Sonhos e Sucesso no Empreendedorismo

Por Andréa Giugliani Negrisolo
Fotos: Thayla Eluá

No programa Tricotando Negócios buscamos levar mulheres de sucesso para contarem sobre a sua trajetória profissional, a fim de inspirar novos empreendedores a perseguirem seu sonho com o fim maior de alcançar o sucesso. Afinal, qual empreendedor que não sonha com o sucesso, não é mesmo?

E a pergunta que fica é: quando o sucesso vai chegar?

Muitos empreendedores trabalham vendendo sonhos. São os serviços para o casamento dos sonhos, a viagens dos sonhos, a festas dos sonhos, aquela joia dos meus sonhos etc., mas não é desse sonho que estamos falando aqui (o sonho dos clientes), mas sim o sonho dos próprios empreendedores de ver seu negócio virar um sucesso.

A pergunta que se faz também além do quando o sucesso virá é sim mais profunda: quando saber que o sucesso chegou? Ou melhor o que é o sucesso para você?

Esse é um questionamento de muitas pessoas e a resposta é a mais variada possível, pois nem sempre o conceito de sucesso para um é o mesmo que para o outro. Isso porque sucesso é um termo personalíssimo e subjetivo. Ter sucesso é estar na mídia? Ganhar prêmios de destaque no mercado? Ganhar muito dinheiro? Ter uma alta rentabilidade do seu negócio? Ou conseguir desempenhar bem suas tarefas? Ser um bom líder da sua equipe? Ter um negócio e conseguir deitar em seu travesseiro e dormir com a consciência tranquila? Ou seria a soma de tudo isso e muito mais?

Há um senso comum das pessoas que acreditam que ter sucesso é ter um trabalho prazeroso e poder aproveitar a vida sem maiores transtornos.

Simples assim?

Eu entendo que o sucesso acontece quando o empreendedor alcança o seu sonho. Quando aquilo que ele sonhou e projetou acontece na vida real, seja lá qual for o seu sonho.

Porém, para ter uma vida profissional e pessoal equilibrada é necessário ir à luta e fazer por merecer, pois nada lhe será entregue de bandeja. aliás, como já disse Albert Einstein: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Não tenho dúvida de que o sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista.

E para que o sucesso seja consistente e prolongado, um trabalho árduo com muito esforço e dedicação, se faz necessário, do contrário, os bons resultados podem ser alcançados momentaneamente, mas correm o risco de se desfazerem ao longo do tempo.

Mas o mais importante para se alcançar o sucesso é o foco e a persistência na perseguição dos seus objetivos e metas, pois mesmo que os seus sonhos sejam grandes e os obstáculos enormes, nunca deixe de acreditar no seu futuro e na possibilidade de realizá-lo, pois, como disse Harvey Spencer Lewis : “Não há limitação para o que a mente pode criar na sua imaginação. Não há castelos altos demais, nem casas grandes demais, nem terras vastas demais, nem regiões belas demais ou férteis demais num país, para a visualização consciente. O mundo é seu quando você pinta as imagens mentais do que quer e vai ter. Além disso, a história da civilização prova que não há limite para a criação material pelo ser humano das coisas que ele visualizou. Toda a história das realizações do ser humano desde o começo do mundo prova que ele pode causar a realização efetiva daquilo que visualizou mentalmente.”

E se sonhar grande acarreta o mesmo trabalho que sonhar pequeno, que sejamos grande sonhadores na busca de nosso imenso sonho de sucesso!

Andrea Giugliani Negrisolo, advogada tributarista sócia do Giugliani Advogados, esposa, mãe de 8 bichos e do Lui. Apresentadora do Programa de TV Tricotando Negócios, Diretora de Internacionalização de Negócios do ITESCS,  CEO da Startup Link Us Now e do Coworking Incubeos.  https://www.facebook.com/tricotandonegocios
Instagram: @tricotandonegocios

Artigo revisado por MAP Marketing de Conteúdo – www.mapcomunicacao.com.br

%d blogueiros gostam disto: