Soluções inteligentes para um apartamento compacto

19/06/2018
235
Views

Por Vilhora (Texto e fotos)

O que mais chama a atenção neste projeto, assinado pelas arquitetas Melissa Ferraz e Lizandra Maluf, é o aproveitamento dos espaços para garantir o conforto dos moradores do apartamento. Elas conseguiram otimizar os ambientes, que continuam com uma boa circulação, capricharam no projeto de iluminação e tornaram o apê muito aconchegante!


No apartamento de 46 m2, vive com jovem casal com um filho e seus dois Pets (um cachorro e um gato). O primeiro pedido para as arquitetas foi ter uma decoração moderna, minimalista e com muitas funcionalidades. “Tudo precisava ser muito prático, facilitando a manutenção diária, pois quem cuida da limpeza são os próprios proprietários. Tínhamos que solucionar o problema do cachorro comer a comida do gato…? E fazer um layout limpo para que o cadeirante (irmão do proprietário) possa usufruir do imóvel durante as visitas”, conta Melissa.


“Optamos por um decor no estilo retrofit, algo que não tivesse muita obra, mais fosse transformador para o apartamento. Ou seja, o máximo de renovações e atualizações no projeto, mantendo as características intrínsecas da obra. Para receber os amigos, eles desejavam uma mesa para 6 pessoas e acessibilidade”, afirma a arquiteta.

No estudo preliminar, elas resolveram demolir a mureta que dividia a cozinha da sala, integrando os dois ambientes. “Especificamos novos revestimentos e cores aproveitando boa parte da marcenaria existente, trocando somente as frentes dos armários da cozinha. Ficaram como novos”, comenta Melissa.

Já na sala de estar, elas optaram por peças coringas que funcionam muito bem para pequenos espaços, como banquetas que podem ser agregadas à mesa se receberem mais visitas!


“Para apartamentos e/ou pequenos espaços, a integração entre ambientes amplia os ambientes, foi o que priorizamos neste caso. O apartamento parece até ser maior do que realmente é! Outra dica é usar bases neutras e alguns toques de cor, que dão um ar moderno e sofisticado à decoração”, orienta.

Detalhes na decoração escolhidos a dedo pelas arquitetas e moradores para deixar as ambientações mais limpas e com manutenção diária muito prática.

Na parte inferior do armário, um local dedicado exclusivamente para o gato descansar.

No quarto do filho, todos os espaços foram aproveitados para a instalação de armários, gavetas e nichos organizadores.

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.