Três dicas para manter o casamento saudável depois do nascimento dos filhos

13/04/2018
318
Views

Por Ellen Moraes Senra

Hoje, eu serei um pouco dos três papéis: a psicóloga, a mãe ou a esposa para me colocar exatamente no seu lugar.

Sabe, muito fazemos em nossa rotina de trabalho, de sair do papel de ser humano falho para adotar o papel de profissional detentor de um saber capaz de auxiliar o outro a melhorar os aspectos disfuncionais de sua vida, porém muitas vezes, para fazer o processo terapêutico dar certo precisamos justamente lançar mão de nossas fraquezas ou atos falhos, como costumamos dizer no consultório.

Sendo assim, quem vos fala aqui é uma profissional da psicologia clínica que também é mãe e esposa, ou seja, já cometeu, comete e ainda poderá cometer muitos dos equívocos que estarei mencionando a seguir, mas que nem por isso anula o caráter realista dos fatos. Então, vamos logo ao que interessa!

Alguns anos se passaram, você já está acostumada a ser esposa ou esposo de alguém, já está se acostumando com o jeito singular de ser do parceiro ou parceira…pode até ser que não tenha passado tanto tempo, mas seja de forma planejada ou não, um pequeno ser ingressa em suas vidas e vira o mundo que conheciam até o momento de cabeça pra baixo, pois sim, filhos são maravilhosos, mas alguém cometeu o grave erro de não enviá-los com manual de instruções, o que dificulta ligeiramente o trabalho parental. Logo, vocês estão descobrindo como viver essa nova vida, tudo é um desafio, o que faz com que pouco a pouco um esqueça do outro e se voltem quase que integralmente para aquele serzinho.

Foto: Reprodução/Internet

O tempo vai passando e o homem vai sentindo cada vez mais falta do sexo, de atenção, de afeto, de mimo, na verdade o que mais parece é que estão se igualando mentalmente à idade cronológica dos filhos. Já a mulher vai se tornando cada vez mais exausta, ficando mais relapsa com a própria aparência, pois afinal como é possível cuidar de um filho, de uma casa, de um trabalho, de um marido e ainda conseguir encontrar tempo para si mesma? O sexo passa a ser um prazer distante, afinal o cansaço toma conta na maior parte do tempo, mesmo que seja o homem um pai super presente e prestativo, biologicamente as mães são as figuras de apego primárias, portanto na hora de se sentirem acolhidos, geralmente é para essa figura que os pequenos se voltam. Se elas sentem falta do sexo? Claro que sentem, mas sentem também que sua sensualidade está prejudicada pelo corpo que ainda não retornou totalmente para o seu devido lugar, pelos pelos que insistem em crescer desenfreadamente sem considerar que aquela mulher não está tendo tempo para manter a depilação em dia, fora o cansaço, mas desse eu já falei né?

Pois bem, acredito que nesse ponto a maioria já se identificou, mas ainda poderia citar inúmeros pontos que se fazem presentes na realidade do casal após o nascimento do filho, seja aquele ser que faz a cama do casal se transformar na cama da família ou mesmo as noites em claro que os pais passam a observar o filho que não está com a saúde em dia, mas aqui eu vou parar de reforçar tudo isso que você e eu já sabemos para então nos concentrar em dicas úteis que nos façam lidar da melhor maneira possível com todas essas situações:

  • Tenha um aliado: Pode ser um amigo, os padrinhos do filho, os avós, tios, a babá, desde que seja alguém de confiança e que se disponibilize a cuidar da sua cria para que vocês tenham um tempinho em casal.
  • Programe-se: Isso mesmo, se antes do filho qualquer lugar era lugar e qualquer hora era hora, sabemos bem que eles parecem ter um sensor que os fazem nos interromper bem na hora “H”, portanto, ter um tempo determinado para o casal é de extrema importância, pois assim vocês podem se apropriar do momento em que o filho está na escola, no clube ou mesmo na casa do amiguinho para aproveitarem um momento a sós.
  • Saiba aproveitar as oportunidades: Se por um lado a programação pode auxiliar para que não haja uma seca por tempo indeterminado entre o casal, seja de sexo ou apenas de companhia mútua, por outro lado saber aproveitar as oportunidades que surgem, mesmo que por acaso, pode proporcionar aquela gostosa sensação de adrenalina que costumavam experimentar a todo momento enquanto namoravam.

Poderia continuar dando dicas, mas minha recomendação final pode ser ainda mais útil: DESCUBRAM O QUE FUNCIONA PARA VOCÊS.

Isso pode ser primordial para a sobrevivência do casal.

Gostaram do papo e das dicas?

Querem conversar mais sobre o assunto ou deixarem suas própias dicas e sugestões?

Me coloco a disposição pelo whatsapp e instagram: (21)97502-4033/ @psicologaellensenra

Um grande abraço e até a próxima.

Ellen de Oliveira Moraes Senra é Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (CRP 05/42764)
Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga Clínica voltada para o atendimento individual de crianças, adolescentes e adultos
www.facebook.com/PsicologaEllenMoraes
Tel.: (21) 97502-4033
ellenmsenra@gmail.com
Categorias:
Família

Não é possível comentar.