos tem o poder de conectar pessoas. Desde o hall dos elevadores, passando pela recepção até as salas de reuniões, todos os ambientes surpreendem e acolhem”, conta Natália sobre a proposta para a sede.
O projeto ficou leve, despojado e criativo, com ambientes modernos, separação de setores sem divisórias e por cores, enfim com bastante espaço aberto. Segundo ela, os conceitos mudam sempre e os ambientes corporativos precisam acompanhar a flexibilidade e a mobilidade das novas formas de trabalho. “Na área do café, por exemplo, é possível fazer algumas reuniões e mesmo nas salas de atendimento ou reunião, a decoração permite a descompressão em diferentes momentos”, observa ela.
Entre os pontos fortes do projeto (RS Design) e (Sala Bella) está a mescla de mobiliário com design moderno e com a ergonomia necessária e formatos orgânicos com peças que permitem que às pessoas trabalhem em conjunto ou individualmente, dependendo das demandas do dia.
Para complementar, a arquiteta deu preferência a instalação de luminárias soltas, algumas desenhadas para cada espaço e elementos biofílicos, como os jardins suspensos e as plantas pendendo das estruturas, estantes e lustres.
Garantindo a privacidade quando necessário, espaços individuais e salas de reuniões foram separadas por divisórias de vidros, com películas especiais que mudam do transparente para o branco leitoso por automação. Permitindo a amplitude visual ao mesmo tempo que preservam a privacidade.
https://www.nataliaguesso.com.
(11) 95654-6990