Sítio do Carroção: atrações para todas as idades

09/08/2018
686
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein

Meu filho de dez anos, o Mateus, acaba de embarcar na sua primeira viagem de ônibus sozinho com os amigos da escola rumo ao Sítio do Carroção. Nossa, na minha infância, o máximo que cheguei foi ao Zoológico de São Paulo ou ao Museu do Ipiranga.

Que delícia poder proporcionar essa vivência para ele! E que vivência! No ano passado, pudemos desfrutar do Day Use do Sítio do Carroção e foi um passeio incrível. E quero muito dividir um pouco dessa experiência com vocês, afinal, vale muito a pena levar toda a família para lá.

Como surgiu a ideia de criar o Carroção

Em julho de 1979, um grande acontecimento era aguardado pela imprensa do mundo todo: o laboratório espacial Skylab, não tripulado, cairia na Terra. Cientistas previam que ele se fragmentaria ao entrar na atmosfera, e provavelmente seus destroços cairiam ao longo da linha do Trópico de Capricórnio. Esse assunto dominava as conversas dos inúmeros acampantes que passavam as férias escolares no Sítio do Carroção.

Para marcar esse acontecimento, tive a ideia de produzir a simulação da queda de um desses fragmentos com tudo o que fosse necessário para que esse fato se tornasse incrivelmente real. Um grande impacto e um clarão cinematográfico transformaram aquela noite num acontecimento memorável para aqueles acampantes. Perplexos, eles se aglomeravam em volta do objeto metálico que ainda soltava faíscas de seu interior. Inúmeras questões foram abordadas por eles: desde as conquistas espaciais do homem, até a propriedade desse objeto caído do céu. Seria do Brasil, seria da Nasa? Lembro que muitos acampantes esperaram até altas horas pelas emissoras de televisão e seus repórteres.

Esse acontecimento memorável, com certeza estimulou neles um grande interesse sobre a área astronômica. E, com essa ideia que caiu do céu, o Sítio do Carroção, que até essa data oferecia apenas lazer, se reposicionou para oferecer inúmeros roteiros interativos, que hoje abrangem as mais diversas áreas do conhecimento humano. Assim, imersas em clima de aventura e descoberta, as crianças estarão prontas para assimilar informações e sedimentar conhecimentos que não serão apenas memorizados, mas que se tornarão simplesmente inesquecíveis.

Um pouco da trajetória do criador do Carroção

Os alunos e acampantes que passam alegremente por um senhor sorridente, de óculos e chapéu panamá, nem imaginam que ali está quem idealizou todo esse mundo de aventuras e conhecimentos: ele é o idealizador do Sítio do Carroção. Seu nome é Luís Gonzaga Rocha Leite. Esse espírito irrequieto e sempre curioso nasceu em 7 de outubro de 1944, em São Paulo e viveu a infância e a juventude rebelando-se contra a “escola entre quatro paredes”. Passou muitas férias escolares no sítio dos tios maternos, em Tatuí, onde aprendeu a gostar da natureza e a observar o mundo.

Sempre irreverente, ele conta que, uma vez, em Araraquara, foi reprovado em Matemática: a professora não admitia que ele faltasse tanto com o pretexto de ser presidente do diretório acadêmico. No outro ano, com a mudança de professor, entusiasmou-se com o teorema de Pitágoras. Não deu outra: criou um “Teorema sobre o octógono”. O professor, entusiasmado, ensinou por muitas décadas aquele teorema para as novas turmas. E ele tinha apenas 15 anos! Foi então que começou a ganhar prêmios de xilogravura: o pai, emocionado, não poderia saber que a matriz de seus trabalhos eram o fundo de gavetas de seu guarda-roupa! Para a namorada, construiu um violão, utilizando o salto de um sapato de mulher para ligar o braço ao bojo. Sua criatividade não parou aí: logo fundou a Pan Publicidade, no fundo do quintal. Era uma fábrica de flâmulas (pequenos triângulos de tecido impressos em silk, que serviam como convites e lembranças dos eventos mais importantes no mundo social dos jovens). Quando se casou, muito novo, iniciou sua carreira publicitária na Alcântara Machado (hoje Almap). Ali se iniciava uma história de grandes campanhas e premiações, como as da Rhodia (Prêmio Clio em New York), da Telesp, dos lançamentos da Chrysler no Brasil e do Unibanco. Foi ele quem criou a cadeira de Livre Expressão no IADÊ (Instituto de Artes e Decoração).

No final da década de 60, juntamente com Hans, Hélio Oiticica, Lígia Clark, Lígia Pape, Rubens Gerchman, Marcello Nitsche, Cláudio Tozzi, Antônio Dias, Maurício Nogueira Lima e outros, participou do movimento artístico Nova Objetividade e Tropicalismo. Nessa época, participou da IX Bienal com grandes nomes internacionais como Roy Lichtestein e Edward Hopper e recebeu o Prêmio Itamarati por um móbile gigantesco que decorou por muitos anos o Palácio da Alvorada. A partir de 1969 sua história se mistura à história do Sítio do Carroção. Já interessado em desenvolver jogos educativos, entre 1979 e 1986 criou diversos jogos de tabuleiro produzidos pela Abril Cultural.

Um avião que teve que fazer um pouso forçado

O Sítio do Carroção abre durante o ano todo para Day Use, normalmente 1 ou 2 vezes por mês em datas determinadas.
Quais são as próximas datas?
18 de agosto (sábado)
19 de agosto (domingo)
15 de setembro (sábado)
13 de outubro (sábado)
11 de novembro (domingo)

Qual a duração do Day Use?
A programação acontece das 9h às 17h, para você curtir o dia todo!

O Sítio do Carroção oferece alimentação?
Sim. E o melhor: já está incluída! Será servido almoço e coffee break, com bebidas não alcoólicas e sobremesas deliciosas.

Como chegar?
Estamos localizados em Tatuí-SP, na Rodovia SP-129 (Gladys Bernardes Minhoto), km 43. Para chegar, siga o mapa. Se preferir, busque por Sítio do Carroção no Google Maps ou Waze. Qualquer dúvida no caminho, ligue para nossa Central de atendimento (15) 3305-2000.

Valor por participante (com alimentação inclusa): 
R$ 349,00 (trezentos e quarenta e nove reais).
*Valor promocional R$ 299,00 (duzentos e noventa e nove reais). O pagamento pode ser feito através de cartão de crédito em até 6 vezes ou boleto bancário à vista (Opção disponível até três dias antes do Day Use).

Crianças até 2 anos não são pagantes / Crianças de 3 a 5 anos pagam 50%. É obrigatório enviar o documento que comprove o direito do benefício. O documento deverá ser enviado para reservas7@carrocao.com após a conclusão da compra. O Sítio do Carroção atende nas temporadas de férias crianças a partir de 5 anos. Para escolas a partir do 1º ano. Não atendem crianças de colo.

Não existem datas especificas para fazer Day Use promocional. Isso acontece uma ou duas vezes por ano.

Imaginar é interagir com o mundo interno e externo

A imaginação da criança e do adolescente é a ponte que liga o mundo interno e o externo. Contos de fada, lendas, mitos, aventuras, sempre povoaram o imaginário daqueles que, na idade adulta, mostraram-se mais criativos. Para quem participa de um roteiro pedagógico do Sítio do Carroção, há sempre o espaço da descoberta. Todos os roteiros suscitam sentimentos e pensamentos que, inevitavelmente, levam os alunos a produzir perguntas diante do inesperado e surpreendente. Esse caminho de motivação pode ser muito produtivo para os professores que, mais tarde, poderão desenvolver conceitos e conteúdo específicos em sala de aula.

Sítio do Carroção – Tatuí/SP
www.carrocao.com.br
Tel. : (15) 3305-2000

Categorias:
Família

Não é possível comentar.