A primeira árvore fotovoltaica do Brasil começa a florescer

21/09/2021
1575
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos de Divulgação/ Construtora Patriani

É primavera! Como já cantava Tim Maia. E, para comemorar a estação mais alegre do ano, a Construtora Patriani comemora a instalação da primeira árvore fotovoltaica solar em via pública do Brasil. Mais precisamente em sua nova sede, no Serafina Corporate, prédio comercial localizando na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 385, no bairro Jardim, em Santo André.

Então, se estiver passando pela via ou proximidades, com certeza irá se deparar com essa intervenção urbana com ares de instalação artística. A denominação correta para essa árvore é mobiliário sustentável cujos benefícios públicos incluem monitoramento da via e totens para carregamento de bicicleta elétrica.

Como funciona?

Por meio de suas pétalas, esse inusitado mobiliário urbano capta a energia do sol, o que faz com que abasteça a estação com câmera de monitoramento da via, que auxiliará na segurança pública. Aciona também sensores de umidade, vento, verificação de temperatura e totens para carregamento de bicicleta elétrica e patinete, servindo à cidade de Santo André e seus moradores.

Além de oferecer tais benefícios, a árvore solar tem design arquitetônico exclusivo, que proporciona um entorno urbano agradável, podendo mudar de cor, inclusive. “Estamos orgulhosos em mais uma vez trazer inovação para Santo André, com um item tecnológico de última geração, que é a árvore solar. A energia limpa é o futuro dos empreendimentos, e a Patriani já respira esse futuro há muito tempo. Além de oferecer condições sustentáveis, através da sua tecnologia, a árvore se tornará referência no Bairro Jardim. Estamos muitos felizes”, destaca o CEO da construtora, Bruno Patriani

A árvore fotovoltaica solar incrementa um leque de soluções sustentáveis que o prédio empresarial terá de modo inédito no ABC Paulista. Dentre eles, ar-condicionado que será alimentado por gás natural, elevadores com tecnologia regenerativa, que geram até 65% da energia que consomem, além de ponto de recarga para carro elétrico.

A árvore solar tem 10 metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares. Tal tecnologia é associada a um conjunto de placas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de eletricidade da área social do condomínio.

O edifício também é pioneiro entre os prédios da região a ter o Selo AQUA de Sustentabilidade, uma certificação internacional na qual são avaliadas 14 categorias de preocupação ambiental.

Categorias:
Guia de Lojas

Deixe um comentário