Roberto Migotto assina Le Riad Bontempo na Casa Cor São Paulo 2018

14/06/2018
219
Views

Da Redação
Foto: Marco Antonio (CASACOR SP)

É quase uma miragem. É preciso respirar bem fundo antes de adentrar os domínios do espaço que Roberto Migotto, em parceria com Bontempo, criou para a 32º edição da CASACOR São Paulo. “A ideia era construir uma espécie de oásis em meio a agitação de uma megalópole ocidental, permeado por grandes referências da arquitetura marroquina, sempre ressaltando a qualidade e o desenho quase artesanal da Bontempo”, comenta o arquiteto, que já está na 21º participação na mostra.

Assim, o Le Riad Bontempo evoca as tradicionais construções do destino africano que inspirou clássicos do cinema como Casablanca e personalidades como Yves Saint Laurent, propondo um convívio integrado com a natureza e revendo os limites entre “dentro e fora”, em total sintonia com o tema “A Casa Viva” que a mostra adotou este ano e que acontece entre os dias22 de maio a 29 de julho no Jockey Club paulistano.

 

Na cozinha, os móveis sob medida seguem uma tonalidade clara, no padrão Legno Riscato Nórdico, ressaltando a textura e os veios da lâmina pré-composta de madeira, favorecendo a circulação da luz natural, que adentra o local por meio de grandes janelas de vidro e promove um contato próximo com os elementos vivos, como a oliveira centenária que serve de plano de fundo para a cadeira Adélia, criada pelo designer Bruno Faucz, para celebrar os 40 anos de história da Bontempo. Os toques de cor pontuam detalhes do mobiliário e da decoração, como o verde presente em pontos estratégicos, tais como os módulos laterais dos armários em lacca de alto brilho, além da grande mesa de jantar em mármore Verde Alpi da Sólida Mármores, que se integra à ilha de preparo das refeições.

Cosmopolita, avant-garde e original, Migotto é reconhecido por desenvolver ambientes atemporais e humanizados, plasmando diferentes estilos e épocas, com drops autorais. A assinatura característica do arquiteto se faz presente também na marcenaria do projeto, desenvolvida pela Bontempo – expert em mobiliário sob medida de alto padrão, que traz em seu cerne a precisão elegantemente trabalhada da marcenaria italiana. Com história ímpar na movelaria nacional, a empresa traduz nos móveis exclusivos o toque único de Migotto com perfeição, culminando em soluções totalmente personalizados para o Le Riad e suas infinitas possibilidades.

Além do traço preciso do profissional, que transpassa por cada detalhe do ambiente, o projeto faz referências às suas andanças pelo mundo e das impressões que traz na bagagem. “Estive no Marrocos em 2017 e me encantei pela arquitetura típica das casas marroquinas, com muros gigantes do lado de fora e toda a área da casa voltada para um grande pátio interno. Quis trazer essa inspiração para criar um projeto que promova o convívio”, diz.

Esse perfume abarca desde a paleta de cores, composta por tons desérticos como os amarelos queimados, crús, pretos e toques de verde folha nos itens de decoração, até os matizes de tijolos claros. Com direito a um teto de recortes geométricos executado com maestria pela Bontempo, em uma verdadeira obra de arte, onde a madeira, que também segue um pantone mais suave, é um elemento comum entre todos os ambientes, brotando desde o piso das áreas secas, até a marcenaria e o mobiliário feito sob medida, que aparece com destaque nas áreas do closet, biblioteca e cozinha.

A beleza mora nos detalhes!

Responsável por dar as boas-vindas ao Riad, o Hall de entrada exibe um instigante grafismo criado pela Granitorre no piso em granilite. A padronagem se repete em suas variadas formas pelo projeto, como nas portas de correr personalizadas da Bontempo que cercam o living, separando-o da entrada e da biblioteca, além do desenho do painel de madeira que percorre todo o estar, em uma solução desenvolvida exclusivamente pela empresa para o projeto, com acabamento em lacca fosca no novo tom de Areia.

Estes padrões remetem aos tradicionais muxarabis e surgem de forma ousada na imponente marcenaria executada pela Bontempo no forro do teto da cozinha, que cria um incrível efeito estético e propõe uma iluminação diferenciada e acolhedora. “A Bontempo é conhecida pela excelência de seus móveis feitos sob medida, mas sua expertise, também em soluções de marcenaria, surpreende pela execução e acabamentos impecáveis. Conseguimos traduzir esta atmosfera de forma inusitada e não literal”, comenta o arquiteto.

Compondo uma proposta contemporânea no mobiliário, o Living mescla diferentes estampas e texturas, a começar pelo delicado painel personalizado pela Bontempo na parede oposta ao pátio, que sustenta uma escultura, do artista plástico Angelo Venosa. No centro, o sofá em veludo verde, contrasta com o mobiliário em tons pastel, repleto de padrões geométricos, que vão das estruturas aos estofados e está presente também na frente do aparador Argan da nova coleção da Érea.

A partir do Living se tem acesso ao espelho d´água no pátio do Riad, que é emoldurado pelo ladrilho hidráulico desenvolvido pelo arquiteto para a Dalle Piagge e traz a exuberância da oliveira, mesclada a palmeiras de diversas alturas, no projeto de paisagismo assinado por Luis Carlos Orsini, responsável entre outros feitos, por fazer brotar os jardins do Instituto Inhotim (maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo). Neste ambiente, as tramas do mobiliário de área externa da Tidelli são responsáveis por criar um local perfeito para celebrações e contemplação do oásis.

O projeto conta ainda com uma biblioteca, onde Migotto mais uma vez demonstra seu talento excepcional em mixar estilos de forma coerente e elegante. O espaço apresenta uma estante materializada pela Bontempo, com prateleiras iluminadas e acabamento em lâmina pré-composta Legno Riscato Miele, que reproduz a naturalidade da madeira e traz detalhes em metal nas bordas, além de uma obra do fotógrafo Isacc Julien. O sofá curvo da Monsieur, remete a um estilo Art Déco, com estampa em animal print e harmoniza com o lustre desenhado exclusivamente pelo profissional e executado pela Scatto.

O Closet traz toda suntuosidade dos móveis da Bontempo, apresentando o lançamento da linha Dintorni com painéis laterais, teto e costas do armário revestidos pelo acabamento Velluto Visone Liscio, além de portas compostas por vidro refletente bronze na parte superior e a parte inferior revestida pelo padrão Pelle Visone Liscio. As prateleiras da linha Iluminata, além da funcionalidade da luz no closet, receberam acabamento desenvolvido especificamente para o projeto. A bancada da pia em Travertino Silver, recebe duas cubas, também em tonalidade exclusiva, ideais para um casal.

No quarto da suíte, uma cama com dossel – lançamento da Érea-, se apresenta como coração do ambiente, que aliada aos outros elementos como o papel de parede com grafismos da Celina Dias, ajudam a compor a atmosfera inspirada no Marrocos.

 

 

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.