Relação familiar na era dos Smartphones

19/05/2018
177
Views

Por Ellen Senra

Estou aqui de volta em nossa coluna para batermos um papo saudável sobre como conduzir nossa relação com os membros de nossa família nessa era tecnológica em que tudo o que desejamos parece estar ao alcance de um clique em uma tela.

Até o momento já se sabe que a tecnologia contribuiu ativamente para o crescente número de indivíduos ansiosos no mundo, mas quando digo ansiosos não me refiro a ansiedade natural no sistema cognitivo do ser humano, mas sim aos transtornos de ansiedade e casos que necessitam de tratamento. Acontece que o imediatismo gratuito nos leva a entender que tudo que queremos é pra ontem, não sabemos mais lidar com a espera, pois se duas setas ficam azuis significa que você leu o que escrevi e se você leu precisa responder de imediato, afinal, não existe nada no seu cotidiano que possa ser visto como mais importante do que a resposta que precisa me dar, certo?

ERRADO!

Ainda nos dias de hoje, as pessoas comem, dormem, tomam banho, trabalham e, ainda que consigam dar uma espiadinha no celular, isso não significa que estejam com tempo disponível para elaborar uma resposta. Sendo assim, deixo aqui algumas dicas super úteis para que você não fique pra trás no que diz respeito ao acesso às informações pertinentes, sejam de cunho fútil ou a nível de trabalho ou estudo, mas que possa também manter relações saudáveis, pois acredite, tudo tem um meio termo!!!

Vamos às dicas:

  1. Se você usa o celular para trabalhar, eleja uma ordem de prioridade dos assuntos e das pessoas com quem fala. Dessa forma você já sabe pela notificação quem precisa de retorno imediato e quem pode esperar até que você esteja totalmente livre para ter uma resposta.
  2. Decida os momentos em que o celular só pode ser utilizado em caráter de urgência. Exemplos: Hora do café da manhã, almoço, jantar, momento em que estão no cinema ou fazendo qualquer programa familiar.
  3. Desative notificações de aplicativos de rede social, geralmente os contatos importantes são feitos por ligação telefônica (isso ainda existe????) ou pelos aplicativos de mensagens de texto ou áudio.
  4. Quando estiver desempenhando atividades importantes, desligue o celular ou o coloco no modo “sleep” dessa forma você evita que o aparelho se acenda ou vibre constantemente chamando a sua atenção.
  5. Defina as prioridades familiares e extermine a presença do aparelho celular nas atividades que exigem atenção.

Lembrem-se, a dica de ouro é esteja onde estiver, ESTEJA PLENAMENTE!

Grande beijo e até o próximo texto…

Categorias:
Família

Não é possível comentar.