Relações afetivas e os comportamentos

19/06/2018
208
Views

Por Luciane Cadan

Bem sabemos que cada relacionamento tem suas particularidades, qualidades e defeitos, alegrias e tristezas e, muitas vezes, só conhecidos pelos indivíduos que o compõe. Para todas as ações existem reações, não somente momentâneas, mas que a longo prazo podem provocar mudanças nos comportamentos de ambas as partes.

Relações maduras e harmoniosas tendem a oferecer mais estabilidade e crescimento, tanto para o relacionamento como um todo, quanto para cada uma das partes, individualmente. Todo o apoio, confiança, segurança e respeito que são oferecidos pelos parceiros fazem com que a pessoa queira ser melhor para si mesma.  Desta maneira, ambos são impulsionadas positivamente e isso pode ajudar em seu desempenho profissional, pessoal, familiar e em meio a sociedade, tornando-o um ser humano mais produtivo, satisfeito e feliz.

No entanto, existem relacionamentos que, infelizmente, são opostos a isso. Problemas, cobranças e falhas são sempre postos em primeiro plano, fazendo com que a relação seja repleta de desconfortos e descontentamentos. A longo prazo, decepções adquiridas em uma relação fraca e e muitas vezes imatura, podem afetar não somente o casal, mas pessoas ao redor e toda sua vida fora do relacionamento também. Muitas pessoas perdem a confiança em si mesmas, deixam de acreditar que são capazes de ter boas realizações e tem sua vida transformada de uma forma negativa, pois deposita toda a sua felicidade no outro. Por exemplo: Serei feliz quando você mudar, ou serei feliz quando você me der isso ou fazer aquilo.

Um relacionamento saudável exige que tenhamos o bom senso de abdicar algumas coisas para o bem comum, casais devem procurar impulsionar o melhor de seu parceiro e não somente impor  suas vontades e verdades absolutas. O amor pelo outro é construção. Uma construção diária que exige dedicação, paciência e compreensão. Mas não podemos esquecer que, acima de tudo o que deve prevalecer é o amor próprio, já que sem ele, não podemos oferecer nosso melhor a ninguém.

Fotos: Reprodução Internet

Luciane Cadan Peretti é master coach especialista em Psicologia Positiva, Coaching e Qualidade de Vida no Trabalho. Aos 41 anos, sente-se muito feliz na família e na escolha profissional. Ela é casada com o Reinaldo, com quem tem dois filhos:  Miguel,  10 anos e Heitor, 6 anos. Atuou como funcionária pública pelo Estado de SP por algum tempo, com uma rotina de inúmeras viagens e expedientes mais longos. Foram muitas viagens e muitos dias sem família. Porém, ao ver seu papel como mãe cada vez mais distante e diante da gravidade do diabetes, que enfrenta desde a infância, ela adoeceu. Depois de um período de reflexões, quando parou para estudar e encontrar um novo caminho profissional, ela escolheu ser Coach. Por formação, Luciane é educadora física, um dos fatos cruciais para a sua tomada de decisão. Hoje, ela atua com atendimentos presenciais e online de coaching, com clientes em todo o Brasil e no Japão, EUA e Portugal. Além de ter se encontrado na nova profissão, ela tem mais tempo para a família, mais qualidade de vida e muito mais tempo para fazer as suas próprias escolhas.

Luciane Cadan Peretti
Master Coach Pós Graduada em Psicologia Positiva, Coaching e  Qualidade de Vida no Trabalho
www.motivacaocoaching.com.br
Rua Cardoso de Almeida, 788 Cj 52 – Perdizes – São Paulo – SP
11 98408 0144 – 11 95038 4375

Categorias:
Mesa Posta

Não é possível comentar.