Como montar sua cozinha? Veja 5 dicas para ter o ambiente sonhado em 2024

28/12/2023
118
Views

Projeto deve contar com auxílio de profissionais, softwares e produtos de qualidade para um resultado sofisticado

 

A cozinha é uma das partes mais importantes da casa, afinal é nesse ambiente que ficam estocados alimentos dos mais variados tipos, além do preparo das refeições. Diante da importância que ganharam nos últimos anos, ganhando até a função de ser um espaço para receber visitas, as cozinhas planejadas ganharam o imaginário do brasileiro, que possui interesse em ter uma visão diferente para este cômodo.

Ter uma cozinha planejada significa aproveitar ao máximo o espaço do imóvel, afinal, com um projeto sob medida, é possível otimizar cada detalhe, criando armários e soluções específicas para o ambiente.

“As pessoas passaram a querer mais praticidade dentro das próprias casas, e o auxílio de profissionais e ferramentas que concluam os projetos de maneira adequada, mesmo que apenas em um cômodo é essencial”, explica Jaqueline Maraschin, diretora de marketing do grupo Cyncly na América Latina.

Abaixo, confira cinco dicas para já começar a seguir antes do início das obras e a construção da sua cozinha planejada:

  • Defina um orçamento

Uma cozinha planejada, além de trazer praticidade e melhor alocação de eletrodomésticos, bancadas e utensílios, pode abrigar mais itens do que uma cozinha tradicional.

Mas antes de iniciar um projeto, é importante entender qual é o orçamento disponível, assim como os itens obrigatórios e a qualidade dos mesmos. Muitas vezes comprar itens mais baratos para economizar na montagem do espaço pode causar dores de cabeça no futuro.

  • Faça um projeto completo antes das obras começarem

Atualmente, existem softwares e programas que ajudam no planejamento para construir a cozinha ideal. O Promob Professional Plus, programa desenvolvido pela Promob,  é um dos exemplos que ajuda profissionais a transformarem o desejo dos clientes em realidade nos seus lares, ambientes comerciais ou corporativos.

Essa etapa é fundamental, pois o que será desenhado e decidido no projeto estará presente na cozinha da família, por isso, é fundamental considerar:

  • O espaço disponível: deve-se medir o tamanho da cozinha, incluindo as dimensões das paredes, do piso e do teto;
  • As necessidades de quem vai utilizá-la: é importante identificar as necessidades de uso, como a quantidade de armários e gavetas, a quantidade de eletrodomésticos que será incluído, etc;
  • O esboço da cozinha: deixe pronto um esboço da cozinha para visualizar a disposição dos móveis;
  • O espaço vertical: aproveite o espaço vertical para armazenamento, utilizando prateleiras e armários que vão até o teto;
  • O espaço embaixo da pia não pode ser esquecido: utilize o espaço embaixo da pia para armazenar produtos;
  • Personalização: já que a cozinha está sendo planejada, deixe ela de acordo com as necessidades e gostos pessoais, escolhendo móveis e eletrodomésticos que toda a família goste e que sejam funcionais.

 

  • Defina as cores logo no projeto

Uma simples escolha de cores é capaz de transformar qualquer ambiente, e com a cozinha não seria diferente. O preto e o branco são cores clássicas para a cozinha, que tanto podem ser usadas nos armários e bancada quanto nos eletrodomésticos, mas nada impede que outros tons possam ser bem utilizados, desde que conversem com o restante do ambiente.

É fundamental escolher um ponto de destaque para a decoração, a pintura e o revestimento de móveis. Cores marcantes podem destacar uma personalidade mais criativa e alegre dos moradores.

  • Capriche na iluminação

Um erro comum é acreditar que apenas uma luz central para o espaço será suficiente para tudo que se faz na cozinha. Para não deixar nenhum ponto sem a luz necessária, uma alternativa é utilizar spots de led. Com boa potência e tamanho reduzido, esses spots conseguem atingir o seu objetivo e ainda serem econômicos no consumo de energia.

A melhor indicação é colocá-los no local de preparo dos alimentos, onde a luminosidade precisa ser boa, pois tudo precisa ser visto com clareza.

Podem estar embutidos ao teto ou anexados ao móvel.

  • Avalie a durabilidade dos móveis

Um projeto personalizado possui um custo mais elevado, porém, no longo prazo, será menos vantajoso se a qualidade dos móveis não for um fator determinante na escolha.

Uma cozinha planejada tem o potencial de durar por muito tempo, sendo fundamental prezar pela qualidade dos materiais, acabamentos, puxadores e ferragens mais resistentes ao desgaste de uso.

Além das dicas citadas acima, é sempre válido ter um profissional que acompanhe a construção e execução do projeto, afinal, essa reforma ou construção deverá fazer parte do dia a dia de uma família por muitos anos.

Não é possível comentar.