Tijolinho à vista: um charme em qualquer parede

01/02/2018
373
Views

Da Redação

Sabe aqueles coringas da decoração? Parede de tijolinho aparente, embora, remeta a rusticidade e aos ambientes industriais, combina com vários estilos, desde o escandinavo, passando pelo romântico até chegar ao moderno.

E se você está pensando em renovar uma parede ou até mesmo busca inspiração para variar o estilo da casa já pode começar a pensar em tijolinho à vista. 

Os arquitetos Priscila Tressino e Bernardo Tressino, da PB Arquitetura, explicam que, além disso, os tijolinhos à vista podem variar de cores e tons. A sala é o ambiente onde os tijolinhos à vista ganharam uma maior exposição, mas a dica dos arquitetos é que até mesmo no banheiro ele se encaixa. “Na sala, a iluminação também deve ser agregada para dar mais ainda realce na parede”, conta Priscila.

Muitas vezes esse recurso é utilizado no estilo industrial, onde características primárias das construções aparecem. É o caso das paredes, pisos e o cimento queimado. Esse estilo foi inspirado nos lofts urbanos – espaços industriais utilizados como residências, na década de 1970, em Nova York -. A parede neste caso, faz combinação com os encanamentos também à vista pintados de preto.

Já na sala de jantar, a dica dos arquitetos é fazer a combinação com uma mesa de jantar mais rústica e o pendente na mesma linha, sem fugir do estilo. Entre as vantagens do tijolo à vista, os arquitetos apontam: durabilidade, o conforto térmico e o isolamento térmico.

No corredor e hall de entrada, a parede pode ser aliada com estilos e tamanhos diferentes de espelhos, dando um ar mais descontraído ao ambiente. No quarto, vários quadros criam a sensação de melhor aconchego.

Engana-se quem pensa que só existe um estilo de parede de tijolo à vista. As variações ficam em relação a forma, cores e ainda os tipos de rejuntamento e acabamento. Então, existem para todos os gostos.

De retangular a mais largo e nas cores de tons palha ao vermelho mais escuro. As juntas podem ser cheias, onde a argamassa fica no mesmo nível do tijolinho, criando uma superfície plana; a frisada, quando uma pequena quantidade de argamassa é retirada; e a seca, quando a argamassa fica atrás do tijolo, proporcionando o efeito de tijolo empilhado.

Quem gostaria de ter o tijolo na cor original precisa de acabamento natural, onde é feita apenas uma impermeabilização. Já a pátina, o tijolo é pintado, lixado e também impermeabilizado. Também existem os tijolos com aspecto mais envelhecido, chamados de demolição e os pintados, que apenas recebem pintura e não lixamento.

Bernardo ainda completa que para dar um efeito visual diferente, os tons de tijolos podem ser combinados. “Tijolos em tons mais claros e outros mais escuros intensificam o ambiente moderno”, finaliza.

PB Arquitetura: Rua Senador Roberto Simonsen, 850 – Santo Antônio, São Caetano do Sul – SP, 09530-401. Telefone: (11) 2311-1178 contato@pbarquitetura.com.br www.pbarquitetura.com.br

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.