Tudo que pesquisei antes de viajar para a Tailândia

27/03/2018
367
Views

Por Aline Lemos

Preparar um roteiro para Tailândia não é uma tarefa fácil, o país é bem grande e cheio de lugares interessantes para visitar. Neste artigo vou contar um pouco do que eu li e aprendi sobre o a História do país antes e durante a viagem e , que vai te ajudar a entender e te preparar melhor para esse destino.

História e Política

Atualmente conhecida como Tailândia, o país é bem antigo, com origem de cerca de 4.000 anos A.C. Até 1939 era chamado de Sião (ou Reino de Sião), a história desse lugar é um tanto quanto confusa e repleta de altos e baixos, invasões e retomadas de poder. Pelo que pude perceber pelas pesquisas e pelo que nossos guias foram nos explicando ao longo da viagem é que um dos períodos mais prósperos foi quando Ayutthaya era a capital da Tailândia e chegou a ser uma das maiores e mais ricas cidades da Ásia, grande parte devido ao seu porto Marítimo.

Ayutthaya-Fonte-Wikipedia

Em 1765 o país foi invadido pelos Birmaneses (atualmente o país que era conhecido como Birmânia hoje chama-se Myanmar) porém em 1769 o General Phraya Taksin reuniu um exército Thai e conseguiu retomar o poder, expulsar os birmaneses e proclamar-se Rei. Durante a nossa visita pela Tailândia em um dos passeios que fizemos partindo de Bangkok para conhecer o Mercado Flutuante e Mercado do Trem, nosso guia Paulo que é um brasileiro que mora a 17 anos na Tailândia e tem uma academia de Muay Thai, nos levou até o popularmente conhecido Templo do Muay Thai (Wat Bang Kung), pois foi neste local que o General Taksin reagrupou e treinou o exército para retomada da Tailândia.

Templo do Muay Thai (Wat Bang Kung)

Estátua do General Phraya Taksin

Estatuas que representam a preparação para a guerra

Uma outra curiosidade interessante é que foi durante esse período do século 17 que os canais (que hoje dão vida aos famosos Mercados Flutuantes na Tailândia) foram construídos justamente para servir como rota de fuga durante a guerra.

Canais que levam ate os Mercados Flutuantes

Em meados de 1782, durante a dinastia Chakri, é que Bangkok se tornou a capital da Tailândia.

Bangkok – Vista do Sirroco

Por volta de 1932 ocorreu uma revolução de estudantes Thai que viviam em Paris que como resultado levou a até então monarquia absoluta a se tornar uma monarquia constitucional conforme modelo britânico, onde o monarca exerce o poder de Chefe do Estado, porém é o primeiro-ministro que é o chefe do governo e responsável pelo Poder Executivo.

Em 1946 chegou ao poder o Rei Rama IX que foi o primeiro governo eleito democraticamente, o seu reinado fez história pois ele governou a Tailândia como rei até 13 de outubro de 2016 data de seu falecimento, e nesta data era considerado o Chefe de Estado mais antigo em serviço pois reinou por 70 anos e também era considerado um dos monarcas mais ricos do mundo, com um patrimônio pessoal estimado em 35 bilhões de dólares.

Durante a nossa viagem ficou nítida a adoração que todos os tailandeses tinham pelo antigo rei, visto que durante o mês de outubro de 2017 a maioria dos tailandeses se vestiram de preto e muitos lugares ficaram fechados, tudo em luto pelo respeito a respeito da morte do rei do rei.

Fotos do Rei ficam espalhadas por toda a cidade.

Atualmente quem assumiu foi Rama X (Maha Vajiralongkorn) filho do antigo rei, os rumores que ouvimos por lá são de que ele nem se compara ao pai em carisma e aceitação, porém é preciso respeitar a lei em que não se permite falar mal da família real, então vamos aguardar para ver qual ser o destino da nossa adorada Tailândia nas mãos de um novo Chefe de Estado.

Aline Lemos, 30 anos, paulistana, taurina, casada, em busca constante pelo autoconhecimento e em conhecer o máximo possível do Mundo. Formada em Hotelaria e Gestão de Tecnologia da Informação, já atuou nas duas áreas, trabalhou em hotéis e na Walt Disney World, atualmente é analista de negócios em uma empresa voltada para o mercado financeiro. Seu maior hobby é planejar uma viagem e concretizá-la, o legal é viajar mesmo antes de estar lá, pesquisar para aproveitar ao máximo do destino, descobrir o mundo e as oportunidades. Decidiu então compartilhar suas dicas de viagem aqui na @revistavidapratica através do Blog Apenas Viaje… www.apenasviaje.com e Instagram: @apenas_viaje 

Categorias:
Turismo

Não é possível comentar.