Você sabe ouvir de verdade?

26/11/2018
348
Views

Por Luciane Cadan

Você já parou para pensar nisso?

A nossa mente e nossos inúmeros afazeres nos coloca sempre apressados e acelerados, e muitas vezes perdemos a oportunidade ouvir na essência, seja o filho, a esposa, o marido, a amiga ou qualquer outra pessoa.

Ouvir e sentir além das palavras. Uma habilidade que pode ser treinada e adquirida, assim como os nossos comportamentos. Alguns já nasceram com uma habilidade, incrível, de se comunicar, então não falar parece até uma tortura. Não fazem por maldade, mas por uma necessidade acelerada do cérebro em compartilhar ideias e pensamentos, medo de perder o raciocínio talvez, o fio da meada como dizem os meus pais.

Muitas vezes o silêncio é a melhor forma de comunicação. Os observadores, aqueles que falam pouco, quantas vezes são julgados por não se comunicarem tão expressivamente ou tão ativamente. Alguns chegam a perder a paciência e a razão com os mais quietos.

Quando falamos em demasia, deixamos de ouvir o que o outro tem a dizer, e perdemos coisas importantes daquele momento tão importante no diálogo, deixamos de lado nossa empatia e perdemos a oportunidade de compreender seus desejos, sentimentos e necessidades.

Ouvir na essência ou ter a escuta sensível acontece quando aprendemos a ouvir de verdade, a comunicação se torna mais tranquila e assertiva. Claro que, muitas vezes precisamos fazer perguntas para ter certeza do que o outro está pensando, mas podemos nos lembrar de não atropelar aquele momento tão importante que é ouvir, sem tirar conclusões precipitadas.

Ser ouvido é uma necessidade básica de todo ser humano, assim como ser amado.

Olha que interessante, um ótimo exercício de escuta ativa, se colocar no lugar do outro, ativar a curiosidade antes do julgamento.

Qual impacto positivo você pode provocar em suas relações ao ouvir atentamente as pessoas que falam com você?

Fico curiosa para saber como será esse exercício na sua vida… estou aqui para te ouvir sempre, se você gostou, se fez sentido para você, curta, comente e compartilhe, podemos sempre ajudar alguém!!

Luciane Cadan – Professora por formação, Master Coach especialista em linguagem Ericksoniana e pós graduada em Psicologia Positiva.

Master Coach Certificada e Credenciada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching com as seguintes titulações: Professional and Self Coach, Coaching Ericksoniano, Analista Comportamental. Certificação Internacional de Coaching para Pais pela The Parent Coaching Academy, Inglaterra.

Coautora no “Livro Coaching para pais” – Estratégias e Ferramentas para a harmonia familiar.

http://www.instagram.com/360_saudeintegrativa

#coach #coaching #healthcoach #mastercoach #psicologiapositiva #educaçãopositiva

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.