Tenha uma churrasqueira em casa sem complicação

19/03/2018
276
Views

Da Redação

As churrasqueiras gourmets são funcionais e tão bonitas que tornam-se o principal destaque de qualquer espaço. 

Projeto do escritório Cipriano Paffi Arquitetura www.ciprianopaffi.com.br

Antes de começar a sonhar com a churrasqueira, o ideal é verificar o espaço disponível para a instalação do equipamento, além de coifa, dutos e/ou chaminés para a exaustão da fumaça. “Há diversos modelos disponíveis no mercado, que podem funcionar a carvão, gás ou eletricidade”, exemplifica Marcus Paffi, do escritório Cipriano Paffi Arquitetura. “Outro ponto importante é sempre ter um espaço para preparo e manuseio da carne”, fala Renata Cipriano. Para instalar uma churrasqueira em apartamento, o imóvel precisa de shaft, duto de fumaça e dispor de condições essenciais para a instalação do equipamento, de acordo com as normas do edifício. Já em casas, há mais liberdade para reformar e atender as necessidades primordiais.

Espaço disponível

Antes de decidir o modelo e como será a decoração do ambiente, é preciso pensar no lugar em que a peça será instalada e como ficará a exaustão da fumaça. “Em edifícios, é proibido que a fumaça saia por janelas, mesmo que seja da varanda, fala Renata Cipriano. Também não podemos deixar de pensar na circulação do cômodo. Deve-se calcular a movimentação dos espetos para que o churrasqueiro tenha conforto durante a preparação dos alimentos.

 

Modelos à sua escolha

“Entre as alternativas que podemos citar são as que funcionam a gás, eletricidade e carvão”, destaca Marcus. Os modelos de carvão são bastante conhecidos, embora as versões a gás vêm ganhando muitos adeptos, pois são rápidas, eficientes e de limpeza fácil. Se optar pela a gás, você precisará de uma rede de gás (natural ou de botijão) e um ponto de elétrica. A tubulação de cobre pode ser embutida na parede ou no piso. Em apartamentos, será preciso a autorização do condomínio antes de fazer a obra. Por fim, há ainda as churrasqueiras elétricas e as portáteis, a exemplo das parrilas.

Duto e chaminé

O duto varia conforme o tamanho da coifa e funciona via exaustão natural ou forçada, com a ajuda de equipamentos. Já a chaminé, em caso de uma exaustão natural, precisa ter, no mínimo, 2 m de comprimento.

Revestimentos

Na bancada, dê preferência aos materiais resistentes para evitar manchas causadas pelo sangue da carne ou mesmo do carvão, ou riscos ocasionados pelos espetos ou grelhas. Esse material deve resistir, principalmente, a variação de temperatura que a churrasqueira poderá transmitir. O local de churrasco acaba sujando fácil, por isso opte pelos revestimentos de parede de fácil limpeza e inertes as possíveis ações de gordura.

Espaço comum  do prédio    

A ideia de projetar um espaço requintado para festas dos condôminos, fez com que a arquiteta Simone Sidor, de Curitiba, projetasse um salão e um espaço gourmet anexos. 

Para o morador se sentir em um ambiente aconchegante e receber bem seus convidados, o espaço possui: churrasqueira elevatória premium com acionamento manual da ArteGrill, varão porta espetos, espeto costela, espeto tradicional e espeto duplo, todos em aço inox. O espaço ainda conta com: forno elétrico, cooktop de ilha com coifa e geladeira. Para Simone Sidor, o mais importante é a sensação de conforto. “Pensamos em elegância, mas sem perder a praticidade e o aconchego. A ideia é que seja uma extensão da casa do morador”, explica a arquiteta.

Categorias:
Guia de Lojas

Deixe um comentário