Impulsionando a economia colaborativa, iniciativa já é considerada uma tendência para as novas formas de morar e viver
As lavanderias compartilhadas estão chegando com força total nos novos prédios e condomínios residenciais, comerciais, flats, hotéis e outros espaços de convivência privados. Esse movimento vem acompanhando o crescimento da economia colaborativa, que parte da premissa de que as pessoas podem acessar um bem ou serviço, conforme a sua necessidade, ao invés de possuí-lo.
Só para se ter uma ideia, essa economia deve atingir um valor de mercado de US$ 1,5 trilhão até 2024 – um crescimento anual médio de 31%, segundo estudo divulgado pela BCC Research. No caso das lavanderias compartilhadas, o que vem impulsionando essa tendência é a mudança nas preferências dos consumidores, que hoje optam em direção ao acesso ao invés da posse, e buscam por soluções mais acessíveis, sustentáveis e econômicas.
“A busca por autosserviços tem crescido bastante no Brasil e temos exemplos em diversas áreas. Neste caso, funciona assim: por meio da lavanderia compartilhada é possível poupar espaço nos apartamentos e garantir economia e praticidade, já que o usuário pode contar com máquinas de última geração com dosagem automática de produtos, desde a lavagem até a secagem de roupas, tudo gerenciado por um aplicativo”, comenta Teo Figueiredo, CEO de OMO Lavanderia Compartilhada – solução que entrega conveniência por meio da lavanderia de autosserviço 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Confira 5 benefícios do serviço em condomínios residenciais:
1 – Economia de recursos
Com este tipo de serviço, é possível economizar em média 65% dos recursos utilizados no processo de lavagem, como água, energia e produtos para higienização das roupas, em comparação com máquinas domésticas.
2 – Tempo livre
Ao utilizar o serviço de lavanderia compartilhada, os moradores também se beneficiam com uma economia de tempo em sua rotina. Enquanto as roupas são higienizadas, é possível aproveitar o tempo para se dedicar a outras atividades, como estudar, assistir uma série, ler um livro ou mesmo fazer uma atividade física na academia do prédio.
3 – Melhor aproveitamento das áreas de serviços dos apartamentos
Com a disponibilização do serviço de lavanderia em condomínios, os moradores não precisam ter a preocupação de destinar um local dentro do apartamento para a lavanderia. Assim, ganham espaço dentro de casa e conseguem aproveitar essa área para outros fins.
4 – Valorização do imóvel
Prédios e condomínios residenciais com serviços em áreas comuns tendem a se tornar mais valorizados no mercado imobiliário e da construção civil, especialmente pelas comodidades que oferecem com foco na qualidade de vida dos moradores. O oferecimento deste tipo de serviço não precisa ser uma exclusividade das novas construções, afinal, prédios e condomínios mais antigos também podem implementar uma lavanderia compartilhada, desde que contem com um espaço apropriado para a instalação das máquinas e a infraestrutura necessária de água, luz e internet.
As lavanderias apresentam uma série de vantagens tanto para os moradores quanto para os síndicos e administradores condominiais, uma vez que atuam de forma a melhorar e agregar valor às novas formas de morar e viver.
5 – Praticidade, alta tecnologia e conveniência garantida nas lavagens
O processo da lavanderia compartilhada também é moderno, prático, rápido e intuitivo, via máquinas profissionais de última geração e app exclusivo da lavanderia. Além disso, foi-se o tempo em que era necessário esperar horas até que as roupas fiquem limpas e prontas para uso. Com as lavanderias compartilhadas a lavagem leva cerca de 30 minutos e é possível secar em cerca de 45 minutos, totalizando 1 hora e 15 minutos para que o ciclo esteja completo e o usuário possa usar suas roupas limpas e cheirosas novamente. . Além disso, as lavanderias são de uso exclusivo dos condôminos, inquilinos ou pessoas que alugam por curta temporada e hóspedes dos hotéis garantindo uma maior conveniência para essas pessoas no dia a dia.