Você sabe o que é bichectomia?

Da Redação

Quem fala sobre esse assunto, tão debatido nos últimos anos, é o doutor Giancarlo Zanoli Trentim, cirurgião-dentista.

A retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat”, tem se tornado uma febre entre pacientes que desejam “afinar” o rosto. Também conhecida como efeito “blush” nas redes sociais, a  bichectomia  é uma técnica que reduz o volume da parte de baixo do rosto.

As famosas Mila Kunis, Angelina Jolie e Megan Fox fizeram o procedimento

Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A cirurgia é feita em consultório com anestesia local e realizada por dentro da boca com um pequeno corte de cada lado da bochecha. A recuperação é simples e, claro, exige alguns cuidados como compressas frias e o consumo de alimentos pastosos e frios, por 48 horas após a cirurgia, evitando inchaços por conta do procedimento.

Existe uma batalha entre os conselhos federais de medicina e odontologia  desde 2016, para realização de tal procedimento, e cada momento sai uma liminar que autoriza ou não alguns procedimentos estéticos. Mas por se tratar de um procedimento dentro da boca o Conselho Federal de Odontologia defende que o cirurgião dentista tem o melhor conhecimento para atuar na área. O fato que tanto médicos e dentistas desde que habilitados são no momento legalizados a fazer, então cabe ao paciente pesquisar antes o currículo do especialista para não se arriscar a tal procedimento cirúrgico.

A indicação da cirurgia pode não ser somente estética para pacientes que “mordem” internamente as bochechas, isso além de causar dores insuportáveis pode tornar os tecidos mais “queratinizados” chegando a incomodar o paciente. Porém, esteticamente, independentemente do paciente ter um destaque das “maçãs dos rostos”, ganha-se um efeito sombreado.

É importante destacar que a bola de Bichat (a gordura da bochecha que é retirada) tende a secar conforme a idade e quem faz a cirurgia tende a ficar com o rosto fino anos mais cedo. Independente em qual situação você se encaixa, indicação funcional ou estética,  fica a dica de procurar um profissional de confiança que vai te explicar, lembrando que o real efeito da cirurgia se dá principalmente  em torno de 90 dias.

%d blogueiros gostam disto: