Seis dicas para acertar na hora de escolher um espumante

29/10/2018
206
Views

Da Redação
Fotos: Cassius-Andre-Fanti

São rótulos de inúmeras nacionalidades, preços e variedades, mas é possível encontrar ótimos espumantes brasileiros com excelente custo e benefício – um para cada paladar.

Para tornar a escolha mais assertiva, nada melhor do que contar com dicas de quem entende do assunto. A sommelière gaúcha Deisi da Costa está no mundo dos vinhos desde 2013, quando saiu do Brasil em busca de mais conhecimento na Irlanda, Inglaterra e Nova Zelândia. Ela busca informação de diversos países para trazer à realidade brasileira, já que se assume fã dos produtos nacionais. Atualmente trabalha como sommelière na Adega Refinaria, loja localizada em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, cidade conhecida como Capital Brasileira do Vinho e principal destino enoturístico do país.

Conheça seis dicas infalíveis para acertar na escolha de espumante:

Garrafas na vertical não prejudicam a qualidade da bebida
Nas gôndolas de supermercados, os espumantes sempre estão posicionados na vertical – e é melhor assim, para que a rolha não fique molhada e úmida. Se isso acontecer, ela perde sua elasticidade e, quando abrirmos o espumante, vamos perceber isso nitidamente, porque ela estará murcha. Portanto, os consumidores podem comprar as bebidas na posição vertical sem medo. Quem for guardar a garrafa em casa pode mantê-la em pé, mas o melhor é não perder tempo para apreciar.

Escolha de acordo com seu paladar 
Quando se trata de escolher espumantes em supermercados, onde geralmente não há orientação de um profissional, o primeiro passo é procurar pelas variedades que mais agradam o seu paladar. Para quem gosta de vinho seco, a dica é procurar pelos termos Brut, Extra Brut e Nature. Já para os amantes de bebida doce, os espumantes indicados são Moscatel ou Demi-Sec.

Outro fato importante é: se você gosta de espumante leve e refrescante, tente achar no rótulo ou contra-rótulo o termo “Método Charmat”, que produz um vinho com características jovens e frescas. Já para os apreciadores de espumante estruturado e complexo, melhor escolher um rótulo que informe “Método Tradicional” ou “Champenoise” – com certeza uma bebida mais ‘cremosa’ e com complexidade maior, podendo trazer uma experiência mais intensa.

Na dúvida, prefira espumantes jovens
Verificar a safra do espumante é super importante. Para quem vai adquirir a bebida sozinho e quer garantir uma boa experiência, o ideal é não arriscar safras muito antigas, ou seja, sempre que possível, escolha o vinho mais novo (se for safrado, constará no rótulo). A menos que você vá a uma loja especializada e tenha atendimento orientado para tirar dúvidas e entender melhor o produto. “Na minha opinião, espumante é parecido com pão de queijo: talvez amanhã ainda esteja bom, pois tem estrutura, mas por que arriscar? Consuma o quanto antes ebrinde a vida”, brinca Deisi.

Produtos premiados passam confiança sim 
Os vinhos e espumantes brasileiros vêm ganhando importantes premiações internacionais a cada mês que passa. São diversos rótulos com destaques vindos de países como Argentina, Chile, Inglaterra, Espanha e França – berço do champanhe. Por isso, é interessante optar por produtos com várias medalhas, pois funcionam como um guia para o consumidor diante de tantos espumantes nas prateleiras. Não que os produtos sem medalhas não sejam bons, afinal pode ser uma decisão da vinícola não participar de concursos, mas esses selos certamente auxiliam o consumidor final em meio às gôndolas de grandes supermercados.

Sirva na medida certa
Uma dúvida bastante comum entre os consumidores é em relação ao volume de bebida que deve ser comprado para as festas de final de ano. Por isso, separamos um consumo médio em duas situações: apenas para o brinde e para beber durante todo o evento (entradas, refeição principal, brinde e sobremesas).

Se você deseja oferecer espumante aos convidados apenas para brindar o momento, é elegante servir cerca de 70 ml por pessoa (uma taça não completamente cheia). Isso resulta em uma garrafa a cada 10 pessoas, ou uma garrafa a cada 7 pessoas – caso os convidados sejam bons de taça. Mas se a ideia é organizar uma festa regada a espumante, calcule uma garrafa para cada duas pessoas.

Deguste na temperatura ideal
Servir o espumante na temperatura certa é um dos principais fatores para garantir que a degustação do produto seja perfeita – isso porque, se muito gelado, fechar demais os aromas e sabores, comprometendo a elegância da bebida. Nesse sentido, espumantes leves e jovens merecem ser gelados no refrigerador entre 2ºC e 3ºC, pois até chegar à taça a temperatura aumenta um pouco. Já os espumantes mais estruturados merecem uns graus a mais, justamente para mostrar sua estrutura mais complexa, então mantenha perto de 6ºC, refrigerado na geladeira. Na dúvida, sirva sempre gelado a 2ºC.

Categorias:
Gastronomia

Não é possível comentar.