Reforma inteligente e projeto de interiores com muito estilo

28/09/2017
229
Views

Por Maria Cláudia Aravecchia Klein
Fotos: J. Vilhora

Uma jornalista, um advogado e o único filho são os moradores dessa casa, localizada no alto de Pinheiros, em São Paulo, recém-reformada pela arquiteta Melissa Ferraz e pela designer de interiores Lizandra Maluf do escritório Maluf & Ferraz Arquitetura e Interiores. 

“Sem personalidade”. Foi dessa forma que o casal descreveu a casa em que moravam para Melissa e Lizandra. Elas verificaram também que a decoração não privilegiava os espaços e os móveis eram muito compactos para os amplos ambientes do sobrado. “Como eles moravam em um apartamento, acabaram aproveitando o mesmo mobiliário. Em virtude disso, sentimos falta de um projeto e soluções customizadas, com peças proporcionais ao tamanho da casa. Além disso, como eles valorizam tudo o que é ligado à Cultura e adoram receber os amigos, afinal, o proprietário participa de clubes de apreciadores de chope, cerveja e churrasco, priorizamos as áreas sociais e o espaço gourmet. Eles queriam que a casa ficasse aconchegante para receber os convidados”, conta Melissa.

Na área social, as especialistas optaram por usar uma técnica que renova os ambientes sem perder o estilo, chamada de Retrofit. “O térreo, que é composto pelo home theater, sala de jantar, living e área da churrasqueira, foi totalmente renovado na estética e na personalidade. Com apenas algumas mudanças foi possível renovar o projeto. No piso superior, a intervenção ficou apenas no quarto do casal e no escritório”, explica.

Como os moradores tiveram algumas experiências frustantes, anteriormente, com reformas, Melissa e Lizandra optaram por algumas soluções com gesso, como no living com o cortineiro. “Procuramos privilegiar a iluminação natural e o pé direito alto, com iluminação embutida. Para dar vida ao novo espaço gourmet, foi retirado o antigo forno à lenha e o fogão. A churrasqueira ganhou uma pintura caiada, feita com cal, excelente para dar um efeito rústico. Foi instalado um cooktop e um novo balcão. Para alcançar um resultado mais moderno, todos os ambientes ganharam um projeto novo de marcenaria, que privilegiou as linhas retas e acabamentos em tons pastéis”, fala Melissa.

O diferencial no projeto de interiores e que foi o grande desafio foi aproveitar as peças que eles já tinham em todos os ambientes. “Alguns móveis foram restaurados, ganharam novos tecidos e acabamentos como laca, e foram destinados para ambientes diferentes dos quais estavam anteriormente. Todos os espaços tornaram-se funcionais e integrados”, conta a arquiteta.

 

Projeto: Escritório Maluf & Ferraz
http://www.malufeferraz.com.br
Tel.: (11) 4231-2970 e (11) 99166-0321
@malufeferrazinteriores
facebook/malufeferraz

Categorias:
Guia de Lojas

Não é possível comentar.