7 receitas praticas e saudáveis para você fazer na Airfryer

Da Redação

Tomou coragem e comprou a fritadeira elétrica tão desejada? Pois bem, para não cair na tentação dos alimentos industrializados e nada saudáveis, garimpamos algumas receitas para você aproveitar a praticidade desse eletroportátil e fazer uma alimentação saudável. Pesquisamos em vários blogues de receitas e selecionamos algumas testadas por Eline Prando, do Mel & Pimenta. Vale a pena você colocar esse site na sua lista! Muito bem feito e rico em informações práticas.

Dadinhos de Tapioca (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando

Ingredientes:
250 g de queijo coalho
250 g de tapioca granulada
1/2 litro de leite fervente
Sal e pimenta
Orégano (ou incremente com o tempero de sua preferência)

Modo de fazer:
Prepare uma forma de 20×25 cm forrada com filme plástico. Rale o queijo no ralo grosso, coloque em um recipiente, adicione a tapioca, coloque uma pitada de sal e um pouquinho de pimenta, o orégano e misture. Adicione o leite fervente e vá mexendo até incorporar o leite e a massa ficar homogênea. Espalhe a mistura na forma preparada, alise para ficar retinha e leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Corte em quadradinhos, acomode os cubinhos na air fryer, dá super certo, em minutos eles ficam douradinhos e deliciosos. Sirva com um bom  molho de pimenta.

Bolinho de batata-doce e frango – Fácil e saudável (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando

Ingredientes:
700 g de batata-doce
700 g de frango cozido (desfiado ou processado)
½ cebola grande finamente picada
1 ou 2 claras de ovo (depende da umidade dos ingredientes)
Salsinha picada
Sal e pimenta
Para empanar:
1 ovo
Um pouco de leite
Aveia em flocos ou farinha de rosca ou farinha de linhaça…

Modo de fazer:
Lave e descasque as batatas, corte em pedaços e leve para cozinhar, eu optei por fazer o cozimento no vapor, mas se preferir você prepará-las na água ou no forno cobertas por papel alumínio. Assim que as batatas estiverem bem macias amasse bem até obter um purê. Prepare o frango que já deve ter sido cozido, você pode desfiar muito bem ou usar o processador. Misture o frango com a batata, adicione a cebola, a salsinha, um pouco de sal e pimenta moída na hora. Na palma da mão tente moldar o bolinho, caso ele fique esfarelando comece a adicionar clara de ovo aos poucos, misturando bem e tente novamente. O bolinho deve ficar liso e sem rachaduras. Bata ligeiramente o ovo, adicione uma pitada de sal e leite para que a mistura não fique tão espessa. Passe os bolinhos no ovo e em seguida na farinha escolhida para empanar. A receita rende aproximadamente 50 bolinhos, você pode assar no forno ou preparar na air fryer e se preferir pode fritar, mas não aconselho. Preparei os meus na fritadeira sem óleo e ficaram perfeitos. Eles podem ficar congelados por até três meses.

Batata Rústica:  (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando
 
Ingredientes:
5 batatas grandes
3 ou 4 ramos de alecrim
5 dentes de alho
3 colheres de sopa de sal grosso

 
Modo de fazer:
Lave muito bem as batatas retirando todas as sujeiras da casca. Cozinhe as batatas com bastante água, sal e os ramos de alecrim com as folhas soltas, até que fiquem bem cozidas, mas ainda firmes. Deixe as batatas em um escorredor até esfriarem e leve à geladeira por uma noite. Depois desse tempo, corte as batatas em rodelas de 0,5 cm de espessura, mantendo a casca. Reserve na geladeira até a hora de fritar.
As opções sem fritura são: assar no forno a 200 C por 40 minutos ou fritar na fritadeira sem óleo (Air Fryer), nesse caso, aqueça a fritadeira a 200 C por 5 minutos, coloque uma colher de azeite em um recipiente, adicione as batatas e besunte-as ligeiramente. Acomode as batatas na gaveta da air fryer e deixe até ficarem douradas, mexendo de vez em quando. Na metade do preparo coloque os dentes de alho, assim eles não ficarão queimados. Decore com alecrim, polvilhe sal e sirva.
 
 

Almôndegas de carne moída e pinhão  (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando

Ingredientes:

500 g carne moída
250g de pinhão sem casca – 2 xícaras
1 cebola grande
1 punhado generoso de salsinha
2 fatias de miolo de pão
Cominho em pó
Pimenta preta
Sal
Farinha de rosca para finalizar

Modo de fazer:

No processador coloque o pinhão, a cebola, a salsa, o ovo e o miolo do pão. Bata até obter uma mistura pastosa, sequinha e homogênea. Escolha uma tigela de tamanho médio, coloque a carne, adicione a pasta de pinhão, coloque cominho, pimenta preta e sal. Usando as mãos, comece a misturar os ingredientes, para que eles fiquem perfeitamente misturados. Se necessário, coloque algumas colheres de farinha de rosca para secar um pouco mais a massa e para poder moldar as almôndegas. Em seguida, comece a modelar as almôndegas com a mão. Faça do tamanho que você preferir, eu fiz 35 unidades de 35g cada. Para o preparo das almôndegas você pode escolher o seu jeito preferido. Elas podem ser assadas, fritas, feitas na fritadeira sem óleo. Depois disso, você pode servir com mostarda para petiscar, como acompanhamento e também da forma clássica, mergulhadas em um bom molho de tomate. Inspire-se! Coloque as almôndegas na AirFryer sem nada de óleo e deixei em potência média por aproximadamente 25 minutos. Depois sirva como acompanhamento. Você pode fazer um  molho misturando coalhada e mostarda em pó.

Batata recheada com alho assado e iogurte  (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando

Ingredientes:

3 batatas grandes com casca
1 cabeça de alho grande
3 colheres (sopa) de água
1 pote de iogurte natural
½ xícara de queijo parmesão ralado
Queijo parmesão para finalizar
Tomilho fresco
Azeite
Pimenta
Sal
 
Modo de fazer:

Higienize as batatas e esfregue com uma escovinha. Leve ao fogo uma panela com água e com as batatas e cozinhe até que elas fiquem macias mas ainda firmes. Não cozinhe demais pois elas precisam manter a estrutura. Enquanto as batatas cozinham prepare o alho. Pegue a cabeça de alho e com uma faca grande corte o topo dela. Pegue uma tigelinha pequena, coloque a água, acomode o alho dentro da tigela e regue com um fio de azeite e sal. Cubra a tigela com filme plástico e faça um pequeno furo. Leve a tigela ao microondas em potência média por 3 minutos, abra, verifique como está o cozimento e repita a operação até que esteja macio. Deixe o alho esfriar um pouco, retire o filme. Pressionando a partir da base da cabeça expulse o conteúdo do alho (por isso que retiramos o topo). Coloque o alho sobre uma tábua. Caso o seu alho tenha brotos como o meu, retire-os e pique a pasta de alho. Escorra as batatas e deixe amornar ou esfriar. Corte cada batata ao meio, usando uma colher retire o miolo dos batatas e coloque em uma tigela. Reserve as metades. Amasse o miolo das batatas, adicione o alho, o queijo ralado, o iogurte, o tomilho, o sal e a pimenta. Polvilhe um pouco de sal sobre as batatas cortadas, com uma colher acomode o recheio e finalize com um pouco de queijo parmesão ralado. Coloque as batatas em uma travessa e leve para assar o tempo suficiente para gratinar. Na airfryer, elas ficaram douradas e deliciosas. Elas ficam prontas em 20 minutos (aproximadamente).

Bolinho de chuva com banana  (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando


Ingredientes:

1½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
¾ xícara de leite
1 banana pequena
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Raspas de laranja
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar
 
Modo de fazer:
Em uma tigela coloque a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas e misture. Em seguida adicione a banana, o ovo, o leite, a manteiga derretida, a baunilha e misture com um batedor de arame. Dependendo do tamanho do ovo e da banana, pode haver necessidade de colocar um pouco mais de farinha, faça o ajuste necessário para que a massa fique pastosa para formar os bolinhos. Leve ao fogo uma frigideira com o óleo e assim que estiver completamente quente, coloque colheradas de massa. Frite em fogo baixo, assim que um lado estiver dourado, vire para que fiquem iguais e redondinhos. Retire os bolinhos com uma escumadeira, coloque sobre papel toalha. Polvilhe com açúcar e canela e sirva.
 

Bolinho de grão-de-bico e ricota  – Saudável e saboroso  (Originalmente publicado no www.melepimenta.com)
Autor: Eline Prando

Ingredientes:

2 xícaras de grão–de-bico cozido
150g de ricota
1 cebola média picada
Salsinha picada
1 colher (chá) de páprica
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Farinha de rosca
Sal

 
Modo de fazer: 
Escorra muito bem o grão-de-bico, ele deve ficar o mais seco possível. Pique finamente a cebola e a salsinha e reserve. Coloque no processador o grão-de-bico e a ricota e bata até obter uma pasta bem homogênea e o mais lisa possível. Adicione os ovos, a páprica e um pouco de sal. Bata para integrar os ingredientes. Coloque a pasta em uma tigela grande, misture a cebola e a salsinha. Adicione a farinha de trigo e misture bem. Comece a colocar aos poucos a farinha de rosca, eu usei aproximadamente três colheres, mas isso pode variar de acordo com a umidade dos ingredientes e tamanho dos ovos. A ideia é obter uma massa que não grude muito nas mãos e que seja modelável. Experimente e ajuste o sal. Modele os seus bolinhos no formato que preferir. Eles podem ser fritos ou feitos na airfryer, fritadeira sem óleo.

Fonte e Fotos da autora Eline Prando: http://melepimenta.com 

 

%d blogueiros gostam disto: